DESINFORMAÇÃO ORGANIZADA

Os média dominantes dão-nos todos os dias exuberantes exemplos de manipulação e falsificação de notícias - em relação a tudo o que acontece no País e no mundo e, de forma muito particular, quando se trata de acontecimentos relacionados com os objectivos do imperialismo norte-americano
Casos como os do Iraque, do Afeganistão, da ex-Jugoslávia, das Honduras - entre muitos, muitos outros - foram pretexto para as mais desavergonhadas patranhas e invencionices, as quais, porque divulgadas massivamente e passadas de boca em boca, se impuseram como se de verdades incontestáveis se tratasse.

O mesmo acontece, actualmente, com a situação da Líbia sobre a qual nos chegam vagas sucessivas de «informações», todas puxando a brasa à sardinha imperialista e muitas claramente falsas.

Aqui fica um exemplo disso (e muitos mais poderiam ser dados):

O DN de hoje «informa» que, no discurso proferido na quarta-feira, Kadhafi afirmou que a pressão internacional lhe é indiferente e, face a uma eventual intervenção da NATO e dos EUA, «ameaçou ripostar com milhares de mortos».

Na realidade, o que Kadhafi afirmou foi que uma eventual intervenção da NATO e dos EUA provocaria milhares de mortos.

Como se vê, é grande a diferença entre o que ele disse e o que o DN diz que ele disse...

E o grande drama é que, provavelmente, os que leram a notícia do DN, na sua imensa maioria, jamais saberão que foram enganados - e, julgando-se informados, serão fiéis transmissores da falsidade que lhes foi vendida...

É essa, aliás, a grande perversidade da desinformação organizada.

13 comentários:

samuel disse...

Provavelmente, mais uma vez, milhares de pessoas serão levadas a estar contra uma coisa errada... mas pelas razões erradas, o que estará, obviamente... errado.
É a velha arte de alguns poucos, que conseguem vender os seus interesses pessoais, como se fossem interesses gerais.

Abraço.

Anónimo disse...

É mesmo isso, Fernando Samuel. Está bem clarificado e esclarecido. Por agora, não digo mais nada. Talvez, amanhã, apareça por aí com mais notícias em relação ao agente da CIA que o Obama chama de «diplomata». Um abraço e continuação de bom trabalho.

(Jorge)

Maria disse...

Ouvi o homem falar e foi isso exactamente que ele disse. Só que convém aos donos dos media que a informação passe distorcida. Para justificar o que obama irá fazer, depois de ter dito hoje que K. perdeu a legitimidade e deve abandonar o poder...

Um beijo grande.

GR disse...

A comunicação social mente, mente, mente!
O leitor engole tudo que lê.
Até disseram que Kadhafi tinha fugido para a Venezuela, covarde ele não é!
Os EUA são o símbolo da morte, do sangue da Guerra!

Bjs,

GR

Anónimo disse...

Foi necessário que Khadafi se recusasse a abandonar o poder para a malta do PCP perceber que a imprensa burguesa serve os interesses da propaganda imperialista deturpando intencionalmente a realidade dos factos. Mas esquecem que não são virgens nessa postura. Quem não se lembra dos insultos ferozes feitos a Mao Tsé-Tung, incluindo o ataque ridículo, de ele enviara a Pinochet um ramo de flores após o golpe de Estado no Chile contra Salvador Allende?
Bem à maneira de Goebells, o regime soviético pós 1956, não perdeu tempo a lavar os cérebros dos povos em todo o planeta.

Anónimo disse...

O Anónimo das 09:11 está atacado de idiocia, uma deficiência conhecida no meio anti-comunista. Algumas das coisas que escreve também pertencem ao domínio da parvoíce. Portanto, não deve ser levado a sério.

Anónimo disse...

A lavagem ao cérebro foi de tal ordem, que ainda hoje se reflecte no espírito de muita gente, como se pode provar no comentário do anónimo das 09:19.

do Zambujal disse...

Claríssima demonstração.
O que por vezes - mas passageiramente - custa é a sensação de desproporção de força informativa e de estarmso, com o rigor a contrapor baldes de água a oceanos de mentira e manipulação.
Mas só há que continuar...

Um grande abraço

(as coisas que alguns anónimos sabem!!!, sabem tudo, até aquela do ramo de flores, sobre coisa nenhuma...)

A Chispa ! disse...

Os meios de informação burgueses sempre foram a voz do dono e foram consequentes na defesa dos interesses da burguesia e do imperialismo,por isso é natural que se sirvam de todas as armas e manhas como por exemplo a MENTIRA, para intoxicar as opiniões públicas mundiais.

Agora,e aproveitando o descontentamento popular devido às medidas impostas pelo FMI, com a concordância de Khadafi, e em colaboração estreita com os dirigentes imperialistas,é perfeitamente natural que manobrem com o objectivo de apoiar e projectem uma nova clique mais submissa, a fim de não perderem o controlo das riquezas petroliferas da Libia.

Portanto a atitude a tomar, caso estejam ARREPENDIDOS do vosso passado de APOIO e PROTECÇÃO aos TRAIDORES que DESTRUIRAM o socialismo e desse modo fizeram retornar o capitalismo e o imperialismo à União Soviética de Lenine e Staline e restante campo socialista, projectando essas populações trabalhadoras na mais profunda e abjectas condições de exploração... não é de se apoiar Khadafi, MAS SIM a rebelião popular, denunciar e impedir que o imperialismo Americano e Europeu,consigam almejar os seus objectivos imperialistas. Mas temos muitas dúvidas, pela forma como balbuciam, que consigam de facto arrependerem-se do vosso passado VERGONHOSO.

Abraços
A Chispa!

Anónimo disse...

Gostei mesmo de ler a parte final, «...que consigam de facto arrependerem-se do vosso passado VERGONHOSO. Abraços A Chispa!»
Já agora, para brincar com este comunicado, deixa-me imaginar esta versão, em que a mãe diz para o filho: «Olha, filho, és um desavergonhado, um drogado, um bêbado e eu não te quero ver mais na minha vida, mas, pensando bem, dá-me um abraço.»

(Jorge)

Pintassilgo disse...

Chhispa, ser omnipotente, omnipresente e omnisciente.

Anónimo disse...

Chispa:

E se vocês se arrependessem do vosso PRESENTE RIDÍCULO? Isso é que era supimpa!!! :-)))

Antuã disse...

Eu tenho o cérebro lavado mas há para aí um anónimo que o tem muito sujo.