TENHO DITO

A Igreja Católica anda em intensa actividade beato-santificadora.
Senhores!, o que para aí vai de beatos, beatas, santos e santas!
E diga-se em abono da verdade que Portugal está muito bem posicionado no ranking dos países mais beatificados e santificados - assim estivéssemos em matéria de bem-estar dos trabalhadores e do povo, de independência e soberania nacional, etc., etc., etc.

Vem isto a propósito do magno acontecimento ontem ocorrido no Estádio do Restelo, onde, perante uma assistência de oito mil pessoas, nasceu mais uma beata portuguesa: Libânia do Carmo era o seu nome de pia; e Irmã Maria Clara do Menino Jesus, era o seu nome enquanto Venerável Serva de Deus - nasceu na Amadora (então Porcalhota) em 1843 e faleceu em Lisboa, em 1899.

É sabido que a beatificação decorre da existência de um milagre envolvendo a, ou o, beato, e certificado por quem de direito na Igreja Católica.
Foi assim, como estamos lembrados, com Nuno Álvares Pereira - que salvou da cegueira uma senhora que, a fritar carapaus, deixou saltar azeite para os olhos; e foi assim, como recentemente soubemos, com João Paulo II - cuja invocação do nome e da figura por uma freira francesa curou a dita freira de uma incurável doença de Alzheimer.

E que milagre proporcionou a beatificação da Irmã Maria Clara do Menino Jesus?
Foi assim: uma senhora espanhola, de seu nome Georgina Monteagudo, sofria de uma doença de pele - presumo que também incurável; um dia resolveu rezar à Irmã Maria Clara; rezou, e pronto: ficou curada da doença de pele.
Para sempre.
De tal modo que o Papa Bento XVI não hesitou em considerar tratar-se de milagre a exigir beatificação.

E assim se fez, ontem, de acordo com o minucioso relato produzido pelo incansável Diário de Notícias - que, em manchete de primeira página, nos fornece uma outra não menos relevante informação, a saber: «Maria Cavaco Silva assistiu à beatificação de Maria Clara». E a confirmar que assim foi mostra uma fotografia da dita Maria, de óculos escuros e abanar-se com um leque - informando, na noticia, que «a primeira-dama, católica devota (...) enfrentou o calor abrasador mas assistiu (à cerimónia) até ao fim».
Perante isto, pergunto-me se a épica resistência da primeira-dama ao calor abrasador não é susceptível, também, de ser incluída na categoria dos milagres - daqueles milagres que conduzem à beatificação... Vamos pensar nisso, sim?

Cumpre esclarecer que não tenho nada contra milagres: venham eles!, e quantos mais, melhor, que bem precisados estamos, tantos e tamanhos - e de tão difícil superação terrena - são os males que, aqui em Portugal, nos afligem e que, no Mundo, afligem a Humanidade.
Só que, a meu ver, estes beatificadores milagres de que vamos tendo conhecimento revelam uma má utilização - direi mesmo: uma irresponsável e criminosa utilização - das omnipotentes faculdades divinas - para as quais (aqui fica apenas um exemplo) seria uma brincadeira de crianças fazer o supremo milagre de acabar com a fome: a fome que, em cada três segundos, mata uma criança no nosso Planeta.

Serve todo este longo texto - e particularmente este último exemplo - para vos dizer que... não acredito em milagres...
Tenho dito.

16 comentários:

trepadeira disse...

Não é o povo mais devoto a dizer:
"Fia-te na virgem e não corras verás o trambulhão que levas".
No campo da bola,que bem,assim numa espécie de resquício da arena romana.

Um abraço,
mário

Graciete Rietsch disse...

Ou então a quadra
"O pára-raios na Igreja
Está a mostrar aos ateus
Queo crente,por mais que o seja
Não tem confiança em Deus."

É mais ou menos isto que eu ouvia do meu pai.

Mas o "milagre" de eliminar a fome é possível. Não pela mão de Beatos, mas pela mão do HOMEM.

Um beijo.

samuel disse...

É um verdadeiro "milagre"... que a Igreja Católica continue a conseguir vender este peixe.

Abraço.

Graciete Rietsch disse...

Julgo que me enganei.Na quadra que apresento onde escrevi"Está a mostrar aos ateus" devia ter escrito "vem dar razão aos ateus".
Ai a minha memória!!!

Um beijo.

do Zambujal (em viagens...) disse...

Não há milagres... mas há "impossíveis" por que vale a pena lutar. Porque a luta os tornará possíveis.
Contra os milagres...

Grande abraço

Justine disse...

Mas desses milagres não está a Igreja interessada em fabricar. O que interessa são as distracções que quase todos os anos nos vão proporcinando, para nos chamar a atenção para o reino dos céus e esquecermos o reino na terra...

Antuã disse...

Milagre éo voto da maioria dos povos contra os seus próprios interesses.

Anónimo disse...

Fernando Samuel
O maior "milagre" da Igreja é que os bispos enquanto tal são pedófilos. Não foi o primeiro nem o décimo denunciados nos últimos tempos. Mas o mais engraçado é que papas (que antes foram bispos) ainda não apareceu nenhum pedófilo. Porque será? Será por milagre?.
Vitor sarilhos

GR disse...

Também nós ontem no Porto resistimos (sem milagre nenhum)ao calor abrasador que se fez sentir aquando do grandioso Comício, após a Arruada com o Jerónimo de Sousa e muito mais de 5 000 participantes.
Milagre seria se a Troika estrangeira e portuguesa desaparecerem do mapa, levando consigo a monstra da Angela Merkel. Mas, como não há milagres resta-nos LUTAR!

(gostei muito da quadra da Graciete)

BJS,
GR

Anónimo disse...

Prefiro a Santa Clara, aquela que foi conquistada pelo Che Guevara, antes de chegar a Havana.
Uma abraço e parabéns pelo excelente texto.

(Jorge)

svasconcelos disse...

É indignante o facto de se dar tanta cobertura a este caso (mesmo sendo este um país de tradição católica foi um exagero)o que leva a pensar na influência da própria igreja nos média´... Totalmente de acordo, Fernando Samuel:precisamos de milagres mas não destes que , salvaguardando o devido respeito por quem neles acredita, mais parecem oprações de marqueting religioso.

beijo,

filipe disse...

Milagres, como os "chapéus, há muitos!" E os melhores são aqueles que o povo realiza. Como já dizia Geraldo Vandré:
"Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer"
(Não devo abusar do espaço, mas vale bem a pena a sua releitura integral)
Um abraço.

Medronheiro disse...

Só acredito em milagres quande o povo votar de acordo com os seus interresses.

Eduardo Miguel Pereira disse...

Pau oco !
E mais não digo ...

Chalana disse...

Qualquer dia não haverá nuvens no céu para tanto anjinho...

Pata Negra disse...

Posso não acreditar em Deus mas acredito nos Santos - desde que não sejam certificados pela Santa Sé!
Um abraço sem sombra de pecado