SINAIS DA «MUDANÇA»

A «mudança» prometida por Obama está em marcha: o novo Presidente dos EUA tem vindo a desenvolver uma inusitada e caudalosa actividade epistolar e comunicacional.
E selectiva, sublinhe-se: como podemos ler num magnifíco post do Cantigueiro, enquanto que, para Cavaco Silva e para José Sócrates, Obama mandou escrever aquelas cartas-tipo destinadas a todo o gado miúdo do planeta, já para o Rei de Espanha fez questão de telefonar... Sangue azul é sangue azul...

E a confirmar que estas cartas e contactos telefónicos, quer pela forma quer pelo conteúdo, trazem a marca da «mudança», um jornal de hoje dá conta de uma carta enviada pelo Presidente dos EUA ao Presidente do Kosovo.
Nela, segundo a notícia, Obama renovou «o apoio dos EUA ao Kosovo multiétnico, independente e democrático, para que tenha o lugar que merece como membro da Comunidade de Estados».
E o jornal que dá a notícia explica assim a carta: «O Kosovo tem importante interesse estratégico para os EUA, já que constitui uma base segura para os EUA na Europa».

Aí está a «mudança» na sua expressão essencial: com Obama, ou Bush-filho, ou Clinton, ou Bush-pai... o imperialismo norte-americano não muda; não desiste da prerrogativa de que se apossou de decidir quem é e quem não é «democrático»; não desiste da ideia de que «o que é bom para os EUA é bom para o mundo»; não desiste do «sonho americano» de dominar o planeta.

10 comentários:

samuel disse...

Não fosse o Kosovo uma base segura para os EUA na Europa... e bem podiam ir tentar ser independentes e multiétnicos para o raio que os partisse. Isto se não fossem "promovidos" a terroristas...

Maria disse...

Mas houve gente (honesta) que acreditou que Obama era... a salvação, o homem, o etc....
Cegueira quase colectiva, poeira para os olhos, digam o que disserem, é mais do mesmo!

Um beijo grande

Anónimo disse...

... com a preciosíssima colaboração dos Santanas/Barrosos/Cavacos;Sócrates/Guterres/Soares; já não falando de outros mais antigos; como, por exemplo, Caetano/"Botas" (nem lhe escrevo o nome: é o marialva "engatatão": - parece que se engatava com o cardeal...

Rui Silva

Ana Camarra disse...

Mudaram as moscas....

Anónimo disse...

para aqueles que acreditaram na mudança e nos chamaram sectários a ilusão durou muito pouco tempo.

filipe disse...

Pois é. Este novíssimo "messias" - objecto de uma campanha de promoção mediática de âmbito mundial sem paralelo - acaba de decidir o envio de mais 12.000 militares USA para o Afeganistão.
A sua "mudança" vai-se esgotando rapidamente...
Abraço.

Hilário disse...

As atitudes vão ser sempre as mesmas, não tenham dúvidas.

Os americanos vão continuar sempre a exibirem-se como os senhores do Mundo e a continuar as guerras com a justificação do terrorismo.

Infelizmente ainda á muita gente que anda iludida com o Obama.

Um Abraço

Hilário disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Orlando Gonçalves disse...

NBão tenho o minimo de ilusão que a politica mude. Mudaram as moscas o cheiro é o mesmo.

Fernando Samuel disse...

samuel: não há como fazer o que o boss manda...
Um abraço.

Maria: o mal é que há sempre gente boa a acreditar em coisas más...
Um beijo grande.

Rui silva: de facto, é uma grande (e promíscua) cambada...
Um abraço.

Ana Camarra: nalguns casos nem isso..
Um beijo.

Antuã: e ainda há iludidos...
Um abraço.

Filipe: é a «mudança» deles...
Um abraço.

Hilario: e essas ilusões interessam muito ao imperialismo.
Um abraço.

Orlando Gonçalves: No essencial, tudo ficará na mesma.
Um abraço.