COMO ERA PREVISÍVEL

Como era previsível - e aqui deixámos, na devida altura, a respectiva previsão - os média dominantes fizeram do Fórum Alegre-BE-e-outros ex-comunistas a grande notícia do fim-de-semana.
Mais do que isso: nos dias que antecederam o dito Fórum, ele foi amplamente divulgado em sucessivas «notícias» nos principais órgãos da imprensa escrita - e no dia seguinte à sua realização, a operação propagandística foi coroada com chamadas de primeira página e abundante palavreado nos páginas interiores.
Curiosamente, o DN - que, como é sabido, funciona como uma espécie de órgão oficioso do Governo e da sua política - foi o jornal que mais espaço e mais carinhos dedicou ao Fórum...
Contradição? Nada disso: o DN sabia que, divulgando com estrondo um acontecimento irrelevante em matéria de combate à política de direita do Governo, estava a prestar um relevante serviço ao Governo e à sua política de direita - serviço esse complementado com a ampla difusão da imagem de uma pretensa «divisão da esquerda»...

Como era previsível - e também aqui deixámos, na devida altura, a respectiva previsão - diferente foi o tratamento dado por esses média à reunião do Comité Central do PCP, realizada no mesmo dia do Fórum - reunião que, como aqui se fez referência, até chegou a ser apresentada pelo DN como uma resposta do PCP ao Fórum...
No caso da reunião do CC, não apenas não houve propaganda prévia como a conferência de imprensa realizada após a reunião quase passou despercebida - e se dela falaram foi, não tanto para relatar a informação fornecida por Jerónimo de Sousa sobre as conclusões da reunião, mas para relatar as respostas dadas pelo secretário-geral do PCP a perguntas que lhe foram feitas pelos jornalistas sobre... o Fórum...

Tudo isto tem fácil explicação:
Na reunião do CC do PCP, foram temas em debate o combate à política de direita e a criação de condições para intensificar a luta por uma ruptura de esquerda - e isso é coisa para silenciar, porque muito desagrada ao grande capital proprietário dos média dominantes.
No Fórum, conversou-se... - e isso é coisa para divulgar com o foguetório da praxe, porque muito agrada ao grande capital proprietário dos média dominantes.

19 comentários:

Anónimo disse...

Isto é uma teia muito bem urdida, tudo pré-concebido, com uma única intenção, que eu não lhes vou dar o prazer de dizer qual.
Eles sabem melhor que ninguem, daquilo que andam à procura, e o jogo duplo que andam a fazer, par iludir o povo.
Abraço

samuel disse...

Causa-me alguma impressão o facto de tantas daquelas pessoas, sem dúvida bem imtencionadas, não se darem conta do quanto se estão a pôr a "jeito"...

Ana Camarra disse...

Fernando Samuel

Este Forum é uma encomendazinha, o PS anda coxo só com uma muleta, a do BE, tem de se reforçar, nada melhor que dividir para reinar, sempre assim o fizeram.
Não lhes interessa nada dar cobertura ao que o PCP defende, discute, promove, nada mesmo.
Depois é como diz Samuel, no meio daquilo muita gente bem intencionada mas cega.

Beijos

Fernando disse...

assim, com estes discursos (refiro-me ao post)não vamos lá (refiro-me à esquerda). Acontecimento irrelevante? Presta um serviço relevante ao governo? Um fórum de esquerdas? Para mim um homem de esquerda de sempre, custa, mais de trinta anos depois do 25 de Abril, que alguma esquerda, ainda veja as coisas a ...preto e branco.
Desculpem lá a "intromissão" e a minha opinião livre e descomprometida partidariamente.

Anónimo disse...

E depois? qual é o problema de se falar menos no PCP? é obrigatorio o telejornais abrirem com o pcp? os jornais abrirem na 1ºpagina com o pcp? vivemos em democracia. se isto fosse cuba ou coreia ou laos, ai tambem.
se acham que isto em portugal é muita injusto leiam lá os jornais e as televisões dos paises hiperdemocraticos comunistas.

J.Z.Mattos

Crixus disse...

AH, entao as reuniões do CC do PCP servem para responder aos foruns da treta! OK, já vi de tudo na comunicação social portuguesa. E a analise que fazes camarada,é a mais correcta. Eles dão esta atenção toda ás iniciativas destes BE's, alegristas e outros porque sabem que isto está de acordo com os seus interesses. A alternativa de esquerda existe e chama-se Partido Comunista Português.
Um abraço

Chalana disse...

Elísio Estanque, promotor do fórum da louça alegre, disse ao jornal Público/Sonae o seguinte:

"a manterem-se estes canais de diálogo, e caso o PS venha a perder a maioria absoluta (e precise dos deputados do BE para governar), será mais fácil isso acontecer com Manuel Alegre no PS do que fora dele"

Tá aí nas palavras dum promotor mais linguarudo, pra que é que esses fóruns servem...

Maria disse...

Ai Fernando Samuel, cada vez tenho menos paciência... cada vez me apetece mais trabalhar, trabalhar e trabalhar... mas não aqui. Mais lá para as beiras, onde é tudo tão mais difícil...

Um beijo grande

Anónimo disse...

