Ervidel do Alentejo!


Estiveram lá todos... mesmo os que, por algum motivo que já me quiseram dizer, não puderam ir. estiveram lá todos. e ainda tenho a voz embargada pelas lágrimas de ter reunido tantos amigos... nestas alturas um homem repara nos passos que dá... e, honestamente, não sei quais tenha dado para merecer tantos e tão bons amigos... mas lá estavam... mais de cem...lá estavam. cada um marcando profundamente a sua presença no meu coração rendido a tamanha demonstração de tão nobre sentimento. Bem sei que tínhamos a desculpa do livro... afinal, estava a ser lançado um livro que relata histórias (a HISTÓRIA) das gentes da terra. E estava tudo curioso. naturalmente. lá estão as fotografias dos avós, dos pais, dos irmãos... do sofrimento e das alegrias das suas vidas que, de uma forma ou de outra, moldaram também a história deste povo. do nosso povo. do povo a que pertenço. mas lá estavam todos. e no final eu percebi que apenas queriam retribuir o abraço que sentiram pela minha parte -e, essencialmente, da Junta de Freguesia - por termos sabido dar voz às suas vozes habitualmente esquecidas pela história oficial.
lá estavam todos. o luís, o valverde, o domingos, o caixinha, o cardador, o raimundo, o inácio... a vanessa, o gui, os meus pais... e agora cá estão todos... bem apertados no meu peito, pois não tenho mais espaço no coração para tanta e tão boa gente. sábado nasci novamente. desde lá que sou filho de Ervidel. amanhã, quando me virem em qualquer lugar, não digam «lá vem o alentejano!» embora não estejam errados... sejam mais específicos! lá vem o ervidelense!
a todos os amigos: muito obrigado

( para mais pormenores acerca da publicação clicar no titulo)

9 comentários:

samuel disse...

Uma tarde para guardar no lado esquerdo do peito... estou certo.

Abraço.

GR disse...

Linda demonstração de afecto.
Tu mereces.

Um bj,

GR

Maria disse...

Ternurento e comovente este post, António.
Acho que, por um momento, enquanto te lia, ouvi a tua voz e vi uns olhos brilhantes... de água...

Beijo, ervidelense!

Justine disse...

Parabéns, António Sérgio e um abraço especial.

Anónimo disse...

não sei que passos de levaram a outros amigos,
mas o caminho que nos levou um ao outro
foi construído na amizade e no companheirismo,
duas características muito tuas!
é com "orgulho" que digo:
Parabéns por mais esta etapa!

mesmo longe, tu sabes que "estive ai"...

abraço cheio de Saudade,
daniela

Ana Camarra disse...

António

Um relato do coração, sem duvida!

beijos

Susete Evaristo disse...

Muito em breve vou ler o teu livro mãos amingas vão trazê-lo para mim.
Não quero porém deixar de te enviar o meu abraço

Antonio Lains Galamba disse...

Samuel: Para guardar desse lado. Exacto :) um abraço grande

GR: fizeste falta nesta festa. mas lá estiveram as tuas pombas. e os teus cravos. e o nosso sonho. um beijo grande

Maria: a ternura esteve também nos olhos de quem me leu. Um abraço e um beijo.

Justine: Obrigado. E um abraço igual:)

Daniela: minha amiga... volta depressa. fazes-me muita falta. um abraço apertado. e um nó na garganta...

Ana Camarra: do coração vem o nome dos meus amigos... assim o teu... Um beijo

Susete Evaristo: ontem mesmo levei o teu livro para Beja. Espero que gostes. Terás de me perdoar mas na dedicatória escrevi o teu nome com «z» no lugar do segundo «s»... um beijo grande.

Susete Evaristo disse...

E escreveste muito bem pois o nome com que fui registada é Suzette (com Z e dois ts) eu é que por uma quat~eo de parvoice patriótica o aportuguesei.
Beijinhos e obrigada pelo autografo.