CHIÇA!

A nova lei anti-fumador aprovada em Espanha tem despertado vivas e acaloradas reacções, traduzidas, mesmo, nalguns casos, em vigorosos e musculados confrontos...
Isto porque a lei, mais fundamentalista ainda do que a anterior, proíbe que se fume não apenas em espaços fechados mas mesmo nas ruas, designadamente nas ruas onde haja hospitais, escolas, etc.
Eu, que (já) não sou fumador, acho estas leis profundamente hipócritas - e mais não digo, para já, reservando-me para quando o Governo português seguir o exemplo do seu colega espanhol...

Mas, voltando a Espanha: embalado por esta lei, o Governo de Zapatero-amigo-de Sócrates, está empenhado em fazer aprovar uma série de outras relacionadas com aspectos vários dos comportamentos das pessoas.
Leire Pajin - ministra da Saúde, Política Social e Igualdade - defende que o Governo deve meter-se em tudo o que diga respeito à vida das pessoas, à sua maneira de ser, de estar, de falar, etc. - Arriba Espanha!...
Assim, de acordo com novas leis, por exemplo, perguntar a uma rapariga: «tem namorado?» é crime punível com pesada multa.
Isto porque, segundo a ministra Pajin a pergunta correcta, civilizada - e, sobretudo, legal - a fazer num caso desses é: «tem uma pessoa?».
Vejam bem p'ró que havia de dar à ministra!
E agora pergunto eu: «senhora ministra, tem uma pessoa
«Não?: olhe que lhe faz falta»...

Também chamar «feio» (ou «feia») a uma pessoa é acto condenável, de acordo com a inimitável ministra Pajin - condenável e passível de multa que pode ir até aos 500 euros (o jornal diz 500 mil euros, mas presumo que seja lapso).
Neste caso, infelizmente a ministra não ensina a formulação correcta, civilizada e, sobretudo, legal, a utilizar - talvez por se ter visto ao espelho...

Seja como for, não esqueçamos o essencial do pensamento da ministra Pajin: o Governo deve meter-se em tudo o que diga respeito às pessoas...
Chiça!...

8 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Inacreditável!!!!
O cuidadinho que teremos que ter,um dia, ao dirigir a palavra a alguém ou até a fazer uma observação!!!!
Tempos antigos!!!!!

Um beijo.

Maria disse...

Nem quero acreditar.
Lentamente parece que... têm saudades...

Um beijo grande
(até já!)

Mário Pinto disse...

E num lapso, chegou a afirmar que a solução para a crise era que o povo rezasse. Finalmente, mais tarde corrigiu, parece que o queria dizer era que o povo remasse.

Por outro, criou também o telefone do bufo, animando a população a denunciar infracções à lei. O estímulo que supõe esta estratégia, no sentido de abrir a porta a outro tipo de denúncias, aponta para uma realidade ainda mais preocupante.

Um abraço.

O Puma disse...

Ao "quisto" chegou

svasconcelos disse...

Chiça!!
Mas esta sra Pajin é uma pessoa??!!

Um beijo,

Anónimo disse...

Chiça!!! Chiça!!!

Antuã

samuel disse...

Nem pensar em dizer que é feia "feia"! A pergunta politicamente correcta a fazer à ministra poderá ser: A senhora tem mais alguma cara?

Abraço.

GR disse...

Nem Franco se lembraria de tal disparate.
Mas, lentamente....

Bjs,

GR