... mas houve um Comité Central do PCP? Houve centena e meia de "maduros" que discutiram a situação económica e social, o Código de Trabalho, a sua inconstitucionalidade e coisas dessas, durante um dia inteiro? E seriamente!
Enquanto os dos "fora", os re-várias coisas e alguns "bem intencionados" mas com tanto preconceito que até cheira, reflectiam alegremente e folcloricamente sob o futuro das esquerdas do poder que é de direita... e queriam, os do PCP, ter "antena"?!
Não, caros visitantes, comentadores aí cima!
Apenas se denuncia o que acontece. Sem ilusões e de acordo com as previsões!
Mas a luta continua. E cresce. E multiplica-se. E é isso que incomoda. E assusta!
Grande abraço, FS

GR disse...

O nosso camarada Álvaro no seu notável livro “A Verdade e a Mentira na Revolução de Abril” expõe-nos claramente todo o processo contra-revolucionário, e os traidores da Revolução.
À data, o inconsequente Alegre, de mãos dadas com Mário Soares e Frank Carlucci (agente da CIA) tratava de eliminar os comunistas.
E os meninos do BE, por onde andavam?
Hoje querem uma outra esquerda! Não a consequente, a do PCP.
Essa, a verdadeira esquerda, dá trabalho!

Tentaram ocultar os trabalhos do nosso CC.
Mas mostraram o fiasco do Fórum, pouca gente…muito pouca.
Nada de novo disseram, para além das velhas provocações.
Falaram só para o seus umbigos.

É ridículo o papel de algumas figuras públicas, dá-me pena, causa-me asco!

GR

Anónimo disse...

Olha Fernando samuel qualquer dia ainda dizem que és bruxo. Uma grande tonteria porque qualquer ser pensante chegaria à tua previsão. A luta continua com o colorido da nossa alegria mesmo em condições difíceis.

Hilário disse...

Fernando,
Já começaram a trabalhar para mais uma vez tentar denegrir e isolar o PCP.As eleições estão à porta!

Como é que é possival unir as esquerdas quando elas próprias tem projetos diferentes?

Uns querem manter o sistema alterando algumas coisitas.

Os outros felizmente querem a rotura total com o sistema existente, exigindo uma nova politica, e uma nova sociedade.

Todos nós conhecemos e muito bem os meninos que organizaram o tal dito Fórum...

Um grande Abraço

Antonio Lains Galamba disse...

este J.Z. Mattos faz-me rir. chorar a rir... não é de cócegas!
ai ai ai ai ai... ehehe eheheh

Fernando Samuel disse...

poesianopopular: é tudo déjá vu...
Um abraço.

samuel: alguns haverá que se calhar não se dão mesmo conta disso...
Um abraço.

Ana Camarra: o que o PCP faz, eles não querem que se saiba. Eles lá sabem porquê...
Um beijo.

Fernando Samuel disse...

Fernando: sim, a meu ver este Fórum é, como escrevi, um acontecimento «irrelevante em matéria de combate à política de direita» - uma irrelevância que, obviamente, o torna «relevante» para essa política.
E não se trata de ver as coisas «a preto e branco»: trata-se de as analisar objectivamente . tendo em conta o papel desempenhado pelos vários protagonistas deste Fórum ao longo dos anos.
Obrigado pelo teu comentário - que eu não vejo como uma «intromissão» mas como a legítima expressão de uma opinião.

J.Z.Mattos: pois.

crixus: no que me diz respeito, insisto sempre em sublinhar o facto de os média dominantes serem propriedade do grande capital e de a «informação« que difundem estar de acordo com esse facto...
Um abraço.

chalana: o futuro o dirá...
Abraço.

Maria: trabalhar, trabalhar e trabalhar... em qualquer parte onde estejamos.
Beijo grande.

Fernando Samuel disse...

do zambujal: «a luta continua. E cresce. E multiplica-se» - por isso ela lhes mete medo; por isso ela é tão maltratada pelos órgãos ditos de informação...
Abraço grande.

GR: isto de ser de esquerda é coisa trabalhosa, que obriga a muita luta - e nem sempre com resultados imediatamente visíveis...
Um beijo.

Antuã: e no entanto limitei-me a prever o que era mais do que previsível...
Um abraço.

hilário: pois é, as eleições vêm aí e espera-nos o mais do mesmo no que respeita à caça ao voto...
Um abraço.

Antonio Lains Galamba: ai, ai, ai, ai... eh, eh, eh, eh...
Abraço grande.

Chalana disse...

Fernando Samuel:

Sem ser propriamente um Oráculo de Delphos, o Miguel Portas já disse o futuro, senão repara:

Perguntou o jornalista:

"O que é que Sócrates teria de aceitar para o Bloco viabilizar ou integrar um GOVERNO MINORITÁRIO PS?"

Miguel Portas respondeu:
"O Bloco não integrará nem apoiará nenhum GOVERNO SÓCRATES".

No fim de contas, o bes também não pode perder a face: coligação com o PS com Sócrates Nunca! Com o PS sem Sócrates... logo se vê, não é?

Chalana disse...

Fernando Samuel:

Sem ser propriamente um Oráculo de Delphos, o Miguel Portas já disse o futuro, senão repara:

Perguntou o jornalista:

"O que é que Sócrates teria de aceitar para o Bloco viabilizar ou integrar um GOVERNO MINORITÁRIO PS?"

Miguel Portas respondeu:
"O Bloco não integrará nem apoiará nenhum GOVERNO SÓCRATES".

No fim de contas, o bes também não pode perder a face: coligação com o PS com Sócrates Nunca! Com o PS sem Sócrates... logo se vê, não é?

Fernando Samuel disse...

Chalana: Claro, o Sócrates está demasiado queimado. Mesmo assim, esse «Nunca!» é capaz de ser exagerado...

Um abraço.