JUSTIÇA?


Ali Hassan al-Majeed
- «Ali, o Químico» - que foi ministro e homem de toda a confiança de Saddam Hussein foi ontem executado no Iraque.
Sobre ele pesava a acusação de, em 1988 - no decorrer do processo da guerra Iraque/Irão - ter dado a ordem para o bombardeamento com armas químicas da cidade de Halabja - um massacre no qual mais de 5000 curdos foram barbaramente assassinados.

Que «Ali, o Químico» deu essa ordem - obedecendo a uma ordem de Saddam - não há dúvida: ele próprio o reconheceu, sem ponta de remorso e, até, de alguma forma, vangloriando-se...
E também não há dúvida de que, por isso, foi executado. Ontem.

Assim tendo sido, dir-se-á que foi feita justiça - tanto mais que quem lhe deu a ordem - Saddam Hussein - também já foi executado pelo mesmo motivo.


Todavia, as coisas não são assim tão simples: na verdade, a montante da ordem de Saddam a «Ali, o Químico», há as ordens superiores que Saddam então recebia e que decorriam do facto de ele ser, na altura, homem de toda a confiança dos EUA.
E, como é sabido, foi o governo de Ronald Reagan que decidiu a guerra Iraque/Irão e que, para isso, forneceu ao Iraque as armas de que necessitava, incluindo as armas químicas utilizadas no bárbaro massacre de Halabja.

Quero eu dizer com isto que para a justiça ser, de facto, completa, era necessário que os mandantes superiores de Saddam e de «Ali, o Químico» - para o caso Ronald Reagan e o seu secretário de Estado, George Schultz - fossem, também eles, condenados à morte.
Ainda que fosse a título póstumo...

17 comentários:

Curioso do Mundo disse...

Os sucessores de Reagan,da cimeira dos Azores,andam por aí cantando e rindo com milhares de mortos incentes às costas...

Antuã disse...

Quantos milhões de mortos têm vários presidentes dos EUA ás costas. digo costas, porque consciência eles não tiveram, têm ou terão.

samuel disse...

Isso será, nos próximos tempos, uma coisa muito difícil de acontecer...

Abraço.

Maria disse...

Esta coisa da justiça, de classe, é só para alguns. Porque é de classe.
Não o fora e saberíamos de tantos nossos conhecidos condenados, igualmente, à morte...

Um beijo grande.

LGF Lizard disse...

Os americanos são mesmo bons. Resolvem guerras e nem eles o sabem. Infelizmente a realidade é muito diferente do mundo de fantasias em que vive o camarada Fernando Samuel. "Esquece-se" da enorme "ajuda" soviética (caças MiG, tanques T-54, T-55 e T-72, armas AK-47, etc. - aliás, a grande maioria das armas iraquianas eram soviéticas), ou dos franceses (aviões Mirage, etc.) ou até de Portugal. Mas curiosamente, o Iraque poucas ou nenhumas armas americanas tinha. E as armas química obtidas foram ao Ocidente, nomeadamente franceses, ingleses e alemães, a partir de componentes de duplo uso. Não é muito difícil fabricar armas químicas.
Ah, mas já me esquecia que os americanos são o Diabo para os comunas. É o preço que os americanos têm a pagar por terem os coveiros do comunismo, essa libertadora ideologia que conseguiu "libertar" aproximadamente 100 milhões de seres humanos em todo o mundo.
E mais percebo a razão pela qual os comunistas detestam a liberdade de expressão e informação. Sabem bem demais que cidadão informado não engole a desinformação comunista.

Almeida disse...

ó Lizard quando é que você tem um pinginho de vergonha na cara?

Anónimo disse...

Que pena, Lizard! Bem que podiam ter sido 100.000.001... mas pronto... estou certo de que algures, alguém haveria de sentir falta do seu inefável intelecto e da brilhante e afável personalidade!

Saia da Carolina Sem um Lizaerd Pintado

poesianopopular disse...

O poder dos EU,está no seu poderio militar e bélico, com o qual ninguém no mundo pode competir,a não ser o terrorismo que é uma invensão dos próprios -ninguém melhor que os EU sabe fazer terrorismo, eles só não assumem o comando do mundo porque tinham de assumir a despeza -assim sai-lhes mais barato pagando aos lacaios.
A liberdade de informação, é a liberdade do poderoso, que pode confessar todos os crimes pois sabe que ninguém ousará contra o seu poder.
Não é por acaso que eles andam sempre à procura de aliados, para praticarem os seus crimes-é que assim parece tudo mais democrático, e até os burros passam a comer palha.
Abraço

Graciete Rietsch disse...

Não é preciso ser comunista para identificar a acção terrorista dos americanos em quase todo o mundo( ou em todo?). Basta apenas saber ver.
Abraços,

Anónimo disse...

Por falar em Terrorismo..creio que este fenómeno não tenha sido uma invenção americana..(que pena!). Quis a História que o primeiro acto daquilo a que podemos chamar "terrorismo moderno", tivesse lugar na Sérvia..como bem saberão. Refiro-me ao célebre caso do assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono do Império Austro - Húngaro. O atentado foi consumado pelo grupo terrista Mão Negra. Para mais informações consultem a Wikipédia. :)

George W. Bush

Anónimo disse...

Já agora..quem decidiu utilizar, contra a sua própria população, as armas químicas, fornecidas ou não pelo Satã americano, foi Saddam Hussein...certo?

George W. Bush

bordoada disse...

Oh lizard relativamente a essa frase feita dos cem milhoes, você ou nao sabe ler ou tem memória de pardal. Não se lembra de um post do camarada Fernando Samuel sobre o assunto - até parece que tinha sido feito para si, se alguém lhe desse importância! Na altura não me lembro de o ver comentar nem refutar nada!!!! Esqueceu-se????
Você gosta é do MArco Paulo, naquela letra feita especialmnet para si : «você não tem um pingo de vergonha»!

bordoada disse...

É verdade: lizard se não tiver mais que uma ervilha aí dentro - como tudo indica!- faça uma busca no blog por «os propagandistas». É num instante. E mais vale tarde que nunca!

Por Justiça disse...

os comunistas nos seus discursos não dizem nada que se aproveite.

Pintassilgo disse...

Se não houvesse Por Justiça não haveria ninguém inteligente neste mundo.

LGF Lizard disse...

Vergonha do quê? Não sou comunista... se o fosse, aí é que deveria ter vergonha. Vergonha de querer acabar com a liberdade. Vergonha de querer impor uma ditadura aos outros.
Isso sim é que é motivo para ter vergonha.

Fernando Samuel disse...

Curioso do Mundo: de facto, criminosos de guerra há por aí aos centos...
Um abraço.

Antuã: muitos, muitos milhões.
Um abraço.

samuel: dificílima, mas... desejar não ofende...
Um abraço.

Maria: tantos, tantos...
Um beijo grande.

LGF Lizard: Pois.

poesianopopular: com «aliados o crime é... repartido...
Um abraço.

Graciete Rietsch: em todo o mudo; e de facto basta olhar...
Um beijo.

George W Bush:Pois.

Por Justiça: Pois.