Chamava-se Edwin Pérez, era secretário-geral da Juventude Comunista do Equador e responsável pela participação equatoriana no Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes, que terá lugar na África do Sul de 13 a 21 de Dezembro.
Quando da tentativa de golpe contra o presidente Rafael Correa - em 30 de Setembro - Edwin teve papel destacado na organização da resistência juvenil ao golpe e na subsequente derrota dos golpistas.
No dia 25 de Outubro, Edwin Pérez foi vítima de uma brutal agressão por parte de um grupo da extrema-direita , cujo líder, um tal Neptali Ramirez, é conhecido entre o seu bando por «escorpião».Em estado grave, o jovem comunista foi levado para o hospital onde viria a falecer - no dia 11 de Novembro - depois de duas semanas e meia em coma.
Dizem os que o conheciam que «a sua família era o Partido e os seus amigos eram os seus camaradas» - o que significa que o exemplo de actividade militante de Edwin perdurará e que os jovens comunistas equatorianos continuarão a luta à qual ele dedicou a sua vida.
Uma vida que, apesar de curta, deixa marcas carregadas de futuro: as marcas imperecíveis do ideal de Edwin Pérez, do nosso ideal comunista.
«Edwin Pérez, presente!» - gritaram os seus camaradas no funeral.
Um grito ao qual o Cravo de Abril se associa nesta singela homenagem que presta ao jovem camarada assassinado.
10 comentários:
Até sempre camarada.
Olha se os fascistas estavam no poder neste país!
Presente!
Comovida, digo Presente!
Um beijo grande para ti.
Não deixaremos morrer
os nossos mortos
Os órgãos de comunicação social mais uma vez ocultaram esta triste e preocupante notícia, só o nosso Avante! a divulgou e branco, o nosso Cravo de Abril.
Bjs,
GR
Até amanhã Camarada
O número cresce, mas também crescem a indignação e a consciência.
Abraço.
Sentidas condolências à família do jovem camarada assassinado e à Juventude Comunista que liderava.
Pode ter sido um canalha equatoriano o facínora que desferiu o golpe. Mas o mandante chama-se Obama e se puder repetirá a façanha ignóbil.
O Equador, Vencerá!!!!
Para o jovem camarada assassinado a minha mais sincera admiração e tristeza com a certeza de que os jovens e todo o mundo, incluindo a nossa JCP, não esquecerão a sua heróica luta e o seu bárbaro assassinato.
Tu e tantos outros(aqui posso incluir entre muitos a nossa CATARINA EUFÉMIA)serão a nossa honra e o nosso grande incentivo à continuação da luta.
Um beijo grande, CRAVO de ARIL.
Enviar um comentário