QUE GRANDE PROJECTO, O DO CAVACO!

Terminou a primeira ronda de debates televisivos.
O primeiro registo a fazer é o da duração dos debates: 30 minutos.
Meia hora é tempo mais do que insuficiente para cada um dos dois candidatos presentes expor como se propõe desempenhar o cargo se for eleito e proceder à avaliação do mandato findo do actual Presidente da República - para além da indispensável abordagem da situação actual do País, das suas causas, das suas consequências e dos seus responsáveis.
Quero dizer com isto que, obviamente, o grande beneficiado com a curta duração dos debates é aquele que, entre todos, tem mais contas a prestar: Cavaco Silva.
O que, não constituindo surpresa, deve ser registado.

Feito o registo, passemos adiante.
«A importância de um projecto político», é o título de um artigo hoje publicado no Diário de Notícias e assinado pelo Director do jornal, João Marcelino.
Para Marcelino, há dois candidatos: Cavaco Silva, o «claro favorito» e Manuel Alegre, o «challenger».
Quanto aos restantes, pessoas «com certeza muito estimáveis, não possuem qualquer projecto político coerente para apresentar ao País», enquanto que os dois primeiros, esses sim, possuem projectos políticos coerentes para o País... - e que são, nem mais nem menos, isto digo eu, os projectos que conduziram o País ao desgraçado estado em que se encontra.

Depois, Marcelino, numa dúzia de palavras, arruma o candidato comunista: «Francisco Lopes ainda cumpre uma missão no PCP, como outros camaradas seus o fizeram no passado» - apreciação que, para além daquele enigmático «ainda», finge desconhecer as propostas singulares da singular candidatura de Francisco Lopes e nos mostra que, para o Director do DN, só é projecto político coerente o que se propõe seguir a política que, ao longo dos últimos 34 anos, afundou Portugal - e que não é projecto político coerente, nem nada que se pareça, o que se propõe pôr termo a essa política e tirar Portugal do buraco em que PS, PSD e Cavaco Silva o meteram.

Mas, jura Marcelino, projecto, projecto - a sério e coerente... - quem o tem é Cavaco Silva, ele e só ele.
E explica o projecto e o projectista.
Começa assim: «Cavaco Silva é um homem do centro (que sempre ganhou todas as eleições até hoje)» - e, à primeira cavadela, minhoca, duas minhocas, aliás: se Cavaco é do centro o que será ser de direita?; e: «ganhou todas as eleições»?: ó Marcelino e então as presidenciais de 1996, em que foi derrotado por Jorge Sampaio?...

Marcelino passa, depois, à enunciação do projecto coerente de Cavaco (que, obviamente, é também o dele, Marcelino), e que é o projecto de um homem «que aposta na Europa, que não vacila na lealdade aos nossos aliados históricos (como os Estados Unidos), que acredita na economia de mercado, que tem uma perspectiva social da função do Estado e, ainda assim, sabe melhor do que ninguém como o País não pode falhar o objectivo de flexibilizar o mundo do trabalho e ajudar as empresas».

Aí está, exposto às claras, o projecto coerente de Cavaco - que tanto agrada a Marcelino e, especialmente, aos seus patrões, digo eu: o projecto do grande capital europeu; o projecto da subserviência canina aos ditames do imperialismo norte-americano; o projecto do capitalismo explorador e opressor; o projecto da liquidação dos direitos dos trabalhadores; o projecto do favorecimento exclusivo dos interesses dos grandes grupos económicos e financeiros; o projecto do desemprego, da precariedade, do corte nos salários, dos salários em atraso, das pensões e reformas que não dão para comer, da pobreza, da miséria, da fome - enfim, o projecto do mais do mesmo.

Que grande projecto, o do Cavaco!

6 comentários:

Eduardo Miguel Pereira disse...

Se há algo que este sistema político, que nos tem desgovernado nos útimos 34 anos, tem produzido em abundância e que é algo que me irrita até à medula, são precisamente estes Rottweiller's de dentes aguçados para quem trabalha, que os patrões colocam em lugares de direcção, para daí tirarem proveito. E o mais decadente é verificar como estes Rottweiller's se transformam em estúpidos Caniches amestrados quando se trata de falar com os patrões, saricoteando o rabinho e dando pulinhos acentes nas patinhas traseiras, sempre à espera de uma festinho no pêlo.
Cambada de rafeiros, que nem no canil municipal mereciam estar.

Anónimo disse...

A isto nos habituaram os lacaios da comunicação social, entre outros, o que me espanta é como os Portugueses não conseguem compreender a enorme necessidade de ruptura e mudança de que Portugal precisa. Continuam a assobiar para o lado mesmo reconhecendo que só o PCP os defende e que é o único partido onde eles se podem, desde sempre, reconhecer!
O que será ainda preciso para este Povo acordar??

Com o PCP Lutar e Vencer!

samuel disse...

Do Marcelino não seria de esperar nada de melhor. Não tem!

Abraço.

Graciete Rietsch disse...

Eles bem se desmascaram, mas quando virá o dia em que a máscara lhes seja realmente arrancada?

Um beijo.

Maria disse...

É o projecto de quem quer levar o nosso país completamente para o fundo. Subserviente, atento e venerador do governo maior de Bruxelas.

Um beijo grande.

Fernando Samuel disse...

Eduardo Miguel Pereira: É isso: são os cães de guarda do sistema...
Um abraço.

Anónimo: o que é preciso é... lutar para vencer...
Um abraço.

samuel: não tem nem virá a ter...
Um abraço.

Graciete Rietsch: o dia chegará, e então tudo será diferente...
Um beijo.

Maria: é o projecto dos vendidos...
Um beijo grande.