CARTAS DE COMUNISTAS (3)

PIERRE SÉMARD


Nasceu em 1887.
Era ferroviário e Secretário Geral da Federação Sindical Unitária dos Ferroviários.
Conselheiro Geral do Sena.
Foi um dos fundadores do Partido Comunista Francês e Secretário Geral do Partido de 1924 a 1930.

Foi preso, em 1939, pelo governo Daladier.
Momentos antes de ser fuzilado pelos nazis, em Evreux, a 7 de Março de 1942, escreveu esta carta aos camaradas.


«7 de Março de 1942

Queridos amigos

Uma oportunidade inesperada permite-me enviar-vos a minha última mensagem, pois dentro de alguns momentos serei fuzilado.
Aguardo a morte com calma; provarei aos meus carrascos que os comunistas sabem morrer como patriotas e revolucionários.
O meu último pensamento é para vós, companheiros de luta, para todos os membros do nosso Partido, para todos os Franceses patriotas, para os heróicos combatentes do Exército Vermelho e o seu chefe, o grande Stáline.
Morro com a certeza da libertação da França.
Digam aos meus amigos ferroviários que não façam nada que possa ajudar os nazis. Eles vão compreender-me, vão escutar-me e vão agir. Estou certo disso.
Adeus, queridos amigos, está próxima a hora de morrer. Mas eu sei que os nazis que vão fuzilar-me já estão vencidos e que a França saberá continuar o combate certo.
Viva a União Soviética e os seus aliados!
Viva a França!»


PIERRE SÉMARD

9 comentários:

Anónimo disse...

Este gajo não tinha família?

oasis dossonhos disse...

http://aguasdosul.blogspot.com/2011/08/labregos-de-colarinho-com-gravata.html

Anónimo disse...

O pobre anónimo das 16:42, não sabe distinguir uma carta dirigida à família de uma outra carta dirigida aos seus camaradas de luta.

Anónimo disse...

Anónimo das 16:46

CANALHA! FASCISTA!

samuel disse...

E a França libertou-se... apesar de tudo...

Abraço.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 16.46:

Estúpido! Era em ti, e em mim, e em nós, que ele pensava quando enfrentava a morte! Em ti, estúpido, que vives num mundo libertado da besta nazi. Estúpido escravo, liberta-te!

MG

Anónimo disse...

Este (o anónimo das 16:46) é o tal anónimo do "Oh Parvalhão!" que nem sabe distinguir o "Oh" de "Ó".

Talvez não seja má ideia começarmos a tratá-lo, daqui em diante, pelo "Oh Parvalhão".

Fica-lhe bem. É uma boa medalha pelos seus actos de cobardia, quando está sózinho em casa (sem nada que fazer... o coitadinho).

Anónimo disse...

Há por aí muitos anónimos. Sou o das 16:46 mas não o do «Oh Parvalhão». Palavra de escuteiro.

Maria disse...

Outro herói assassinado pela besta fascista! Que raiva!

Um beijo grande.