ELE LÁ SABE...

Na primeira página do JN de hoje, ficámos a saber, entre outras coisas,
que o «Estado poupa 300 milhões com corte salarial nas empresas públicas»;
que, em Tomar, famílias vítimas do tornado estão «sem ajuda há dois dias»;
que, em Leiria, «um homem foi encontrado morto dentro do contentor que lhe servia de casa»... - tudo notícias exemplares do estado dos direitos humanos em Portugal.
Na última página do JN, Manuel António Pina (MAP), na sua habitual crónica, bate-se, corajoso, destemido, intrépido, pelos direitos humanos na China.

A propósito do «Prémio Confúcio da Paz», réplica chinesa (ridícula, digo eu) ao Nobel da Paz (instrumento da ofensiva ideológica do capitalismo, digo eu), MAP tece uma série de considerações que dispensam citação (tantas vezes as ouvimos e lemos no dia-a-dia que é a mediática desinformação organizada ao serviço dos interesses do imperialismo norte-americano) e nas quais, como é da praxe, não falta o tradicional disparo fatal contra Hugo Chávez (que por acaso é, no mundo, o Presidente da República mais vezes eleito, com as mais elevadas percentagens e em eleições de facto democráticas, coisa que MAP obviamente desconhece...)

MAP enuncia os 18 países que, além da China, não estarão na entrega do Nobel da Paz ao chinês Liu Xiaobo (preso «por defender a democracia e os direitos humanos» na preclara e sintética apreciação de MAP):
«Afeganistão, Arábia Saudita, Cazaquistão, Colômbia, Cuba, Egipto, Filipinas, Irão, Iraque, Marrocos, Paquistão, Rússia, Sérvia, Sudão, Tunísia, Ucrânia, