UMA LIGEIRA DIFERENÇA...

Durante cerca de três semanas fomos «informados» pelos média dominantes que:
1 - os rebeldes líbios dominavam praticamente todo o país e que a conquista de Tripoli, a capital, estava iminente;
2 - que os rebeldes líbios não destruíam nem matavam ninguém e que quem destruía e matava eram os partidários do Kadhafi;
3 - que o povo líbio odiava o Kadhafi e festejava entusiasticamente os êxitos dos rebeldes;
4 - que o grande trunfo de Kadhafi eram os aviões, com os quais «bombardeava o seu povo» - pelo que era urgente a criação de uma zona de exclusão aérea (ZEA) - ou seja a destruição das bases aéreas líbias - de modo a parar os bombardeamentos.

Afinal, ao que parece, as coisas não eram exactamente assim.
Sabe-se agora que:
1 - os rebeldes nunca estiveram perto de dominar o país - e há até quem «vaticine que a queda de Bengasi, a "capital" dos rebeldes, está para breve»;
2 - a cidade de Ras Lanup, reconquistada aos rebeldes pelas tropas de Kadhafi, foi devastada pelos rebeldes - desde os edifícios públicos ao próprio hospital (que os rebeldes pilharam, destruindo camas, portas e janelas e atirando os medicamentos para a rua) - e que há «grandes manifestações de regozijo por parte dos apoiantes de Kadhafi na cidade»;
3 - o regime vai somando êxitos e a exibição desses êxitos por parte do regime é festejada «pela loucura entusiástica do povo que idolatra o líder líbio»;
4 - «é com as tropas terrestres (e não com a aviação) que as tropas de Kadhafi estão a vencer os rebeldes» - no entanto, o general líder dos rebeldes «pede e apela à criação urgente da ZEA para evitar que os interesses dos EUA sejam prejudicados»...

Isto é: entre o que os média dominantes nos diziam estar a acontecer e a realidade parece haver uma ligeira diferença...

22 comentários:

J.N. disse...

tal como antes já o tinhas alertado aí está. A verdade é diferente do que nos queriam fazer acreditar. Mais uma vez o imperialismo chacina para que o capital sobreviva.
Abração
J.N.

svasconcelos disse...

Sem dúvida. Devia deixar de ler o que me querem impingir... Vale-nos outra informação, para equacionar os factos.
beijo,

Graciete Rietsch disse...

Muito pequena a diferença!!!
Para quando a verdade?

Um beijo.

A Chispa ! disse...

Ainda sobre o texto:
Positivo, saudável e a saudar.

Vejam só como as vossas opiniões em relação à manifestação de dia 12 das Gerações à Rasca, são coincidentes com as opiniões de João Carlos Martins do PS e outros reaccionários.
Diz J.c.Martins
"Desenrasquem-se!Porque não alinho com os supostamente enrascados.
Porque não me parece que o movimento não me parece que seja tão espontâneo quanto quer fazer crer envidenciando sinais de organização, como a tentativa de boicote de um partido democrático.Ninguém vai espontaneamente para boicotar um comicio "armado" de megafone. (Trata-se do comicio em Viseu onde estava j.Sócrates)
Porque desconfio de um movimento com fortes APOIOS e PATROCINIOS por parte de alguma comunicação social com direito,por exemplo a uma coluna permanente na edição online do jornal Expresso.
Porque desconfio de movimentos que visam directamente o ataque ao poder democráticamente eleito... "

Podem ver o resto do artigo e outros comentários reaccionários contra a manifestação das Gerações à Rasca em "geracaoenrascada.wordpress.com
.............................

Quanto a este texto, depois das últimas afirmações de Khadafi a condenar a Al-Kaeda e que se os americanos e europeus não o ajudassem que se virava para a Al-Kaeda, diz bem, que com Khadafi ou sem ele os imperialistas têm os seus interesses assegurados na Libia.

A Chispa!

Antuã disse...

Não podemos confiar nos ronhosos da comunicação social dominante.

samuel disse...

Como sempre, é a verdade que vai sendo vitimada todos os dias... para além dos inocentes que estão nos locais errados, às horas erradas.

Abraço.

Maria disse...

É o costume...
Esta comunicação social mete nojo!

Um beijo grande.

J disse...

Sejamos dignos. Ignoremos os comentários da Chispa porque são um atentado à inteligência humana. Por muito caricatos que sejam os seus comentários por rfavor desconheçam a Chispa.

Aristides disse...

