E VIVA A RETOMA!

«A retoma já chegou»!
Quem o diz é o Dr. Constâncio que, lá do alto do seu Banco, garante que «Portugal vai voltar a crescer este ano e crescerá ainda mais em 2011».

Quer isto dizer, então, que em 2010 a maioria dos portugueses vai viver melhor do que viveu em 2009?
Alto aí, nada de tirar conclusões precipitadas: quem vai viver viver melhor este ano do que viveu no ano passado é a minoria dos portugueses - porque como facilmente se compreende o «crescimento» não chega para todos...

Aliás, como o Banco do Dr. Constâncio, pertinentemente, fez questão de nos lembrar, 2009 foi o ano «do esmagamento dos lucros dos patrões» - a tal minoria... - e acabar com esse «esmagamento» é, naturalmente, a primeira prioridade.
Por isso, garante também o Dr. Constâncio, os lucros dos patrões irão aumentar em 2010.
Como?
O Dr. Constâncio explica: «através do aumento moderado de salários e de uma evolução favorável da produtividade».
Simples, como se vê: ganhando menos e trabalhando mais, os trabalhadores repararão essa tremenda injustiça que é «o esmagamento dos lucros dos patrões»...

Assim, disse o Dr. Constâncio, «os salários deverão aumentar 1%».
É pouco?
Bom, não é tão mau como à primeira vista pode parecer, já que, garante ainda o Dr. Constâncio, «em 2010 os preços vão aumentar apenas 0,7%».
Além de que, isto digo eu, se o Dr. Constâncio for aumentado em 1%, o seu aumento será mais do dobro do salário mensal da maioria dos portugueses - por aqui se vê que 1% é um grande aumento...

Quanto ao desemprego... bem, aí as coisas não estão muito bem encaminhadas - mas também não se pode ter tudo, não é verdade?
É, é verdade: apesar da «retoma», do «crescimento» e de tantas outras coisas boas, «em 2010 o desemprego vai continuar a aumentar» - «prevendo-se, mesmo, que possa vir a bater novos recordes».
Mas, atenção, nada de alarmismos: mesmo que o número de desempregados venha a atingir o milhão, o mais importante está assegurado: em 2010 será posto termo definitivo ao «esmagamento dos lucros dos patrões».


(Entre parêntesis: segundo as contas do Banco do Dr. Constâncio, «em 2009, os preços baixaram 0,9%» - coisa que me espanta tanto mais quanto sendo eu cliente do mesmo Pingo Doce onde se abastece o Dr. Constâncio, não dei por essa baixa de preços...)

12 comentários:

Antonio Lains Galamba disse...

um Pingo, dois preços: ora para os senhores constancios, ora para gente como nós. ou serão apenas dois salarios diferentes? e ainda ha quem diga que a luta de classes está morta pelo facto de ja nao existirem classes!

MARIA POVO disse...

Mas é gentinha desta que andam a fazer pela vida lá fora!!! não é que este senhor está a candidatar-se a vice do banco europeu?!?!? tem de fazer o frete ao capital, senão... não há tacho!!!já o outro que está na comissão europeia também tratou da vidinha!!! e pôs Portugal como pais da guerra!!!
estes "senhores" deviam ter vergonha de contribuirem para o crescimento da pobreza no nosso país!!! eu tenho vergonha de viver num pais que acarinha os ricos tirando aos pobres!!! que aumenta a exploração!! e nada tenho contribuido para isso. Como é que esta gentinha tem coragem de se ver todos os dias ao espelho?? como??????
QUE VERGONHA!!!

samuel disse...

Muito bom!
Lamento informar que surripiei indecentemente e na íntegra este post, para o publicar daquia pouco às 0:01 do costume.

Abraço.

Graciete Rietsch disse...

Mas eu conheço pessoas que até concordam com os números(manipulados")e acham que o poder de compra aumenta de facto. Eu que também me vou abastecendo no PINGO DOCE e no Desgraçado Pequeno Comércio verifico exactamente o oposto. Mas os pobres que paguem a crise. Sem eles que seria dos ricos?
O que se passa é uma autêntica vergonha e a grande maioria da população continua vítima das mentiras que lhe impingem.
Um abraço.

LGF Lizard disse...

Então ninguém critica o facto de os médicos cubanos me Portugal estarem a receber apenas 500 euros, enquanto o estado português paga o ordenado dos médicos por inteiro ao estado cubano? E este fica com 80% dos vencimentos, enquanto 500 euros vão para o médico e 15 euros para a família do médico?
Deve ser para os médicos cubanos não se habituarem a receber os dois mil e tal euros que legitimamente merecem. Depois habituam-se ao papão capitalista e já não querem voltar para o paraíso comunista das Caraíbas.
Enfim.

Talina disse...

Olhem eu vou fazer o mesmo que o Samuel, vou surripar na integra o excelente post, parabéns

Abraço

Talina

Maria disse...

O homem tem desconto especial no pingo, que é doce para ele e amargo para ti.
Também não dei por nada, antes pelo contrário.
Se os preços forem a reboque da gasolina, que este ano já aumentou 3 vezes... estamos bem...

Um beijo grande

Anónimo disse...

Ó lagarto. Porque não se informa antes de proferir as bacoradas?
Acha mesmo que essa estória está bem contada, é apenas parvo, ou só um reles provocador?

Médico cubano.

Antuã disse...

O Constâncio continua a ser um espanto. É um provocador ao nível dos que vão aparecendo por aí.

pintassilgo disse...

O pingo é doce para o Constâncio e amargo para os trabalhadores. Quando é que o Pingo Doce paga o que deve aos seus trabalhadores?

Medronheiro disse...

E ainda há quem se sinta bem com isto e venha para aqui marrar no vermelho!

Fernando Samuel disse...

antonio lains galamba: para cada salário o seu pingo...
Um abraço.

Maria Povo: eles não têm ponta de vergonha...
Um beijo.

samuel: e enriqueceste-o muito.
Um abraço.

Graciete Rietsch: uma mentira muitas vezes repetida em todos os média..
Um beijo.

Talina: obrigado pela visita e pelo comentário.
Um abraço.

Maria: e a electricidade, e mais tudo o que é aumentado sem anúncio...
Um beijo grande.

Antuã: é igual a si próprio...
Um abraço.

pintassilgo: o Constâncio é o funcionário do Estado que ganha o maior salário, por isso...
Um abraço.

Medronheiro: Um abraço.