UMA BOA NOTÍCIA

O prometido é devido: volto ao caso do jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi - o que atirou os sapatos ao focinho do «cão» Bush e de quem, depois, disseram os jornais que tinha escrito uma carta a pedir desculpa do que fez.
E volto com uma boa notícia: o irmão de al-Zaidi - que o visitou na prisão - desmentiu veementemente a notícia sobre o pedido de desculpa. Disse ele que o irmão «nunca pediria desculpa a Bush, nem que fosse cortado em pedaços».

É uma boa notícia, esta - porque é sempre uma boa notícia sabermos que, seja onde for e em que circunstâncias for, há sempre alguém que enfrenta com dignidade os todo-poderosos donos do mundo e os seus lacaios.
Ao mesmo tempo, vemos confirmada uma vez mais a falta de escrúpulos, o vale-tudo a que esta cambada recorre, neste caso inventando um pedido de desculpa que não existiu e, assim, procurando denegrir a imagem e o acto corajoso de MUNTAZER AL-ZAIDI.

Al-Zaidi, foi visitado pelo irmão no domingo passado. Essa foi a única visita que até agora lhe foi permitida. O jornalista vai processar as autoridades iraquianas por maus tratos - queimaduras nas orelhas, um dente partido - que lhe infligiram no decorrer dos interrogatórios.

Por outro lado, o julgamento de Muntazer al-Zaidi começará no próximo dia 31 de Dezembro e, de acordo com as leis iraquianas, arrisca-se a uma pena que pode ir de 5 a 15 anos de prisão.
E o juíz que o vai julgar já «concluiu» que al-Zaidi não foi torturado...
É necessário, portanto, que o movimento mundial de solidariedade com o jovem jornalista faça chegar a sua voz junto das autoridades iraquianas e as obrigue a recuar nos seus intentos condenatórios.

2 comentários:

Maria disse...

Gosto destas convicções fortes, assim...
É "interessante" ver que a justiça iraquiana já considerou que al-Zaidi não foi torturado... é uma "espécie de parecido" com esta nossa justiça...

A nossa solidariedade é, sem dúvida, necessária.

Um beijo grande

Fernando Samuel disse...

Maria: quando as classes dominantes são as mesmas a justiça é só uma...

Um beijo grande.