VERDADE ESSENCIAL

As eleições presidenciais e os seus resultados mostraram muita coisa que vale a pena reter.
Uma delas - e de particular importância - tem a ver com o facto de a grande maioria dos eleitores considerar que os responsáveis pela dramática situação a que o País chegou, são:

«os políticos»
e
«os partidos»
que, pensam e dizem em coro esses eleitores, «são todos iguais».

É óbvio que nenhum dos eleitores que assim pensa votou em Francisco Lopes: uns, votaram em qualquer um dos restantes candidatos; outros, optaram pela abstenção (ou pelo voto branco ou nulo).
E com isso, todos eles fizeram, afinal (em muitos casos, possivelmente sem disso se aperceberem) o que aos verdadeiros responsáveis pela situação do País mais interessava que fizessem.

Tudo isto a confirmar que esta generalização da atribuição de culpas aos «partidos» e aos «políticos» - que os média dominantes não se cansam de repetir e repetir, eles bem sabem porquê... - serve às mil maravilhas, aos partidos que há 34 anos vêm executando, alternadamente, a política de direita.

Mas serve, em primeiro lugar e acima de tudo, para ocultar os grandes, os verdadeiros responsáveis pela situação a que o País chegou:
o grande capital, os grandes grupos económicos e financeiros - que são, recorde-se, os proprietários dos média dominantes...

E serve para esconder esta verdade essencial que tanto incomoda o grande capital: no quadro partidário nacional, há um partido diferente dos que são todos iguais: o PCP.

8 comentários:

Maria disse...

Certíssimo! E esta verdade eles não suportam!

Um beijo grande.

samuel disse...

Visto daqui... parece simples e claro!

Abraço.

Anónimo disse...

Mais de 90% votou nos todos iguais.

Pintassilgo

Anónimo disse...

É claro que a verdade tem que ser património de um cérebro genial do PCP. Água benta e presunção...

Graciete Rietsch disse...

Absolutamento certo, sem presunção nem água benta. Só não vê quem não quer ver.

Um beijo.

Antuã disse...

Isto sem anónimos não tinha piada.

Fernando Samuel disse...

Maria: especialmente essa...
Um beijo grande.

samuel: o problema é... visto de outro lado...
Um abraço.

pintassilgo: é bem verdade...
Um abraço.

Graciete Rietsch: no entanto é bem visível...
Um beijo.

Antuã: um abraço.

Anónimo disse...

Antuã,é plausível e certeiro na crítica.Sem anónimos estávamos perante o embrutecimento e o embuste. Os militantes empedernidos do PCP, julgam-se detentores da verdade absoluta,ignoram a história como os animais mais perceptivos. Pensam que a burguesia é estúpida e que eles, pelo contrário são cultos e inteligentes. Pequenos burgueses e pequenos intelectuais estão convencidos que são sujeitos da História da luta de classes e que representam os superiores interesses dos trabalhadores. Olhem para os vossos quadros e reflictam; vejam o que vale o medíocre e oportunista Carvalho da Silva e o pobre J. de Sousa.