«ESTÚPIDOS» E «PORCOS»

Os governantes polacos decidiram proibir os «símbolos comunistas».
A proibição vai desde «a foice e o martelo» e «a estrela vermelha» até, por exemplo, à imagem do Che...
Quem não cumprir... é preso.

Estas medidas inserem-se na campanha anticomunista em curso e com a qual os ideólogos, propagandistas e homens de mão do capitalismo procedem à criminalização do ideal comunista.

Iludem-se os governantes polacos se pensam que, proibindo os símbolos, acabam com os ideais.
É certo que eles podem apreender os símbolos e prender quem os usa.
Mas não podem, nem poderão nunca, apreender e prender os ideais.
E muito menos este ideal comunista de liberdade, de justiça social, de paz, de solidariedade, de fraternidade, este que é o mais justo, o mais humano, o mais belo de todos os ideais - e cujo triunfo é, por isso mesmo, inevitável.

«Estúpidos» e «porcos»: assim chamou Brecht ao tipo de gentalha a que pertencem estes governantes polacos.
Muito apropriadamente, diga-se.

20 comentários:

Antonio Lains Galamba disse...

meu bom camarada: a tua suprema educação e fineza bem sublinhada ficou nos adjectivos que escolheste para classificar os ditos «senhores».
eu cá por mim sublinho a canalhice de tais fascistas.

abraço

LGF Lizard disse...

Sou contra. Embora compreensível, depois de 45 anos de odiosa opressão comunista e ocupação soviética, não se deve limitar a liberdade de expressão. É isso que diferencia os democratas e amantes da liberdade dos fascistas da foice e do martelo ou dos seus congéneres da cruz suástica. Para os fascistas vermelhos, a liberdade de expressão é perigosa e uma das primeiras coisas a suprimir. Não devemos descer ao seu nível.

Anónimo disse...

É, realmente, um enorme sinal de tolerância, permitir que este miserável bandalho provocador aqui se continue a manifestar.

Rui Silva

samuel disse...

A presença regular deste infeliz que se auto intitula de "réptil", começa a ter um efeito que não devia ser de todo o que pretendia quando começou a aparecer por aqui, conspurcando a caixa de comentários.
O carácter abjecto da sua postura e "argumentos" joga abertamente a favor dos que pretende atacar e mostra o quanto estão certos aqueles que serenamente o desprezam.
Vá aparecendo "lizard". É útil ter um ponto de referência bem definido... para o asco!

salvoconduto disse...

Olha, olha, o Lizard também frequenta o teu blogue! Costuma pregar a sua xenofobia por outros blogues. Perdoa-lhe que sabe bem o que faz.

Manuel Rodrigues disse...

É que nem os símbolos nem o ideal comunista eles vão conseguir apreender. Porque ambos são elementos prefiguradores de um Mundo Novo. Portadores da força invencível de um sonho milenar: a construção de uma sociedade livre da exploração e da opressão. São mesmo estúpidos aqueles que pensam que podem fazer parar ou regredir a História...Porcos, talvez nem tanto, por respeito às suínas "alimárias"

LGF Lizard disse...

Para o camarada Rui Silva: meu miserável fascista vermelho, e que tal se fosses chamar "bandalho" a quem te fez?

cetautomatix disse...

LGF, olhe que há clínicas para casos como o seu. É certo que ia fazer subir o défice do SNS mas, no seu caso, era uma obra de caridade que lhe faríamos e reciprocamente.

LGF Lizard disse...

Camarada Cetautomatix: como faziam nos tempos da URSS, onde enfiavam os opositores do comunismo em clínicas de doentes mentais, sob o pretexto que "quem critica o comunismo não está bom da cabeça"? Tais tempos já acabaram e nunca mais voltam.
Eu sei que vocês adoravam fazer isso a quem não vai à bola com o comunismo (velhos hábitos custam a desaparecer), mas agora vivemos em liberdade. Aguentem-se.

Medronheiro disse...

