POEMA

FALA DO HOMEM NASCIDO


(Chega à boca de cena, e diz:)


Venho da terra assombrada,
do ventre da minha mãe;
não pretendo roubar nada
nem fazer mal a ninguém.
Só quero o que me é devido
por me trazerem aqui,
que eu nem sequer fui ouvido
no acto de que nasci.

Trago boca para comer
e olhos para desejar.
Com licença, quero passar,
tenho pressa de viver.
Com licença! Com licença!
Que a vida é água a correr.
Venho do fundo do tempo;
não tenho tempo a perder.

Minha barca aparelhada
solta o pano rumo ao norte;
meu desejo é passaporte
para a fronteira fechada.
Não há ventos que não prestem
nem marés que não convenham,
nem forças que me molestem,
correntes que me detenham.

Quero eu e a Natureza,
que a Natureza sou eu,
e as forças da Natureza
nunca ninguém as venceu.

Com licença! Com licença!
Que a barca se faz ao mar.
Não há poder que me vença.
Mesmo morto hei-de passar.
Com licença! Com licença!!
Com rumo à estrela polar.


António Gedeão

8 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Poesia de luta e inconformismo. Grande Gedeão.

Beijos.

filipe disse...

Bem oportuno poema!
E, deixa-me "acrescentar"...

Com licença! Com licença!
Não nos queiram atrapalhar.
Não há conciliação que nos vença,
Quando um povo quer lutar.
Com licença! Com licença!
Que a malta quer avançar!

Um abraço!

samuel disse...

Tenho (até ao abuso) feito deste poema um cartão de visita, senha de entrada, livre trânsito de palco em palco...
Nunca ficou gasto!

Abraço.

Fernando Samuel disse...

Graciete Rietsch: grande Gedeão!
Um beijo.

filipe: bem acrescentado!...
Um abraço.

samuel: podes continuar a abusar, abusar, abusar...
Um abraço.

Paulo Topa disse...

O Adriano cantava-o bem:

http://www.youtube.com/watch?v=ex7OherCoek

GR disse...

Um poema tão bem cantado, por muitos dos nossos cantores.

Bjs,

GR

Maria disse...

Não consigo ler este poema sem ser com música!

Um beijo. Grande.

Fernando Samuel disse...

Paulo Topa: sem dúvida.
Um abraço.

GR: e sempre actual.
Um beijo.

Maria: é uma questão de hábito: Adriano, Samuel...
Um beijo grande.