UM PÉ LÁ, OUTRO CÁ...

Como a realidade exuberantemente nos mostra, Manuel Alegre é um exímio praticante da arte conhecida por «um pé lá, outro cá» - sendo que o «pé cá» é em jeito de faz-de-conta, enquanto que o «pé lá» é pé-da-casa, pé instalado.

O DN , na sua primeira página de hoje, incita-nos à leitura de um artigo de Alegre, intitulado «Viva a Irlanda! Não há Europa contra os cidadãos».
Confesso a minha estupefacção ao ler tal coisa!
Pensei para mim: será que a actual onda de esquerda de Alegre o levou a deixar de ser entusiástico apoiante do Tratado de Lisboa e a instalar definitivamente os dois pés cá? Será que ele passou a ver no referido Tratado aquilo que é, ou seja: um gigantesco passo em frente na construção da União Europeia do Grande Capital (UE do GC) e na perda de soberania de Portugal?
Se assim é, continuei a pensar, tenho que dar a mão à palmatória e reconhecer o erro da minha tese de «um pé lá, outro cá» - e saudar o ingresso de Alegre nas fileiras dos que lutam contra o Tratado Porreiro, pá, a política de direita, etc, etc.
E apressei-me a ler o artigo.

Bom: li, li, li... e a verdade é que, no longo texto, não encontrei fosse o que fosse - uma ideia, uma frase, um parágrafo, uma palavra, uma vírgula... - diferente do que Alegre, por hábito e vocação, diz nestas ocasiões: o habitual blá-blá-blá democratóide usado como música de fundo para melhor instalar o «pé lá».
Isto é: Alegre continua a pensar o que sempre pensou sobre o Tratado e o referendo; continua a apoiar a UE do GC; continua a achar bem a venda ao desbarato da soberania e da independência nacional - o que indicia a continuação do apoio, de facto, à política de direita.

Perguntar-se-á: então porquê esta espampanância de artigo?, porquê o tonitroante brado de «Viva a Irlanda»?, porquê esta declamação a fingir que «não»?
E a resposta é: este tempo de vitória histórica do «não» na Irlanda; este tempo de alegria justificadíssima da Esquerda; este tempo de recarregar de baterias entre a malta para a luta contra o Tratado, e contra a política de direita - é, naturalmente, tempo de Alegre estar com um «pé cá»: junto aos que comemoram a vitória do «não».
Mas que o «pé lá» continua instalado, não há dúvida. Como pode depreender-se lendo o penúltimo parágrafo do artigo, o qual, nas suas 33 breves palavras, diz TUDO.
Leiam, por favor:
«É preciso respeitar a vontade popular, gritava-se em 1975 nas ruas de Portugal. Pois é. E é por isso que, ainda que sendo a favor do "sim", hoje me apetece dizer: Viva a Irlanda».


Pois é: Alegre o diz: gritar, hoje, «Viva a Irlanda», tem o mesmo significado que tinha, em 1975, intervir activamente na organização da contra-revolução.

Chega para lá o pé, pá.

10 comentários:

samuel disse...

A táctica do Alegre é extremamente perigosa!
Esta postura de "pé lá e cá" também o povo chama "estar em cima do muro". Quando calha de se cair do muro exactamente quando se estava com um pé lá e outro cá, a coisa tem resultados catrastóficos para os "tin-tins".

Abraço

Rui Caetano disse...

Admiro a postura de Alegre, no entanto, quando cai em exagero perde a razão toda e perde no descrédito.

Anónimo disse...

o pateta Alegre é perigoso, contudo, as pessoas começam a deixar-se enganar muito menos por estes vendedores de banha de cobra.

Anónimo disse...

V�ja-se que a grande preocupa�o, destes (socialistas)que governam � direita do PSD, � a de que a esquerda possa subir na vota�o!
Eles T�m todo o direito de serem de direita, mas n�o enganem o povo dizendo-se socialistas, para eles a vida nunca esteve t�o boa.
Como � que ainda existem pessoas que ainda d�o o benef�cio da d�vida a estes politiqueiros!

Maria disse...

É gente como esta que é extremamente perigosa para os mais desatentos ou para os (ainda) crédulos "de que é possível".
Há gente honesta(?) que se agarra desesperadamente a MA porque acham que ele pode ser a saída.
Só que estas atitudes são altamente preconceituosas, porque no fim, no fim, esta gente (honesta e de esquerda???) é profundamente anti-comunista...

Ai, o que temos ainda que lutar para acabar com este preconceito...

Um beijo, Fernando Samuel

Maria disse...

Que bela gargalhada dei com o comentário do Samuel......

GR disse...

Este homem não passa de um ridículo presunçoso é, uma fraude.
Ao que o dinheiro leva...na minha terrinha, gente assim, tem um nome muito feio.
Já não engana ninguém, só os frangos de aviário, porque estes, tentam enganar também muita gente.

GR

um anarco-ciclista disse...

Lénine costumava designar os elementos reformistas como "agentes da burguesia no seio do proletariado".

Até parece que estava a pensar no Alegre, não é?

Mas eu não subestimava o dançarino... Os activistas por vezes tendem a esquecer que o nível de consciência das massas não é o mesmo que o seu...

Se o estrategema não colhesse frutos, não se dava o Alegre ao trabalho de tanta pirueta!!!

Anónimo disse...

Caro Camarada,

Mais um bom post.

É necessário desmascarar sempre os falsos defensores dos trabalhadores e dos povos, que tem o papel de confundir.

Força.

Mário Figueiredo

Fernando Samuel disse...

samuel: chiiiiiiiiiiiçaaaaaa...

rui caetano: eu não admiro. Opiniões, não é?

antuã: deus te ouça, camarada...

josé manangão: infelizmente existem, e muito mais do que seria de desejar.

maria: temos muito que lutar, temos... (também me fartei de rir com o comentário do samuel...)

gr: é uma fraude e, porque o é, engana muita gente...

fausto: totalmente de acordo!

mario figueiredo: obrigado pela visita, camarada. Abraço grande.