UM CASO TÍPICO

Os jornais têm noticiado e comentado o estranho caso ocorrido em Alpiarça e de que foi protagonista Teresa Freitas - licenciada em ciências políticas, secretária da governadora civil de Santarém e presidente da comissão concelhia do PS de Alpiarça (e o mais que se verá, tudo o indica, num futuro não distante...).

A coisa começou assim: preocupada com a construção de «um futuro melhor em Portugal», Teresa Freitas decidiu passar a escrito as suas preocupações sobre o magno assunto e partilhá-las com os leitores do Jornal Alpiarcense, jornal que, com este artigo, iniciou a publicação daquilo a que a sua direcção chama «textos exclusivos» - e que, em relação ao primeiro publicado, a realidade veio mostrar não ser, afinal, assim tão «exclusivo», como adiante veremos...

Na verdade, a licenciada em ciências políticas optou pelo recurso a um método sem dúvida pragmático mas de assaz duvidosa probidade, digamos assim...
Pegou em textos sobre a matéria escritos por três pensadores da nossa praça e toca de copiá-los (um bocado deste, um bocado daquele, mais um bocado daqueloutro...), alinhavá-los e publicá-los sem indicação de autorias, como se fossem textos seus, ou seja: plagiando-os.
E com tal afã o fez que, segundo rezam as notícias, dos dez parágrafos que compõem o texto publicado e por ela assinado, nove são, integralmente, dos três plagiados e apenas um é (segundo se pensa...) da plagiadora.

Ora é bem verdade, que neste tempo de desvergonha sem margens, tal caso não é de espantar. Trata-se, com efeito, de um caso típico, já que coisas semelhantes e até bem piores fazem-nas todos os dias os colegas de partido da plagiadora de Alpiarça e os seus aliados na política de direita.
E assim sendo por que é que a senhora não há ter iguais direitos?...

Além disso e por tudo isso, confesso que estou indeciso sobre o que é que, na prática plagiadora de Teresa Freitas visando «um futuro melhor em Portugal», está mais conforme com a desvergonha reinante:
se o plágio, coisa sempre feia, feia e reveladora de um determinado carácter - e que, pelos vistos, Teresa Freitas integra no seu projecto para esse seu almejado «futuro melhor»...

se os plagiados, cujo projecto de futuro para Portugal a plagiadora foi surripiar e fez seu.
É que os plagiados são nem mais nem menos do que o Cardeal Patriarca, Adriano Moreira e Teresa de Sousa - e ir roubar ideias para o futuro a tais personagens só lembraria a quem quer para o nosso País um futuro igual ao presente.
Para pior, é claro.

8 comentários:

Maria disse...

A mulher tem futuro no partido a que pertence... leu a cartilha toda!

Um beijo grande.

Anónimo disse...

parece que para aqueles lados, é moda plagiar:
http://rotundaseencruzilhadas.blogspot.com/2010/11/papel-quimico.html
Bj

GR disse...

PS, plagia, engana o eleitorado, segue as teorias de direita e ainda tem razão! Finalmente já foi encontrada a secretaria-geral do ps!
Uma vergonha!

Bjs,

GR

O Puma disse...

Pelo que me dizes

a senhora merece este ps

samuel disse...

A senhora vai longe! (desde que me ajudem a pagar-lhe a passagem...)
Antes que haja justos reparos... esta piada é dos saudosos "Marretas". :-))) :-)))

Abraço.

Pintassilgo disse...

Lá para os lados do PS há uma certa tendência para o crime!

Fernando Samuel disse...

Maria: mais dia menos dia... é ministra.
Um beijo grande.

Anónimo: lá irei.
Um abraço.

GR: sabe-se lá se não chegará a isso?...
Um beijo.

O Puma: merece: tanto como este PS a merece...
Um abraço.

samuel: é copiada mas é boa...
Um abraço.

Pintassilgo: está-lhes no sangue...
Um abraço.

Graciete Rietsch disse...

Provérbio popular
"Tal pai, tal filho"
Neste caso filha.
E quem será o pai?Adivinhem!!!

Um beijo.