TRÊS APONTAMENTOS

Três apontamentos decorrentes da leitura dos jornais de hoje:

1 - «Sócrates dá novo aperto no cinto dos portugueses», diz a notícia.
E explica que estão aí a chegar mais umas «medidas adicionais» que englobam um novo «aumento dos impostos e cortes nos serviços» - isto porque, segundo o primeiro-ministro, «será feito tudo o que for necessário para que seja cumprido o défice orçamental».
Dizendo o mesmo por outras palavras, Cavaco Silva opina que o que até agora foi feito «pode não ser suficiente»...
Entretanto, Passos Coelho, a pensar em futuras eleições, «pede maioria ampla e forte para mudar Portugal» - pedido igual ao que Sócrates fez, em vésperas de anteriores eleições; e igual ao que Barroso fez no seu tempo; e ao que Guterres, por sua vez, já tinha feito, repetindo a formulação usada por Cavaco...
E assim andam todos a «mudar Portugal» há mais de três décadas...

2 - A propaganda à «moção de censura» do BE vai de vento em popa: os média, entusiasmados, falam dela (e do líder) todos os dias.
O facto é tanto mais curioso quanto, como sabemos, a dita «moção» começou por ser fortemente desancada por esses média - todos - e pelos seus comentadores de serviço e, poucos dias depois, como que em obediência a um qualquer sinal combinado, passou a ser tratada com todos os cuidados propagandísticos por esses mesmo média - todos.
Vá lá a gente entender estas curiosidades!...

3 - O inesgotável Mário Soares, dedica a sua compacta prelecção de hoje, no DN, entre outras coisas, aos acontecimentos nos países árabes.
Fazendo questão de separar o trigo do joio - coisa que nele significa separar a democracia e a liberdade dos totalitarismos todos - fala-nos do «Presidente Mubarak» e do «ditador Kadhafi»...
E radiante, esfuziante, delirante, Soares observa que «as revoltas verificadas até agora, à excepção da Líbia - que é um caso sui generis - não envolveram gritos de ódio contra a América, o imperialismo ou Israel»...
Facto que, obviamente, garante às ditas «revoltas» um conteúdo democrático que não teriam se houvesse «gritos de ódio» à benemérita «América», ao altruísta «imperialismo» e a esse modelo de democracia que é «Israel»...

20 comentários:

samuel disse...

Mas que triunvirato! Ou é troika?
Mesmo sem o "peres"... que é uma coisa que vai sempre bem com a "troika" :-)

Abraço.

Pintassilgo disse...

São 3 sanguessugas.

Anónimo disse...

Esta comunicação social que temos é um autêntico desastre.
Certas notícias não aparecem e não são esclarecidas, como esta que apanhei da imprensa alternativa. Trata-se do agente da CIA, chamado Raymond Davis, apanhado a matar dois civis paquistaneses, à luz do dia, em Lahore, no Paquistão. Após a sua captura, Obama, Hillary Clinton, John Kerry e outros nomes da «alta» política americana já apareceram em sua defesa, pedindo a sua imediata libertação. Porém, nada está esclarecido quanto à missão de Davis, no Paquistão; nem os seus encontros com um grupo que se diz ser parte da «Al-Qaeda», chamado «Tehreek-e-Taliban», demonstrando que a CIA tinha contactos com o suposto inimigo, no fundo, para obter informações precisas acerca do território paquistanês. Se tudo isto se vier a confirmar, a chamada guerra ao terrorismo, da parte do Império, é uma fraude.
Como é lógico, os nossos jornais não contam isto. Este tipo de notícias faz parte do leque que dá pelo nome de «teoria da conspiração».

(Jorge)

A Chispa ! disse...

Nem todos desancaram na Moção de Censura do BE, a direcção do PCP já fez saber que concorda com o seu conteúdo e que votará nela, caso este conteúdo não seja alterado.

Sobre as novas AMEAÇAS de mais medidas de austeridade por parte do Governo, este como defensor dos interesses da burguesia capitalista, está a cumprir com o seu papel,e só poderá recuar se encontrar pela sua frente uma poderosa MURALHA de contestação, mas infelizmente não tem sido este o caso, daí a sua ARROGÂNCIA.

Sobre este tema acabamos de publicar um texto na "A Chispa!", agradeciamos a vossa visita e os vossos comentários.

Abraços para todos, menos para o Samuel e o Tramagal(S.R.)

A Chispa!

Eduardo Miguel Pereira disse...

Eles seguem todos a mesma cartilha !
Mas da mesma forma que no médio oriente as pessoas começaram a agir contra décadas de despotismo e autoritarismo, também por cá eu acredito que o reinado desta "troika" tenha os dias contados. O povo Português há de saber dar a resposta, e quem sabe, contra todos estes analistas de meia-tigela que já dão Passos Coelho como o próximo 1º Ministro, não venhamos todos a ter uma agradavel surpresa nas próximas eleições.

Quem parece que já anda em "campanha eleitoral", e à caça, não de votos, mas de comentários, é a nossa "amiga" Chispa.
Porra ! ó Chispa isso de vir aqui pedir comentários no "vosso" blogue é coisa para lá de deprimente. Vai mas é arrumar carros, pá !!!

samuel disse...

Ó pá... então só eu e o Tramagal é que não somos AGREDIDOS com "abraços"?!
Está mal! Assim, sinto-me um privilegiado... mas lá que é bom, isso não posso negar! :-)

Antuã disse...

