Comunicado da Frente Anti-Racista



Depois de ouvirem esta reportagem e as declarações do "nosso" Bastonário da Ordem dos Advogados, partilho convosco o comunicado hoje emitido pela Frente Anti-Racista acerca deste assunto.

Comunicado da Frente Anti-Racista

Sobre as declarações de Marinho Pinto –

Bastonário da Ordem dos Advogados

A Frente Anti-Racista (FAR) tem dificuldade em acreditar que o Bastonário de uma Ordem que representa um grupo profissional tão respeitado como os advogados venha a público, num noticiário da SIC, proferir um discurso que, no nosso entendimento, vem contribuir para acentuar e incentivar os comportamentos de índole racista.

Para além do conteúdo claramente transgressor da Ordem Constitucional portuguesa, e das atitudes racistas e xenófobas, que ofendem os sentimentos e as convicções do povo português, que estas declarações assumem, só as podemos entender como uma graça de muito mau gosto, a coberto do dia 1 de Abril, dia das mentiras.

Esperamos sinceramente que a Ordem e os profissionais dignos que integram a advocacia venham repudiar, rapidamente, estas inacreditáveis afirmações, que sejam apuradas responsabilidades e que esta não se constitua, por caminhos ínvios, uma forma de comemorar e fazer data do assassínio de Alcino Monteiro.

A FAR reserva-se o direito, após melhor e mais completo apuramento dos factos, de tomar as atitudes que lhe parecerem adequadas a um incidente desta gravidade.

Lisboa, 1 de Abril de 2008

A Direcção

4 comentários:

GR disse...

Gostaria de oferecer ao Bastonário uma Constituição da República Portuguesa ou então, já que o dito não perde muito tempo com Democracia, uma folha do,

«Artº 46º (Liberdade de associação)
4. Não são consentidas associações armadas nem de tipo militar, militarizadas ou paramilitares, nem organizações racistas ou que perfilhem a ideologia fascista.»

Nem deixou aquecer a cadeira para se mostrar! Uma vergonha, uma afronta! Com este tipo de conversa, Stª Comba, começará a esfregar as mãos de contente!

GR

Fernando Samuel disse...

Aí está o bastonário a mostrar o que realmente é. E a confirmar o verdadeiro significado - demagogo, populista e reaccionário - das «sensacionais declarações» que fez há tempos e que tão apreciadas foram por tanta gente boa.

Anónimo disse...

O senhor bastonário desconhece a constituição, matriz de todas as leis, decretos-leis, regulamentos, despachos?
E essa daquele energumeno estar preso por ideias quando, por essas "ideias", assassinou e mandou assassinar, não deveria levar à cassação do direito de advogar, quanto mais de ser bastonário?

Anónimo disse...

o homenzinho conhece a Constituição. Ele defende é que o Direito é para defender os criminosos.