O QUE OS PREOCUPA

Analistas, politólogos e outras aves de capoeira continuam a debruçar-se sobre a «derrota histórica do PCP» nas eleições de domingo.
Tal tarefa foi iniciada, como estamos lembrados, logo na noite das eleições, antes mesmo de serem conhecidos os resultados concretos da CDU... e, de então para cá, a ideia do «fracasso da CDU», da «meia derrota da CDU», etc., tem sido amplamente difundida em tudo quanto é média, de modo a assegurar que nenhum português fique sem a «informação».

E é espantoso como, após a divulgação dos dados oficiais, esse galináceos foram adaptando as suas prosas à, para eles, desagradável realidade que é o magnífico resultado eleitoral da CDU.
Ainda hoje, uma dessas luminárias, não podendo ocultar a subida da CDU, disparatava um texto significativamente intitulado «Ganhar perdendo», no qual considerava que «o crescimento da CDU teve um sabor amargo» - porquê?: porque «passou para 4ª força partidária»...
E é aqui - na passagem da CDU para 4ª força e do BE para 3ª - que eles mordem e mordem e mordem. Aparentemente sem se terem colocado a si próprios interrogações tão comezinhas como estas: o BE passou para 3ª força porque foi buscar votos à CDU?; ou: a CDU passou para 4ª força porque perdeu votos para o BE?
As respostas são óbvias.
E os resultados da CDU não deixam margem para dúvidas: comparativamente com as anteriores eleições para o Parlamento Europeu, a CDU subiu mais de 70 mil votos; cresceu 1,6 pontos percentuais; aumentou em 23% a sua massa eleitoral; aumentou o número de votos e a percentagem em todos os distritos e nas regiões autónomas; foi primeira força em três distritos (Beja, Évora e Setúbal) e em mais de três dezenas de concelhos, enfim, obteve os seus melhores resultados dos últimos quinze anos...

Ora, CDU mais forte significa lutas mais fortes...
E estou em crer que é isso que preocupa os analistas, politólogos e outras aves de capoeira - tudo gente cuja tarefa, certamente bem remunerada, é a de servir fielmente, caninamente, os interesses do grande capital.

9 comentários:

samuel disse...

Quando se começa a entrar num lugar que faz medo, umas pessoas assobiam, outras cantam cantilenas... outras dizem disparates bastante alto.

Abraço.

Sal disse...

Para grandes disparates grandes remédios.
A LUTA vai ser cada vez maior e mais intensa, e els vão ver que apesar de não termos os média do nosso lado, teremos ao nosso lado muitos milhares de eleitores. Tal como tivémos agora. E isso é que conta. O resto ... é para se ir combatendo a pouco e pouco...

beijos

Anónimo disse...

Os cães ladram e... a CDU cresce!
P. que os p..
Rui Silva

jORGE disse...

É óbvio que esses comentadores esquecem que o eleitorado da CDU é mais consistente e, consequentemente, menos sujeita a "fugas" para outras forças políticas em futuros actos eleitorais. Penso que a CDU sai sempre ligeiramente prejudicada nas eleições pelo faco do símbolo do MRPP ser a "foice e o martelo". Acredito que isso origina o engano a centenas ou milhares de votantes...

pintassilgo disse...

Os moços de recados são um espanto!...

Maria disse...

Deixai-os falar que eles "caladrar-se-ão"...

Um beijo grande

Fernando Samuel disse...

samuel: disparates reaccionários, é claro...
Um abraço.

Sal: 70 mil novos votantes é muita gente a dar mais força à nossa força.
Um beijo.

Rui Siva: ou resumindo ainda mais: pqp...
Um abraço

jorge: nestas eleições registaram-se vários casos em que é visível o engano provocado pelo símbolo do MRPP.
Um abraço.

pintassilgo: e bem pagos, certamente...
Um abraço.

Maria: podes ter a certeza.
Um beijo grande.

Anónimo disse...

É tão normal o BE subir para 3º como o PS ou o PSD ganharem eleições...o sistema está feito para isso mesmo.

Fernando Samuel disse...

Anónimo: exactamente!
Um abraço.