O sabujo nazi sente-se bem a masturbar-se por estas bandas. Já o consegui descobrir e sei que vive de expedientes.

Antuã disse...

Apesar da repressão faxcista a luta continua. Conseguimos resistir com êxoto quase 50 anos a porcos e sabujos como estes.de

Anónimo disse...

O LIzzard ainda não percebeu que de tanto repetir os seus insultos provoca mais pena do que nojo.
Pena por a espécie humana produzir exemplares desta qualidade.
Se continuar, vai parecer a mosca da televisão.

Campaniça

Graciete Rietsch disse...

Olhamos para este país cujos governantes e maioria dos apoiantes são corruptos e temos a coragem de dizer barbaridades relativamente a ideais, que ainda hoje mantêm direitos básicos como saúde e educação,concretizados em alguns países ? E pergunto ainda.Nos países que optaram pela "liberdade", sabe-se là como. o Povo vive melhor? Há menos corrupção, abusos do poder. belicismo.....?
VIVAM os IDEAIS SOCIALISTAS\

Antonio Lains Galamba disse...

meu caro LGF Lizard: respeito as suas opiniões, por muito que discorde delas. peço-lhe apenas que modere as suas palavras. não as suas opiniões, mas sim a baixeza de que usa para as referir. sei que alguns lhe responderam na mesma moeda. criticavel também, ainda que compreensível. como já percebeu, por aqui ninguém o impede de dizer o que pensa ou o que sente. ainda assim, é bom que mantenhamos o nível. caso contrário este espaço deixará de ser o que é para passar a ser um local onde se jogam todas as ordinarices. tento na língua, e na pena, por favor.
cumprimentos

Fernando Samuel disse...

Antonio Lains Galamba: mas o Brecht tratou-os bem...
Um abraço.

LGF LIzard: Pois.

Rui Silva: um abraço.

samuel: ora aí está.
Um abraço.

salvoconduto: um abraço.

Manuel Rodrigues: exactamente: há que respeitar os porcos, que não têm culpa nenhuma de ser como são...
Um abraço.

Antuã: e nesses quase 50 anos, em que lutar pela liberdade implicava a prisão, a tortura, muitas vezes a morte, ninguém lutou mais do que os comunistas.
Um abraço.

Campaniça: um beijo.

Graciete Rietsch Monteiro Fernandes: o que eles mais temem é esse ideal indestrutível.
Um beijo.

Anónimo disse...

LGF LIzard:

voce coneguiu por em evidencia o que os comunistas pensam de liberdade e democracia. era aquilo que ja imaginava...

J.Z.Mattos

Anónimo disse...

o mattos ama o lizard! o matos ama o lizard.

LGF Lizard disse...

Caro António Galamba: infelizmente, os seus seguidores (se posso chamar-lhes assim) demonstram uma clara tendência para os ataques pessoais, como "bandalho", "besta nazi" e outros. Como não sou cristão, não dou a outra face. Como facilmente pode constatar, apenas utilizo a baixeza como resposta aqueles que a utilizam em primeiro lugar contra a minha pessoa. E assim irá continuar enquanto continuarem os ataques pessoais.
Peço-lhe desculpa, mas são os seus seguidores que se têm de controlar. Se eles não pisarem o risco, não sou eu que o irei fazer.
Respeitosos cumprimentos.

Maria disse...

Esta 'coisa' de se estar na província com 'banda larga' tem que se lhe diga...
Se me regalo com os posts que tens aqui colocado já o mesmo não posso dizer com alguns dos comentários.

Sabemos que, apesar de poderem proibir os símbolos que nos unem, há uma coisa que não podem prender: o PENSAMENTO!

Um beijo grande

DS disse...

Ler estes comentários, assim como este blog, só me levam a considerar uma única coisa... que o comunismo se perca de vez, e que este continue a se extinguir em Portugal, porque depois do que foi a URSS, Cuba e afins, ler comentários desta gente... é de extrema delicadeza fingir que a liberdade existe em Portugal e que a mesma não está ameaçada.