POEMA

CANÇÃO DE GUERRA


Aos fracos e aos covardes
não lhes darei lugar
dentro dos meus poema.
Covarde já eu sou.
Fraco, já o sou demais,
e se entre fracos for
me perderei também.

Quero é gente animosa
que olhe de frente a Vida,
que faça medo à Morte.
Com esses quero ir,
a ver se me convenço
de que também sou forte.
Quero vencer os medos...
Vencer-me - que sou poço
de estúpidos terrores,
de feminis fraquezas.
Rir-me das sombras, rir-me
das velhas ondas bravas,
rir-me do meu temor
do que há-de acontecer.

Venham comigo os fortes...
Façam-me ter vergonha
das minhas cobardias.
E de seus actos façam
(seus actos destemidos)
chicotes prós meus nervos.
Ganhe o meu sangue a cor
das tardes das batalhas.
E eu vá - rasgue as cortinas
que velam o Porvir.
Vá - jovem e confiado,
cumprindo o meu destino
de não ficar parado.


Sebastião da Gama

4 comentários:

samuel disse...

É o que nos salva da fraqueza... o exemplo dos fortes que foram abrindo o caminho.

Abraço.

Anónimo disse...

Todo o poema é bom, mas gosto da parte final quando diz «...cumprindo o meu destino, de não ficar parado.»
O essencial do ser humano é isto.
Parar é morrer.
Parabéns pela escolha do poema.

(Jorge)

Graciete Rietsch disse...

Grande Poema.
E no nosso Partido temos tantos "fortes" a acompanhar-nos!!!
"Até mortos vêm ao nosso lado"
Continuemos a luta sem cedências nem hesitações.
Viva o PCP.

Um beijo.

Maria disse...

Não sei se é destino, mas é com certeza a nossa opção!

Um beijo grande.