UM ANO NOVO

Há uma semana, na sua «mensagem de Natal», Sócrates anunciou, triunfante:
«Nos últimos dias, negociámos com os parceiros sociais os termos do aumento do salário mínimo nacional para os 500 euros no próximo ano».

Quem não soubesse que «negociação» foi essa e que «parceiros sociais» foram esses, ficaria pensar que hoje, dia 1 de Janeiro de 2011, o salário mínimo nacional passaria de 475 para 500 euros - como, aliás, fora previamente acordado.

Mentira: Sócrates e os seus «parceiros sociais» - para o caso, os patrões e a UGT - acharam que um aumento de 25 euros/mês, 80 cêntimos/dia, era demais...
E decidiram que, para já, o «aumento» seria de 10 euros/mês... 33 cêntimos/dia.

Assim, os cerca de 600 mil trabalhadores abrangidos pelo salário mínimo nacional, passarão a receber ao fim do mês, feitos os descontos, cerca de 404 euros: um rendimento que os coloca abaixo do limiar da pobreza - sendo que os aumentos dos bens essenciais, todos muito acima do aumento do salário e todos em vigor desde hoje, os vão enterrar bem para lá do limiar do pobreza: na miséria e na fome.

Ora, de um país onde o salário mínimo nacional é inferior ao limiar da pobreza, há que dizer que é um país onde os governantes - que são os mesmos há 34 anos - vêem a miséria e a fome como «direitos humanos»... e onde, portanto, a democracia entrou em estado de acelerada putrefacção.
E dar a volta a isto é a grande tarefa que se coloca aos trabalhadores e ao povo português no ano hoje iniciado - para que ele seja, de facto, um ano novo.


9 comentários:

do Zambujal disse...

E também seria de lembrar, relembrar, re-relembrar que essa negociação já estava feita há muitas e muitas semanas, e que todas as partes que a acordaram se esqueceram do acordado (adormeceram...), menos uma, a CGTP. E que a "solução" do conta-gotas foi uma habilidade manhosa, isto é, própria de manhosos.

Bom Ano. De luta!

Abraço amigo

A Chispa ! disse...

Sendo o governo Sócrates um gabinete para tratar dos interesses da classe capitalista é natural que assim proceda,"natural" já não é, que tratando-se de uma matéria já acordada há quatro anos que a CGTP se fosse sentar de novo com eles.
Se foi para poder alegar que não concordava com a TRAMANHA e daí lavar as mãos não é suficiente, era necessário que se convoca-se formas de luta imediata para contestar o retrocesso do Governo/patrões e UGT e isso a CGTP não o fêz, mostrando mais uma vez covardia em enfrentar a politica do Governo.

O mesmo está a acontecer em relação à luta iniciada contra as medidas de austeridade e contra o corte dos salários dos trabalhadores que agora REMETEM para os tribunais com o intuito claro de as deixar passar.

A Chispa!

Graciete Rietsch disse...

Infâmias sobre infâmias que este Governo e Parceiros cometem. Mas a nossa luta não para. Nunca pactuaremos com as injustiças nem entraremos em desânimos.
A luta continua, cada vez mais forte.

Um beijo.

samuel disse...

Ano duro! Que o seja também a determinação!

Abraço.

svasconcelos disse...

As notícias são tão enganadoras e propositadamente falaciosas... as políticas que as fabricam são - dizias muito bem - geradoras de uma democracia em " putrefacção acelerada". Não auguro nada de bom para este ano para os portugueses, e nem é por pessimismo... se ao menos o direito de voto que (ainda) usufruímos, fosse a expressão do descontentamento generalizado!...
Sim, força, determinação e coragem é o que todos precisamos para este ano, para atenuar e debilitar estas políticas fascistas e anti-sociais.
Um beijo grande para ti!:)

Antuã disse...

Contimuaremos a luta neste ano novo da nossa esperança.

Maria disse...

Continuaremos a Luta! Este ano tem de ser um ano com Futuro!
O meu maior sonho seria obrigar todos os governantes a viverem 6 meses com o ordenado mínimo. Sem acesso às contas bancárias. Veriam logo como era 'doce'...

Um beijo grande.

O Puma disse...

Mesmo sendo um novo ano

que seja de combate

e determinação

Abraço

Fernando Samuel disse...

do Zambujal: o acordo já estava feito desde 2006... para não ser cumprido...
Abraço e luta.

Graciete Rietsch: é esse o caminho.
Um beijo.

samuel: e vai ser - duro e de determinação...
Um abraço.

svasconcelos: o voto está cirurgicamente orientado... - só com a luta lá chegaremos.
Um beijo amigo.

Antuã: ano de luta é ano de esperança.
Um abraço.

Maria: lutaremos até à vitória final.
Um beijo grande.

O Puma: muito combate e muita determinação.
Abraço.