A TRADIÇÃO

Eis os título e sub-título de uma peça assinada por Rui Pedro Antunes e publicada no Diário de Notícias de hoje:

«Partidos voltam aos comícios em clima de pré-crise»
«Rentrées - Já deixou de ser moda, mas os partidos recuperaram-na: os comícios de rua voltam a marcar o regresso dos líderes depois do Verão».

Trata-se de uma peça igual às que os restantes jornais irão publicar um dia destes - e todas elas são, no essencial, iguais às que todos publicaram há um ano (e há dois, e há três...) tendo como tema a «rentrée» - ou seja, o reinício da actividade dos partidos após as férias - e os «comícios».
Com efeito, todos os anos - desde há mais de uma década - os média decretam que o tempo dos comícios acabou, que são coisa do passado, incompatível com a modernidade dos tempos actuais, que horror!, «discursos políticos debaixo de um intenso cheiro a sardinhas»...
E todos os anos por esta altura, esses mesmos média, anunciam os comícios que os diversos partidos preparam para a rentrée...

É isso que o DN de hoje, fiel à tradição, repete, anunciando os comícios de todos os partidos com todos os líderes desses partidos.
Todos?: bom, também no escrupuloso respeito pela tradição, o DN não esquece a habitual excepção...
Assim, ficamos a saber que:
1 - Pedro Passos Coelho vai discursar «na mítica Festa do Pontal, no Algarve»;
2 - José Sócrates vai discursar no comício do PS em Matosinhos;
3 - o líder do CDS-PP vai intervir num comício, provavelmente na «Praça do Peixe, em Aveiro»;
4 - Francisco Louçã... bem, o Louçã é o Louçã, o BE é o BE, são da Casa...
Pelo que, sempre no respeito pela tradição, o jornalista produz a tradicional peça de propaganda política. Começa assim: «Quem nunca largou e não largará os comícios é o Bloco de Esquerda. Fazendo jus à expressão "Se Maomé não vai até à montanha, a montanha vai até Maomé", os bloquistas colocaram zonas de praia como parte de um roteiro de mais de 40 comícios, que, aliás, já começou» - e, depois deste intróito, o jornalista dá a palavra ao «organizador» da programação bloquista que completa a acção de propaganda.
5 - quanto ao PCP... bem, o PCP é o PCP, não é verdade?, convém não falar muito nele... ele que, desrespeitando o decreto mediático, faz comícios durante todo o ano; ele que desenvolve uma actividade maior do que a soma das actividades de todos os restantes partidos (mas uma actividade que os média silenciam e que, portanto, não existe...)
Neste caso, o jornalista, não podendo, de todo, ignorar a Festa do Avante!, lá concede, resumidamente, que sim senhor, o PCP vai fazer «a Festa do Avante!, a mais tradicional das festas partidárias em Portugal. O cartaz já é conhecido e sabe-se que haverá um concerto sinfónico de homenagem à "Carvalhesa". A "festa" é de 3 a 5 de Setembro».
E pronto: nem comício, nem intervenção do secretário-geral do Partido, nem referências aos comícios e outras iniciativas políticas do PCP neste mês de Julho e no próximo mês de Agosto...

Não há dúvida: a tradição ainda é o que era...

6 comentários:

samuel disse...

O DN, mais que tradição, já é mesmo folclore... na deriva mais pimba!

Abraço.

Graciete Rietsch disse...

Sem comentários!. Fiéis a si próprios.

Um beijo.

Antuã disse...

Estamos na época das touradas e é natural que haja muitos animais amarrar no vermelho.

Maria disse...

Estes jornalistas sempre foram exagerados... pela negativa...
Vamos espetar-lhes nos olhos com a nossa FESTA, maior e mais bonita que a do ano passado! E com a LUTA!!!

Um beijo grande.

Fernando Samuel disse...

samuel: é a tal tradição que vem de longe, de muito longe...
Um abraço.

Graciete Rietsch: exactamente.
Um beijo.

Antuã: o vermelho fá-los investir...
Um abraço.

Maria: eles fecharão os olhos, mas nós não desistimos...
Um beijo grande.

GR disse...

O PCP nos órgãos de comunicação Social, não está de férias, os comunistas fizeram um retiro…para Marte! Não vale a pena esconder, cada concelho mostra aos cidadãos que trabalhamos muito. A Festa vai ser um Grande sucesso.
Já compraram a EP? Estão quase a esgotar!

Bjs,

GR