POEMA

EXPULSO, E COM RAZÃO


Eu cresci como filho
de gente abastada. Os meus pais puseram-me
um colarinho ao pescoço e criaram-me
nos costumes de ser servido
e ensinaram-me a arte de mandar. Mas
quando era já crescido e olhei à minha roda,
não me agradou a gente da minha classe,
nem o mandar nem o ser servido.
E eu abandonei a minha classe e juntei-me
à gente pequena.

Assim
criaram eles um traidor, educaram-no
nas suas artes, e ele
atraiçoa-os ao inimigo.

Sim, eu divulgo segredos. Entre o povo
estou eu e explico
como eles enganam, e predigo o que vai vir,
pois eu estou iniciado nos seus planos.
O latim dos seus padres corruptos
traduzo-o palavra a palavra para a língua comum,
e então se descobre que é tudo pantomina.
A balança da sua justiça
tiro-a para baixo e mostro
os pesos falsos. E os seus informadores vão dizer-lhes
que eu estou com os roubados quando conjuram
a revolta.

Admoestaram-me e tiraram-me
o que ganhei com o meu trabalho.
E quando não melhorei,
deram-me caça,
porém já só havia
escritos em minha casa, que descobriam
os seus conluios contra o povo. E assim
perseguiram-me com um mandato de captura
que me acusava de opiniões baixas, isto é:
de opiniões dos de baixo.

Aonde chego, fico marcado
para todos os possidentes, mas os que nada têm
lêem o mandato e
dão-me abrigo. «A ti» - ouço eu dizer -
«Expulsaram-te eles,
e com razão».


Brecht

7 comentários:

CRN disse...

Fernando,

Teriam razão... uma má razão.


A revolução é hoje!

samuel disse...

Bela "estória" da História...

Abraço.

GR disse...

Não conhecia este poema.
Expulsado mas, de cabeça erguida!

bjs,

GR

Maria disse...

... e teriam razão, pois!

Um beijo grande

VASCO disse...

Nasceu um novo blog para chatear fascistas."O Maçarico"

http:/omacarico.blogspot.com

obrigado

Venceremos!!!Sempre!!!

Fernando Samuel disse...

CRN: tinham toda a razão para o expulsar da sua classe.
Um abraço.

samuel: estória com classe da luta das ditas...
Um abraço.

GR: e de cabeça erguida recebido na classe que adoptou...
Um beijo.

Maria: cheios dela!
Um beijo grande.

VASCO: lá irei.
Um abraço.

Ana Camarra disse...

Mas tinham razão, em ultima instância não defendia os interesses dos seus , por outro lado defendia a especie inteira...