«O MAIS TEMÍVEL PROJÉCTIL»

José Sócrates foi entrevistado pela Visão.
A dada altura, foi-lhe perguntado:
«Com esta crise internacional na economia, sentiu necessidade de ler Marx?»

Sócrates, assustado e irritado, respondeu:
«Marx? Era o que faltava!... Não. Já li Marx há muito tempo. E as críticas a Marx. Não conheço em pormenor a sua obra, mas tenho uma opinião muito crítica sobre o determinismo histórico».

O tom e o conteúdo desta resposta permitem concluir que, verdade, verdade, Sócrates não leu nada da obra de Marx...
Mas sabe - porque lhe disseram - que se trata de uma obra... do diabo, uma obra que, mal nasceu, pôs o capitalismo a tremer - uma tremideira tal que já lá vão mais de 160 anos e ainda não parou...
E Sócrates tem medo. Um medo que disfarça fingindo que está a atacar a obra de Marx, quando, na realidade, o que está é a defender-se dela.
Assim confirmando, sem o saber, que O Capital «foi o mais temível projéctil jamais lançado à cabeça dos burgueses e dos proprietários fundiários» - que o mesmo é dizer dos patrões de Sócrates...

15 comentários:

LGF Lizard disse...

Mas o capitalismo "treme" mas não cai.
Ao passo que o comunismo caíu... e nunca mais se levanta. Para bem da Humanidade. De facto, 100 milhões de mortos são um péssimo cartão de visita. Isto sem contarmos com a repressão, ditadura, desprezo pelos direitos humanos, fome, miséria, e total ausência de liberdade a todos os níveis. Coisa que para certa (pouca) gente deve ser o paraíso... mas que para a grande esmagadora maioria é o inferno. E curiosamente, aqueles que acham que é o paraíso... vivem em regimes capitalistas. Porque, apesar de tudo, as democracias burguesas ocidentais são o melhor sítio do mundo para se viver. Porque é que não experimentam emigrar para a Coreia do Norte? Aquilo é uma democracia, segundo alguém altamente colocado no PCP...

Adriano Coutinho disse...

Não leu mas que falta lhe fazia ter lido. A resposta fede, como tudo em Sócrates, a arrogância e ignorância. Não se limitou a negar a leitura como também aproveitou para atirar um "Era o que faltava".

Mas a cereja no topo do bolo é mesmo o assumir não ser um grande conhecedor da obra de Marx mas ser muito crítico sobre o determinismo histórico - é uma espécie de "não sei bem o que é mas não gosto, disseram-me para não gostar".

No entanto, o que mais me espanta, porque do Sócrates já nada me espanta, são energúmenos do género do LGF Lizard que agarrados a frases mais que batidas, vulgos clichés, continuam a justificar a sua "santa cruzada" anticomunista.

Continue, LGF Lizard, a sua epopeia contra os moinhos de vento que vai idealizando, mas não se esqueça que estes moinhos mexem-se.

Op! disse...

Não comentem o LGF, não vale a pena!
Ele é como Sócrates: já não há comentário para tanta ignorância!

Maria disse...

Só o respeito que tenho pelo CRAVO DE ABRIL me impede que escreva aqui o que me vai pela cabeça sobre aqueles animaizinhos que detesto, porque de sangue frio e repelentes - os répteis.
Não deixo no entanto de assinalar a confirmação do que já sabíamos: o nosso PM indigitado é um ignorante. E pior, faz gala nisso...

Um beijo grande

amigona avó e a neta princesa disse...

Pelo respeito que também tenho pelo cravo de abril não escrevo o que agora me apetecia mas tenho que vir em defesa dos animaizinhos de sangue frio - Maria coitados dos bichinhos, não merecerem tal comparação!
Um abraço...

Antuã disse...

O Sócrates e o 1º. comentador são a prova onde pode levar a ignorância.

Graciete Rietsch disse...

"Grande" Sócrates dar opiniôes sobre o que não conhece.Que visão!!!!!.Quanto à Coreia do Norte só sei o que ouço dizer. Portanto deduzo que o primeiro comentador já lá esteve.Podia esclarecer melhor.
Obrigada Cravo de Abril sou frequentadora assídua do teu blog. Gosto dos teus comentários e esclarecimentos. Um beijo.

samuel disse...

"Um medo que disfarça fingindo que está a atacar a obra de Marx, quando, na realidade, o que está é a defender-se dela."

... é muito bom! :-)))

Abraço.

Zambujal disse...

A falta que me faz a visão!
Obrigado por me trazeres uma selecção dos dislates arrogantes que por aí campeiam fora do àngulo de visão...
E, curiosamente, lembro-me do tempo em uns "socialistas" comquem convivia - dificilmente - me diziam que eram marxistas (embora nunca tivessem lido Marx) mas que não queriam nada como o leninismo (e menos ainda teriam lido Lenine).

Um grande abraço

Op! disse...

Tenho de concordar com a avó e a neta, os animais não têm culpa.
Já agora obriga do às mesmas pelo comentário no meu blog!

svasconcelos disse...

Este PM além de ignorante faz alarido da sua ignorância! É decadente...
beijos,

LGF Lizard disse...

Hehehehe a malta comunista ficou mesmo lixada. E a quantidade de ataques pessoais feitos só prova que tenho razão (é muito mais fácil partir para os ataques pessoais quando já se sabe de antemão que não se tem razão - quando se tem razão é fácil provar).
Mas continuando pela maré vermelha de reacções. E isto usando um nick. Imagine-se se divulgasse o meu nome. Iria juntar o meu nome aos 100 milhões assassinados pelos comunistas? Pelo sim pelo não, deixa-me cá continuar a usar o nick...

LGF Lizard disse...

Já agora, podiam ensinar qualquer coisa de História à vossa deputada Rita Rato. Quando ela diz ao Correio da Manhã que não sabe de presos políticos na China e do GULAG na URSS... bem, é preciso ter lata. Mas se calhar é compreensível. O tal "Partido das liberdades" não gosta nada de malta a contradizer aquilo que os gurus do partido mandam....

Fernando Samuel disse...

LGF Lizard: Pois.

Adriano Coutinho: ao contrário do Sócrates do «só sei que nada sei» este Sócrates... sabe tudo...
Obrigado pela visita e pelo comentário.
Um abraço.

Membro do Povo: um abraço.

Maria; como os tolos que fazem gala no que são...
Um beijo grande.

amigona avó e a neta princesa: de facto, a comparação é injusta... para os animaizinhos...
Um beijo.

Antuã: e também de que a ignorância é muito atrevida...
Um abraço.

Graciete Rietsch Monteiro Fernandes: não, não, o Sócrates sabe tudo...
Um beijo.

samuel: um abraço.

Zambujal: a Visão é um espelho do sistema mediático...
Um abraço.

Membro do Povo: um abraço.

smvasconcelos:e deprimente...
Um beijo.

Ana Camarra disse...

E achas que ele percebia?!