Os média dominantes dão-nos todos os dias exuberantes exemplos de manipulação e falsificação de notícias - em relação a tudo o que acontece no País e no mundo e, de forma muito particular, quando se trata de acontecimentos relacionados com os objectivos do imperialismo norte-americano
Casos como os do Iraque, do Afeganistão, da ex-Jugoslávia, das Honduras - entre muitos, muitos outros - foram pretexto para as mais desavergonhadas patranhas e invencionices, as quais, porque divulgadas massivamente e passadas de boca em boca, se impuseram como se de verdades incontestáveis se tratasse.
O mesmo acontece, actualmente, com a situação da Líbia sobre a qual nos chegam vagas sucessivas de «informações», todas puxando a brasa à sardinha imperialista e muitas claramente falsas.
Aqui fica um exemplo disso (e muitos mais poderiam ser dados):
O DN de hoje «informa» que, no discurso proferido na quarta-feira, Kadhafi afirmou que a pressão internacional lhe é indiferente e, face a uma eventual intervenção da NATO e dos EUA, «ameaçou ripostar com milhares de mortos».
Na realidade, o que Kadhafi afirmou foi que uma eventual intervenção da NATO e dos EUA provocaria milhares de mortos.
Como se vê, é grande a diferença entre o que ele disse e o que o DN diz que ele disse...
E o grande drama é que, provavelmente, os que leram a notícia do DN, na sua imensa maioria, jamais saberão que foram enganados - e, julgando-se informados, serão fiéis transmissores da falsidade que lhes foi vendida...
É essa, aliás, a grande perversidade da desinformação organizada.
13 comentários:
Provavelmente, mais uma vez, milhares de pessoas serão levadas a estar contra uma coisa errada... mas pelas razões erradas, o que estará, obviamente... errado.
É a velha arte de alguns poucos, que conseguem vender os seus interesses pessoais, como se fossem interesses gerais.
Abraço.
É mesmo isso, Fernando Samuel. Está bem clarificado e esclarecido. Por agora, não digo mais nada. Talvez, amanhã, apareça por aí com mais notícias em relação ao agente da CIA que o Obama chama de «diplomata». Um abraço e continuação de bom trabalho.
(Jorge)
Ouvi o homem falar e foi isso exactamente que ele disse. Só que convém aos donos dos media que a informação passe distorcida. Para justificar o que obama irá fazer, depois de ter dito hoje que K. perdeu a legitimidade e deve abandonar o poder...
Um beijo grande.
A comunicação social mente, mente, mente!
O leitor engole tudo que lê.
Até disseram que Kadhafi tinha fugido para a Venezuela, covarde ele não é!
Os EUA são o símbolo da morte, do sangue da Guerra!
Bjs,
GR
Foi necessário que Khadafi se recusasse a abandonar o poder para a malta do PCP perceber que a imprensa burguesa serve os interesses da propaganda imperialista deturpando intencionalmente a realidade dos factos. Mas esquecem que não são virgens nessa postura. Quem não se lembra dos insultos ferozes feitos a Mao Tsé-Tung, incluindo o ataque ridículo, de ele enviara a Pinochet um ramo de flores após o golpe de Estado no Chile contra Salvador Allende?
Bem à maneira de Goebells, o regime soviético pós 1956, não perdeu tempo a lavar os cérebros dos povos em todo o planeta.
O Anónimo das 09:11 está atacado de idiocia, uma deficiência conhecida no meio anti-comunista. Algumas das coisas que escreve também pertencem ao domínio da parvoíce. Portanto, não deve ser levado a sério.
A lavagem ao cérebro foi de tal ordem, que ainda hoje se reflecte no espírito de muita gente, como se pode provar no comentário do anónimo das 09:19.
Claríssima demonstração.
O que por vezes - mas passageiramente - custa é a sensação de desproporção de força informativa e de estarmso, com o rigor a contrapor baldes de água a oceanos de mentira e manipulação.
Mas só há que continuar...
Um grande abraço
(as coisas que alguns anónimos sabem!!!, sabem tudo, até aquela do ramo de flores, sobre coisa nenhuma...)
Os meios de informação burgueses sempre foram a voz do dono e foram consequentes na defesa dos interesses da burguesia e do imperialismo,por isso é natural que se sirvam de todas as armas e manhas como por exemplo a MENTIRA, para intoxicar as opiniões públicas mundiais.
Agora,e aproveitando o descontentamento popular devido às medidas impostas pelo FMI, com a concordância de Khadafi, e em colaboração estreita com os dirigentes imperialistas,é perfeitamente natural que manobrem com o objectivo de apoiar e projectem uma nova clique mais submissa, a fim de não perderem o controlo das riquezas petroliferas da Libia.
Portanto a atitude a tomar, caso estejam ARREPENDIDOS do vosso passado de APOIO e PROTECÇÃO aos TRAIDORES que DESTRUIRAM o socialismo e desse modo fizeram retornar o capitalismo e o imperialismo à União Soviética de Lenine e Staline e restante campo socialista, projectando essas populações trabalhadoras na mais profunda e abjectas condições de exploração... não é de se apoiar Khadafi, MAS SIM a rebelião popular, denunciar e impedir que o imperialismo Americano e Europeu,consigam almejar os seus objectivos imperialistas. Mas temos muitas dúvidas, pela forma como balbuciam, que consigam de facto arrependerem-se do vosso passado VERGONHOSO.
Abraços
A Chispa!
Gostei mesmo de ler a parte final, «...que consigam de facto arrependerem-se do vosso passado VERGONHOSO. Abraços A Chispa!»
Já agora, para brincar com este comunicado, deixa-me imaginar esta versão, em que a mãe diz para o filho: «Olha, filho, és um desavergonhado, um drogado, um bêbado e eu não te quero ver mais na minha vida, mas, pensando bem, dá-me um abraço.»
(Jorge)
Chhispa, ser omnipotente, omnipresente e omnisciente.
Chispa:
E se vocês se arrependessem do vosso PRESENTE RIDÍCULO? Isso é que era supimpa!!! :-)))
Eu tenho o cérebro lavado mas há para aí um anónimo que o tem muito sujo.
Enviar um comentário