OS TREINOS DE OBAMA...

Obama está de visita ao Afeganistão, donde seguirá para o Iraque. Segundo o DN trata-se de uma visita de «treino para presidente».
É bem vista esta coisa de o putativo futuro presidente dos EUA visitar os países ocupados pelo seu país - corre é o risco de ter que dar a volta ao mundo...

Em relação ao Afeganistão, Obama tem ideias muito maduras - como compete a um homem de esquerda e que se prepara para levar a cabo grandes mudanças na política externa e interna dos EUA.
Recorde-se que, quando da ocupação do Iraque, ele defendeu que «os EUA deviam acabar a tarefa de eliminar os talibãs no Afeganistão, antes de atacar outro país» - isto porque, dizia ele, «é no Afeganistão que se concentra a verdadeira ameaça terrorista».
E, a provar que é homem de palavra, voltou agora a manifestar essa opinião, pedindo mesmo «o envio de dez mil soldados para reforçarem o contingente de 70 mil militares que se encontram em território afegão».

Obama é, inegavelmente, um combatente do terrorismo da cepa de Bush - revelando, contudo, uma muito mais apurada noção de eficácia.
Para ele, eliminar e ocupar, sim, sem dúvida: mas de acordo com um bem elaborado caderno de prioridades.

É assim que deve ser um presidente dos EUA: antiterrorista, lúcido, democrata.
E se a todas essas qualidades juntar a de homem de esquerda, então é ouro sobre azul...

7 comentários:

Anónimo disse...

Obama ainda é um cobóy sem chapéu!
vamos aguardar para ver se:-ele o pôe ou se escusa, o que eu dúvido!
Que escuse claro!

Anónimo disse...

E se a tudo isto se juntar a qualidade de um bronzeadozito natural, talvez esteja ali o "homem ideal" para novo Presidente da República dos USA´, neste temto em que é preciso abrir parenteses e criar inovadoras ilusões.
Isto digo eu que sou da aldeia...

Fernando Samuel disse...

josé manangão: e tens muitas, muitas razões para duvidar...

zambujal: de facto, o homem tem todas as condições para as funções que tal cargo exige...

samuel disse...

De esquerda, pois... visto de onde? :)))

Anónimo disse...

O Tipo tem todas as condições para ser um nazi com adornos de esquerda.

Chalana disse...

Kennedy - aquele presidente "Democrata" - com quem muitos comparam Obama, foi o presidente americano responsável pelo embargo a Cuba, desembarque na Baía dos Porcos e pelo início da intervenção no Vietname - isto assim de cabeça.

Democratas e Republicanos são as duas alas igualmente reaccionárias com que a burguesia americana vai, em "alternância", governando o país - como certa vez explicou o escritor Gore Vidal

Fernando Samuel disse...

samuel: talvez visto lá muito da extrema direita...

antuã: quem tem muita esperança nele é o dr. mário soares...

chalana: assim tem sido sempre e nada indica que o Obama venha mudar nada do que é essencial.