Entretanto os combustíveis aumentaram por causa da Líbia. Se não houvesse conflito, porque é que seria?
Os libertadores norte-americanos e europeus não tardarão a alinhar com Kadaffi e a reintegrar a sua sangrenta ditadura nos carris adequados da boa compreensão.
Abraço

Mar Arável disse...

Tudo depende do pasquim

Anónimo disse...

Excelente texto.
Como a situação na Líbia já não é assim tão importante, a comunicação social virou toda, de armas e bagagens para o Japão. Fala-se de uma fuga radioactiva de proporções gigantescas. Novamente, o medo a arrastar toda uma multidão. Os jornais e as televisões precisam de vender. Qualquer notícia serve, desde que sirva para fazer muito dinheiro.

(Jorge)

Medronheiro disse...

A comunicação social que temos seria cómica se não fosse trágica.

Anónimo disse...

Quem teve a coragem de assistir ao debate de ontem na TV entre os deputados do Parlamento, apercebeu-se, naturalmente, em que estado se encontra o país político de forma completa e sem omissões. Da demagogia descarada do PS não é necessário perder tempo a analisá-la, da hipocrisia indisfarçavel do PSD só há que constatá-la sem mais comentários, do CDS a melhor atitude a tomar é dar-lhe o respectivo desprezo que merece.
Quanto às intervenções da esquerda o cidadão a quem resta ainda alguma lucidez só tem uma coisa a fazer; é saír rapidamente do país e nunca mais voltar.

A. Pinho disse...

De facto o "debate" ontem nos "Prós e Prós" capitalismo foi digno de se ver. Todos concordavam uns com os outros no "combate" ao governo. Já não se sabe onde começam as propostas do PCP,BE e onde acabam as do PSD,CDS.

É um fartão de rir quando observamos tanta convergência nos pontos de vista.

Nota:Não sou da chispa, mas sou observador e cada vez mais estas convergências me metem nojo, só espero que os jovens AVANCEM com a sua luta.

A.Pinho

do Zambujal disse...

Obrigado pela excelente sistematização.

Dos comentários acima, além do acordo com todos os identificados, nasceu-me uma réstea de esperança com esta última do último anónimo: vai, vai... enquanto julgas estar lúcido, nós cá ficaremos a lutar, como sempre!... mas, depois, por favor, não voltes.

Um grande abraço

Anónimo disse...

Concordo com o Zambujal.
Fugir, talvez, mas para onde? Pois o Mundo está cada vez mais perigoso.
Quem tem esta atitude de sair e esquecer aqueles que por cá lutam, percebe muito de egoísmo.
Enquanto pôde, serviu-se dos outros. Agora que isto está difícil aconselha quem pode a fugir do país.
Mas a irresponsabilidade e o egoísmo têm um preço.

Anónimo disse...

O preço a pagar é o de morrer de tédio com esta esquerda esquizofrénica a que assistimos ontem. Quanto aos que cá ficam a lutar, louvo a sua coragem e firmeza patriótica, mas uma coisa é certa vão ficar frustrados e serão mais uns vencidos da vida à qual não dão dignidade nenhuma. Se eu não "devo" voltar, espero bem que o Zé Zambujal que afirmou isso se dê por cá muito bem e que seja muito feliz nesta pasmaceira que Eça tratou por "choldra". Todavia não foi isso que e u escrevi quanto a mim mas sim se o Zambujal sabe ler (que duvido) esta sugestão foi dirigida ao cidadão que preza a sua dignidade enquanto tal.
Aconselho o Zambujal a frequentar um curso de alfabetização para adultos para se instruír mais um pouco. O país bem precisa de cidadãos com alguma instrução...

Zé Canhão disse...

Já estou farto de filhos de pais anónimos.

samuel disse...

O que o país, decididamente, não precisa, é de anónimos armados em espertos, mas que não passam de patetas que nem um nome conseguem assumir.

Anónimo disse...

O Samuel tirou um belo curso de polícia e por isso não suporta um cidadão anónimo. Como todo o polícia que se preza o cidadão tem que se identificar, senão vai preso. A escola neo-nazi, neste tempo, está instalada em todo o sítio.

Anónimo disse...

Fernando Samuel
O post era sobre a Líbia. Por isso é que eu estou sempre a escrever que deves escolher o que pensas dever ser publicado.
Vitor sarilhos

samuel disse...

Anónimo (20:36):

Uau!!! Brilhante! Leu isso numa T-shirt, aposto.