SIMPLESMENTE UM TELEFONEMA

Obama chamou «hipócritas» aos que exigem ao governo dos EUA a condenação inequívoca do golpe de Estado das Honduras e a reposição da legalidade democrática naquele país.
«Hipócritas» porque, diz ele, os que, agora, lhe exigem uma intervenção nas Honduras são os mesmos que condenaram todas as intervenções militares dos EUA noutros países...

Não creio que os que fazem essas exigências ao presidente norte-americano, estejam a pensar numa típica intervenção militar dos EUA, com as tropas especiais a entrarem por ali fora, arrasando, destruindo, matando - e, especialmente, ocupando.
No que me diz respeito, não só não defendo como abomino tal coisa - e a intervenção que exijo a Obama é outra e bem diferente.

Obama não é visitante do Cravo de Abril e, portanto, nunca terá conhecimento da minha opinião sobre este assunto...
Mesmo assim, aqui fica, em quatro pontos, o que penso sobre o que deveria ser a sua intervenção nas Honduras.
É fácil, não tem nada que errar:

1 - sente-se na sua secretária da Casa Branca;
2 - pegue no telefone e ligue para Micheletti;
3 - ordene-lhe que devolva imediatamente o poder ao Presidente legítimo das Honduras, Manuel Zelaya;
4 - aguarde uns minutos - e constatará que Micheletti obedecerá com a mesma prontidão com que obedeceu à ordem de executar o golpe militar de 28 de Junho.

Como se vê, a intervenção que exijo ao Presidente Obama é simples, não lhe rouba mais do que uns minutos e não implica mais do que o custo de uma chamada telefónica...

8 comentários:

samuel disse...

A virtude das coisas simples...
Eu próprio estou a sentir aqui uma pontada de hipicrisia...

Abraço.

samuel disse...

Hipicrisia, também não é mau, mas desta vez era mesmo hipocrisia. :-)))

do zambujal disse...

Épá!, se por motivos orçamentais o rapaz tiver dificuldades, por ter esgotado o saldo com as chamadas anteriores ao golpe, a gente - que nem é hipócrita, e inté é mãos largas para estas coisas - abre-lhe um crédito no seu servidor...

Um abraço

Anónimo disse...

pois os comunistas tambem gostam dos tiquezinhos autoritarios por "pontos" do genero "tu fazes isto, isto e aquilo.". A história conhece-os. :)

J.Z.Mattos

Jorge disse...

Já agora eu propunha também que a intervenção de Obama fosse no sentido de ordenar o abandono da base militar de Soto Cano (Palmerola) onde há 600 soldados (e o resto) dos EUA. Ao que parece uma das razões para o golpe foi o facto de as Honduras (e a ALBA) aí quererem construir um aeroporto civil.

Anónimo disse...

O problema é que o homem abomina intervenções... telefónicas.

Rui Silva

filipe disse...

E já agora que está ao telefone, depois de desligar e para deixar claro que o homem não é mesmo hipócrita, ligava logo em seguida para o Pentágono e ordenava-lhe que desmantelassem imediatamente as 856(!) bases militares que possuem em 51(!!) países - n°s oficiais e decerto sem contarem as novíssimas 7 na Colômbia. Admitamos, era d'homem!
Um abraço.

Fernando Samuel disse...

samuel_ olha que hipicrisia não está nada mal...
Um abraço.

do zambujal: pagamos as chamadas todas e, se necessário, deixamos gorjeta...
Um abraço.

J.Z.Mattos: pois.

Jorge: e já agora as 856 bases referidas pelo filipe...
Um abraço.

Rui Silva: esse é que é o problema...
Um abraço.

filipe: era d'homem... se ele o fosse...
Um abraço.