sei do porto da ternura...


venho aqui contar-vos de uma amizade sem fim... fruto de uma outra que me levou até ao melhor que «lá tem por casa». a Alice é uma mulher! com toda a força contida nas letras que o alfabeto dos Homens usa para escrever o feminino. toda ela é um vulcão fervente de beijos, ternura, igualdade, fraternidade... ela é a mulher que o rogério ribeiro sempre pintou quando quis falar da mulher alentejana... e comunista. a Alice é minha amiga. sinto-o na forma como me olha cheia de paixão maternal e no gesto carinhoso com que me oferta tudo o que de melhor lá habita pelo ninho. hoje convidou-me para o almoço. o Herlander, vindo de Beja, passou pela Vila onde me apanhou a caminho de Mil Fontes - onde a Alice, sua irmã, e o companheiro de longa data (devo dizer de sempre?), o João, passam agora os dias merecidos do seu descanso. O caminho, com este camarada, como todas as viagens, foi feito de abraços em linhas de palavras, confidências, confissões. à nossa espera (esta é a fotografia tirada enquanto nos esperava, ainda sem saber que já lá haviamos chegado!) um lume aceso prometendo sardinhada... e um abraço tamanho do mundo, quase maior que a mulher que nos esperava, e que nos havia de mostrar a sua praia secreta, quase tão bonita como o seu coração de alentejana. tudo na sua fala são ondas, aves marítimas, espuma. sempre que sai à rua traz atrelada a si a sua condição de sonhadora e comunista. ve-la falar com quem conhece (quem não conhece esta amiga de todos???) é presenciar a um comicio ambulante do nosso Partido... com tudo o que de belo as palavras têm. a Alice não esquece que cada acção sua é acção de uma comunista. a Alice traz agarrada a si a mensagem de igualdade e justiça que exige para todos. cada passo é menos um que falta no caminho dos outros. brisa húmida e fresca de água, de mar, nos corações incendiados pelo capitalismo. hoje, talvez mesmo sem o saber, a Alice mostrou a muitos - com quem se cruzou ela nas ruas das suas férias??? - que domingo há um voto que conta mais... um voto dos trabalhadores, agricultores, pescadores... a Alice sabe o caminho. a Alice é uma mulher de certezas... a Alice é comunista! eu gosto muito dela? ela saber-lo-á?

10 comentários:

Maria disse...

Se ela sabe? Ela sente-o!!!
E, depois, é tão fácil gostar de ti...
:))

Beijo grande, António

anamar disse...

Que beleza falar-se assim de alguém!!!
Como dá vontade de conhecer a Alice!!!!
:))

GR disse...

Este texto é lindo, doce e cheio de Amizade.
A de Alice, Afecto, A de Amizade.
Sim, a camarada Alice através dos teus olhos saberá que tem um Grande Amigo e camarada.

Um bj,

GR

Ana Camarra disse...

Eu não a conheço e já gosto dela!

beijos

Anónimo disse...

...essa é a minha Alice... e a tua sensibilidade consegue descreve-la na perfeição!!!

Sílvia disse...

Que belo tributo a uma amiga, a uma mulher ímpar e a uma camarada!
:)
Sílvia

Fernando Samuel disse...

A propósito: para ti, para a Alice, para nós, aí vai o poema que se segue.

Um abraço do tamanho da amizade.

Anónimo disse...

Permita-me que daqui manda um beijinho para a minha camarada Alice e um forte abraço para o camarada João Honrado.
João Oliveira - Serpa

bulgari disse...

Sonho que um dia o mundo estará cheio de Alices.
Grande foto!
Beijos

Antonio Lains Galamba disse...

Maria: e de ti camarada... e de ti. beijo grande

anamar: a alice é assim... beijos

GR: grande camarada és tu. beijo grande

Ana Camarra: :) não há ninguém que não goste... beijos


anónimo: pois é! abraço

Sílvia: a uma grande amiga... e maior camarada... beijos

Fernando Samuel: obrigado meu amigo. é lindo. como o teu coração
abraço forte

João oliveira: abraço e beijinho entregue, de certeza... um abraço

bulgari: eu também. como estás menina? beijo grande