ESTRATÉGIAS

A «Estratégia de Lisboa» ( lembram-se?) foi uma coisa parida em 2000, no decorrer da chamada «presidência portuguesa (que Guterres abrilhantou, no meio de aplausos gerais) e que tinha como objectivo «tornar a União Europeia na economia mais competitiva do mundo».
Foi, mais coisa menos coisa, o correspondente ao «Tratado Porreiro, Pá», que uns tempos depois (abrilhantado, no meio de aplausos gerais, pela parelha Sócrates/Barroso), depositou nas garras do grande capital a soberania e a independência de Portugal.

Pois bem: a «Estratégia de Lisboa» falhou, fracassou, foi um fiasco...
Facto que, estou em crer, no que respeita às condições de trabalho e de vida dos trabalhadores dos países da UE, não é mais grave do que se a dita «Estratégia» tivesse tido êxito - pois, como é sabido, no que respeita aos trabalhadores, todas as «estratégias» dos mandantes da UE têm como objectivo primeiro aumentar e aumentar a exploração, que o mesmo é dizer: aumentar e aumentar os lucros desses mandantes.

Assim, fracassada a «Estratégia de Lisboa» - e porque «estratégias» é o que mais há... - outra «estratégia» nasceu - desta vez em cerimónia abrilhantada por Barroso (no meio de aplausos gerais), «para evitar o declínio da Europa»...
(Barroso
que, recorde-se, vai no seu segundo mandato como Presidente da Comissão Europeia, cargo a que ascendeu pela primeira vez após a nota máxima obtida nas provas que prestou como cúmplice no assassinato de centenas de milhares de iraquianos)

Aí está, então, a nova «estratégia», tendo como objectivo, nas sábias palavras do sábio Barroso, «reforçar a competitividade da Europa na cena mundial».

Desta vez, a coisa chama-se «Estratégia Europa 2020» - e o que a distingue da fracassada «Estratégia de Lisboa» é, apenas, o nome...

Entretanto, porque a exploração dos trabalhadores se acentua, os lucros dos exploradores aumentam.
E a única resposta às estratégias dos exploradores, é a estratégia da luta de classes.


10 comentários:

filipe disse...

Estratégia cujo acerto tem hoje, com a fortíssima adesão dos trabalhadores à Greve da Administração Pública, uma brilhante confirmação prática.
Viva a luta dos Trabalhadores! Vivam os Sindicatos unitários e de classe! A luta vai continuar!
Abraço.

samuel disse...

Uma espécie de estratégia da aranha... com traidores querendo passar por heróis... uma teia de interesses visando apanhar e sugar o sangue sempre aos mesmos.

Abraço.

Antuã disse...

Temos que continuar a lutar contra os vampiros.

Anónimo disse...

A estratégia de lisboa não fracassou totalmente. Os seus verdadeiros objectivos - promover a concentração monopolista, liberalizar os serviços públicos, degradar a democracia - foram concretizados na medida inversa à resistência que encontraram.

Ela falha onde estava condenada à partida a falhar: nos seus objectivos mediatizados (palheta para encher o olho e enganar as massas); na impossibilidade de dentro do sistema capitalista encontrar soluções.

MG

Crixus disse...

Cá estaremos para continuar a luta

Abraço

poesianopopular disse...

Por mais estratégias que eles queiram delinear, elas estarão condenadas ao fracasso - se os trabalhadores souberem ultrapassar aquilo que os possa dividir, e que é muito pouco em relação ao que podem conseguir unidos em torno da melhoria do seu nivel de vida.
Apezar do grande capital e os seus lacaios, não olharem a meios para atingirem os seus fins,a luta dos trabalhadores em torno das suas organizações de classe tem sido um grande travão ao avanço da besta.
Abraço

Graciete Rietsch disse...

Os trabalhadores acordarão como conseqiência das próprias estratégias e a luta de classes vencerá a luta de interesses dos grandes exploradores.
Por um povo livre , com direitos e não sujeito a exploração, a luta vai continuar e sairá vitoriosa.

Um beijo,camarada.

Maria disse...

Estás cheiinho de razão. E a luta vai continuar enquanto tivermos ar para respirar.

Um beijo grande.

O Puma disse...

~
Não basta ter razão

mas quando se tem

a força é incomensurável

Abraço

Fernando Samuel disse...

filipe: apesar de o porta-voz do governo dizer... o habitual.
Um abraço.

samuel: uma estratégia com tantos anos quantos os que tem a exploração do homem pelo homem.
Um abraço.

Antuã: até os vencermos.
Um abraço.

MG: são eles que dizem que fracassou - precisamente porque só alcançou parte dos seus objectivos.
Um abraço.

Crixus: até à vitória final.
Um abraço.

poesianopopular: a força da luta é invencível...
Um abraço.

Gracieta Rietsch: e isso eles não poderão evitar.
Um beijo.

Maria: sempre!
Um beijo grande.

O Puma: imbatível.
Um abraço.