Eu também não quero ser agredido com os abraços da Chispa.

José Rodrigues disse...

Por omissão,[convicção(?)]Soares é... Chispa!?


Abraço

Gildásio Maiato disse...

Companheiros,
Estes tipos não brincam, estas marionetas do capitalismo selvagem, hoje, vão a Berlim!
Preparem-se para o que dai vai sair... a repressão vai aumentar, mais direitos se vão perder se... mas, sem chispas e com luta, muita luta de rua, porque é na rua que se mostra a nossa força, unidos venceremos!

Gildásio Maiato

Maria disse...

Toda esta comunicação social me mete nojo!!!
Sem ter a ver com o teu post, nunca vi por aqui nenhum Tramagal... que de memória só me recordam as Berliets que iam para a guerra colonial. Ó Diabo!!!

Um beijo grande.

Bolota disse...

Não sei se é da comunicação social mas o certo é isto:

" Funcionários públicos correm o risco de receber o subsídio de Natal em certificados do tesouro ou de aforro. "
Correio da Manhã

O que equivale a dizer que nunca mais o recebem.

Das duas uma ou vamos para a rua lutar pelas nossas vidas ou morremos á mingua ás mãos deste filho da puta.

Que me desculpem a linguagem.

Graciete Rietsch disse...

A situação do País é tão grave que só me apetece dizer que todos os que para ela contribuíram e continuam a agravar , merecem uma séria punição, a começar por Soares, que é o Pai deles todos.

Um beijo.

do Zambujal (que é onde estou agora) disse...

Seria só para dizer que acho este "post"... como de costume!Muito útil, pelo que diz e pelo modo "arrumado" como diz: arruma com eles.
E aproveito para dizer (S.R. que sou!) que não me mudei para o Tramagal, para onde acho que os que chispam iam deixar de mandar abraços, no respeito (?!) pela minha decisão de recusar cinismo e hipocrisia. Mas ela vale para o Zambujal, para o Tramagal, ou para onde quer que ande de viagem ou esteja de passagem.

Um grande abraço para ti, Fernando Samuel

Julinho disse...

Já não vou ao Tramagal desde 1968. Fui lá ver o Tramagal-Espinho para a então II divisão Nacional de Futebol. Estava na tropa em Santa Margarida e aproveitei para ir ver um amigo de infância que jogava no Espinho.

Mário disse...

Sérgio
Independentemente dos abraços, não te importas de explicar as razões que levaram o nosso Partido a apoiar a Moção de Censura do BE.

abraço
Mário

Anónimo disse...

Independentemente dos abraços de «A Chispa!» e da moção do BE, ou dos repórteres que descrevem cenários apocalípticos na Líbia e, à noite, roem as unhas a ver o futebol, meus amigos, este assunto sobre o agente da CIA apanhado no Paquistão está bom.
Obama já veío falar de "o nosso diplomata» e até evocou a convenção de Viena para as relações diplomáticas entre países.
No entanto, não explicou como é que um dito diplomata andava munido de uma "Glock" e até de um telescópio de bolso. Como é que um diplomata mata dois motociclistas paquistaneses pelas costas e é socorrido por outros supostos «diplomatas» americanos que, na confusão, atropelam e matam um civil?
Devido à rivalidade entre o presidente do Paquistão e o responsável pela cidade de Lahore (ex-primeiro ministro do Paquistão), o assunto de Davis vai mesmo a tribunal e, portanto, um agente da CIA ou, se quiserem, «serial killer», pode vir mesmo a ser julgado, condenado e enforcado pela morte de dois paquistaneses.
No meio de tudo isto, eu pergunto, para quê ouvir a Cândida Pinto? Para quê ler Ricardo Costa? E quem diz Ricardo Costa, diz Eduardo Lourenço, Nuno Rogeiro, etc, etc...

(Jorge)

Fernando Samuel disse...

samuel: olhando bem... lá encontramos o «peres»...
Um abraço.

Pintassilgo: mais ou menos...
Um abraço.

Jorge: obrigado pela informação.
Um abraço.

Eduardo Miguel Pereira: se a luta de massas crescer, crescer, crescer... tudo é possível.
Um abraço.

samuel: vês do que te livraste!...
Um abraço.

Antuã: um abraço meu.

José Rodrigues: quem sabe!?...
Um abraço.

Gildásio Maiato: com a luta de massas tudo é possível.
Um abraço.

Maria: Ó diabo, dizes bem...
Um beijo grande.

Bolota: vamos para a rua e é já no dia 19.
Um abraço.

Graciete Rietsch: não está nada mal visto...
Um beijo.

do Zambujal: então toma lá um abraço meu - e bem grande.

Julinho: um abraço.

Anónimo disse...

Jorge ás 13:16
A última parte do que dizes é cumprido por mim à risca pois além de poupar na compra dos jornais "deles" ainda ando menos enervado por não lhes poder ir à tromba. É pena que as informações que tenho sabido por ti não chegam á populaça que era para verem em quem eles andam "a botar" o voto.
Vitor sarilhos

Anónimo disse...

Olá Vítor, felizmente, aqui no lugar dos amigos, vamo-nos mantendo informados. Também, vou-me aproveitando da simpatia do Fernando Samuel e da sua generosidade, para mostrar como esses «ditos colunáveis» são uns totais incompetentes. Um abraço

Anónimo disse...

Faltou assinar o meu nome. O anónimo das 20:11

(Jorge)