ISTO VAI, MEUS AMIGOS, ISTO VAI

Os média dominantes pouco - ou nada - têm dito sobre as eleições realizadas na Bolívia no passado domingo.
Percebe-se porquê: se o fizessem teriam que noticiar a notável vitória alcançada pelo partido do presidente Evo Morales - Movimento para o Socialismo (MAS) - e essa é notícia que os donos desses média não querem que seja conhecida.

Muito menos querem que se saiba que, nos últimos cinco anos, esta é a sexta vez consecutiva que o MAS de Morales obtém mais de 50% dos votos expressos.

E de todo não admitem que as pessoas fiquem a saber que as eleições na Bolívia foram, uma vez mais, exemplares em matéria de democraticidade: recenseamento eleitoral a 100%; um sistema de votação que não permie que cada eleitor vote mais do que uma vez...; quase igualdade de condições para todas as forças concorrentes (e só não há igualdade plena porque as forças anti-Morales beneficiam do apoio dos média que, na sua maioria, são propriedade do grande capital).

Por outras palavras: noticiando com verdade e seriedade as eleições bolivianas, os média lusitanos teriam que escrever/dizer que em nenhum país do mundo capitalista - dos EUA a Portugal, passando por todos os outros - há eleições livres e democráticas como as da Bolívia.
E as mesmas verdade e seriedade obrigá-los-iam a acrescentar, ainda, que nenhum chefe de Estado, partido ou governo de nenhum país capitalista - dos EUA a Portugal, passando por todos os outros - se sujeitou tantas vezes ao veredicto popular como Morales, o seu partido e o seu governo.
Ora, informar com verdade e seriedade é coisa que os média dominantes não sabem, não querem saber e têm raiva a quem sabe...

Nas eleições bolivianas estava em causa a eleição de 9 governadores; 144 deputados regionais; 337 presidentes de câmara e 1887 autarcas; e 23 autoridades indígenas.
Embora os resultados oficiais definitivos não tenham sido ainda divulgados, é certo que o MAS obteve a vitória em mais de 200 câmaras municipais e em 6 dos 9 estados (antes era maioritário em apenas 3) sendo que um deles é o importante Estado de Pando, até agora nas mãos da extrema direita.

Tudo isto a confirmar que, na Bolívia, isto vai, meus amigos, isto vai...
E por cá também há-de ir.

7 comentários:

Maria disse...

Às vezes damos um passo atrás, algures no Mundo. Para logo de seguida darmos dois em frente.
Isto vai, de certeza!
Por lá e por cá. Só queria ver, outra vez...

Um beijo grande com cheiro a cravo vermelho

samuel disse...

Decididamente, os média dominantes não gostam de "passar vergonhas"... :-)))

Abraço.

Antuã disse...

Os empregados da comunicação social são assim.

Graciete Rietsch disse...

Olá Bolívia. Estou feliz com a vitória do Povo Boliviano e presto a minha homenagem quer ao Povo, quer aos governantes e com um carinho especial ao querido Índio EVO MORALES.
ISTO VAI. TEM QUE IR.

Um abraço feliz desta vez.

MR disse...

Pois, ouvindo os noticiários, a ideia que fica de Evo Morales é desajeitada. Aliás a profusão de notícias desnecessárias, para encher quando há falta, é notória.
Usam-se títulos para transmitir as palavras de ordem do capital... e há quem pague, ainda por cima.

Fernando Samuel disse...

Maria: havemos de ver...
Um beijo grande.

samuel: só desvergonhas...
Um abraço.

Antuã: para isso lhes pagam...
Um abraço.

Graciete Rietsch: de vez em quando, uma boa notícia...
Um beijo.

MR: e todos nós vamos pagando...
Um abraço.

Anónimo disse...

e assim vamos esboçando sorrisos.
é bom saber.
abraço do vale