ATÉ AMANHÃ, CAMARADAS

Amanhã, os trabalhadores saem à rua exigindo à quadrilha de governantes em funções o respeito pelos direitos e pela dignidade de quem trabalha, vive do seu trabalho e com o seu trabalho produz a riqueza do País.
Nas acções de Lisboa e do Porto, milhares de homens, mulheres e jovens erguerão, certamente, uma grande Jornada de Luta que constituirá o mais relevante acontecimento do dia.

Assim sendo, se vivêssemos numa democracia a sério, com uma comunicação social a sério, as manifestações marcadas para amanhã seriam notícia nos jornais de hoje.
Não foram.
É claro que não se esperava que eles dessem honras de primeira página à luta dos trabalhadores. Como é sabido, as primeiras páginas são ouro e, por isso, estão reservadas para as notícias rentáveis, como se constata vendo, por exemplo, o Correio da Manhã («Magistrados suspeitos de burla»), ou o DN («Isaltino preso na câmara») ou o Público («Duarte Lima é o único suspeito da morte de Rosalina no Brasil»)...
É óbvio que não há manifestação que possa competir com notícias desta envergadura...

Também nas páginas interiores, cheias a aborratar das mais diversas notícias, não se encontra nada sobre as manifestações dos trabalhadores: nada: nem uma notícia pequenininha, escondida no recanto mais escondidinho, como às vezes acontece...

O mesmo acontece lendo as habituais análises, comentários e politologias produzidas pelos habituais analistas, comentadores e politólogos: como é óbvio, a luta dos trabalhadores não tem lugar nas reflexões destes pensadores...
(aqui, com uma excepção que importa assinalar e saudar: a crónica de António Vilarigues no Público, essa sim, virada para a situação real e concreta dos trabalhadores, do povo e do País: para as causas e para as consequências da política de direita; para a existência de uma alternativa a essa política; para o papel decisivo da luta de massas, nomeadamente as manifestações de 1 de Outubro, na construção dessa alternativa)

E amanhã?: será que os jornais vão dizer que há Jornada de Luta?
E no domingo?: dirão que houve Jornada de Luta?
Não!, tanto mais que os «Magistrados» e o «Isaltino» e o «Duarte Lima» dão pano para mangas, e vão servir para, durante muitos dias, desviar as atenções do que de importante acontece em Portugal - designadamente a Jornada de Luta de 1 de Outubro.

Até amanhã, camaradas.

9 comentários:

Pata Negra disse...

Temos de começar a fazer as manifestações em Badajoz!?
Até amanhã! Não seremos noticia mas seremos nós!

Justine disse...

Até amanhã,para mais um grito de revolta!

GR disse...

Amanhã será a continuação das lutas que nunca deixamos de fazer, mas, esta terá de ser uma Grande Jornada de Luta.

Até amanhã, camaradas.

Gd BJ,

GR

trepadeira disse...

Gritaremos,amanhã e sempre,até que a mudança aconteça.

Um abraço,
mário

svasconcelos disse...

Não nos encontraremos na mesma arena amanhã, mas estaremos juntos, na mesma hora, a lutar pela mesma causa.

Um beijo!

Bolota disse...

Até amanhã, onde houver agitação lá estarei mesmo sem saber onde.

Abraços

samuel disse...

Até amanhã... mesmo não podendo estar, fisicamente, como queria.

Grande abraço!

Graciete Rietsch disse...

Amanhã será um dia grande da Luta.
Seremos muitos a dizer NÃO a esta política,com a certeza de que continuaremos a percorrer o caminho da construção do Futuro.

Um beijo.

Maria João Brito de Sousa disse...

Até amanhã, camarada!