POEMA

NA RUA RIACHUELO


Na Rua Riachuelo
passa empinando o vestido:
O meu filho vai ser belo
quem emprega o meu marido?

- Todo o mundo distraído
na Rua Riachuelo.

Lá dentro estrebucha a vida
aos pontapés furiosos,
o seu filho vai ser belo
vai ter os olhos formosos,

- passa a gente distraída
na Rua Riachuelo.

O senhor por gentileza
não emprega o meu marido?
Meu menino vai ser belo
se houver um prato na mesa.

- Todo o mundo distraído
na Rua Riachuelo.

Só faltam cinco semanas
amigos, façam favor,
sem pão nada será belo,
tenham maneiras humanas
tragam um pouco de amor
à Rua Riachuelo.

Menos gente que adormece,
menos gente distraída
e o futuro será belo.

- alguma coisa acontece
são os pontapés da vida
na Rua Riachuelo.

Freme a tarde sonolenta
tudo vibra, o ventre, os seios
e o filho que vai ser belo.

E um rio de esperança rebenta,
rompe e arranca os passeios
da Rua Riachuelo.


Sidónio Muralha

(«Os Olhos das Crianças» - 1963)

5 comentários:

GR disse...

Lutaremos para que todos os filhos tenham um futuro melhor e no rosto de cada mãe haja um sorriso feliz.

Mais um lindo poema.

Bjs,

GR

samuel disse...

Arranca os passeios... e quando é mesmo necessário, arremessa as pedras... e constrói novas calçadas.

Abraço.

Fernando Samuel disse...

GR: lutemos!
Um beijo.

samuel: os novos caminhos do futuro...
Um abraço.

Maria disse...

Porque será que me lembrei do 'ACORDAI' e do coro Lopes-Graça...
E este é outro belo poema de alerta!

Um beijo grande.

Fernando Samuel disse...

Maria: precisamente por este ser «um belo poema de alerta«...
Um beijo grande.