O POVO HONDURENHO VENCERÁ

Há 15 meses - feitos precisamente hoje - um golpe militar derrubou o Presidente das Honduras, Manuel Zelaya, e entregou o poder a um agente do imperialismo norte-americano, fascista, de seu nome Micheletti.

Desde logo, o povo hondurenho decidiu resistir ao golpe fascista, consciente das consequências dessa decisão - consequências que não se fizeram esperar...
De então para cá, a repressão tem sido brutal - mas o povo resiste.
Prisões, torturas, assassinatos multiplicam-se por todo o País - mas, por todo o País, o povo resiste.
E não desiste de resistir - sempre consciente das consequências dessa decisão.
Trata-se, de facto, de uma resistência corajosa e heróica e que assim é vista por milhões de trabalhadores de todo o mundo que não desistem, também, de manifestar a sua solidariedade aos heróicos resistentes.

A resistência nas Honduras é obra do povo.
Demonstram-no as massivas acções levadas a cabo por todo o País com a participação activa de centenas e centenas de milhares de pessoas.
Um exemplo claro disso é o que diz respeito ao abaixo-assinado posto a correr pela Frente Nacional de Resistência Popular, exigindo a reposiçã da legalidade democrática: a convocação de uma Assembleia Constituinte e o regresso do presidente legítimo, Manuel Zelaya, e de todos os exilados: no espaço de cinco meses foram recolhidas 1 342 876 assinaturas (para compreender o significado deste número - por si só altamente significativo... - basta dizer que ele corresponde a cerca de 20% do total da população e a mais de 30% dos eleitores inscritos).
Acrescente-se que, por decisão dos seus subscritores, a petição não será enviada para qualquer dos actuais poderes do Estado - que eles consideram ilegais e ilegítimos - mas para a ONU e para a Organização dos Estados Americanos.

Assim se resiste nas Honduras.

Quinze meses depois do golpe fascista perpetrado pelo governo de Obama e concretizado pelos seus homens de mão nas Honduras, e após quinze meses de resistência heróica por parte do heróico povo hondurenho, o Cravo de Abril manifesta uma vez mais a sua solidariedade aos resistentes, assumindo o compromisso de prosseguir a denúncia da repressão fascista e a divulgação da resistência - tanto mais que essa repressão e essa resistência são cirurgicamente silenciadas pelos média do grande capital.
O POVO HONDURENHO VENCERÁ!

7 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Nem uma palavra dos nossos meios de comunicação sobre a heróica resistência do Povo Hondurenho. E nem uma palavra sobre o conivente no crime, o Salvador Obama.
Mas o povo esclarecido do mundo inteiro não esquecerá e a hora da verdade chegará em breve.

Um abraço grande.

samuel disse...

Viva a vitória do povo das Honduras!

Abraço.

Maria disse...

Não tenho dúvida de que o Povo Hondurenho Vencerá!
E toda a solidariedade é necessária, como a denúncia do que se passa por lá.

Um beijo grande.

do Zambujal disse...

O povo hondurenho vencerá! Os povos vencerão, por muito que tenham de sofrer pelos caminhos que de cada um (e de todos) são.
Vencerão! Porque lutam, e os que caem na luta vão sendo substituídos pelos que se juntam aos que não deixam de lutar.

Um abraço

Nelson Ricardo disse...

Grande feito do povo hondurenho e da sua resistência popular essa recolha de assinaturas. Muitas mais vitórias se seguirão. Honduras vencerá!

Um Abraço.

Antuã disse...

Havemos de vencer incluindo o povo hondurenho.

Fernando Samuel disse...

Graciete Rietsch: as preocupações dos média dominantes são outras...
Um beijo.

samuel: Viva.
Um abraço.

Maria: mais tarde ou mais cedo vencerão - e nós também...
Um beijo grande.

do Zambujal: quem luta Sempre é um vencedor...
Um abraço.

Nelson Ricardo: é seguramente uma das maiores recolhas de assinaturas de sempre.
Um abraço.

Antuã: isto é: Venceremos!
Um abraço.