«OS VOOS DA VERGONHA»

«Voos "Secretos" CIA - Nos Bastidores da Vergonha» é o título de um livro a que o DN de hoje faz referência.
Na obra, o autor - o jornalista Rui Costa Pinto - para além de contar «a história e os bastidores judiciais, políticos e jornalísticos da investigação» dos voos - revela que «a CIA treinou "operacionais" dos serviços de informações portugueses em acções, em 2003».
Na opinião de Rui Costa Pinto, o esclarecimento destes treinos é «mais um elemento essencial para conhecer a verdade» sobre os voos da CIA - tanto mais que, diz, esses treinos ocorreram num período em que «os registos apontam para a intensificação dos "Voos da Vergonha"».

Provavelmente, um dia destes temos aí o ministro Amado a dizer que... tais voos, tais treinos: ele não tem conhecimento de nada disso - mas vai mandar fazer um, ou dois, ou três inquéritos - tantos quantos forem necessários para retardar (ou ocultar) a verdade.

Quanto aos «Voos (muito apropriadamente denominados) da Vergonha», ao que parece, à excepção da Procuradoria Geral da República - que sobre a matéria tem um inquérito em curso - toda a gente já sabe, de certeza certa, que aviões da CIA, com ou sem autorização e conhecimento dos vários governos portugueses, fizeram escala em aeroportos portugueses, transportando presos de e para o campo de concentração de Guantánamo...

8 comentários:

samuel disse...

Enredaram-se na mentira... e entretanto passou o tempo em que podiam ter admitido a verdade, ainda com muita gente do seu lado. Agora, todos debandaram... qualquer dia ninguém, em país nenhum, conheceu Bush. Os que se lembrarem, vagamente, será para dizer que sempre foram contra "essa coisa dos voos"...
O ministro Amado e os seus antecessores e chefes, ainda acabarão por ser os "únicos" que colaboraram com a CIA e as torturas de prisioneiros.
Estão em pânico.

Chalana disse...

Toni:

Ontem, depois duma noitada de copos fui assaltado. É triste, mas é verdade!

Manda-me o teu nº de telemóvel pro meu endereço electrónico:

renas1921@gmail.com

Anónimo disse...

"Eu", sei que a solução é o "nós". Isto já não vai lá com falinhas mansas, nunca foi. O imperialismo não nos deixa outra opção!

Maria disse...

Já ninguém sabe ninguém se lembra.
Mesmo com as provas mais que evidentes - não sabiam...
Veremos no que dá o inquérito que a PGR mandou fazer. Veremos se não é mais um inconclusivo...

Um beijo

Anónimo disse...

Eles para se sentirem protegidos fazem todos os favores aos poderosos, nem o cão é tão submisso ao dono!
O carácter desta gente é basso e lamacento!
Abraço

Justine disse...

Vergonha, vergonha, vergonha!

Hilário disse...

A verdade é como o azeite, vem sempre há-de cima, leva é tempo.

Esta é mais uma das muitas grandes trafulhices que este Governo e PS tentam massacrar a nossa gente.

Já falta pouco!

Um Abraço

Ana Camarra disse...

Apenas e só mais uma para juntar ao resto...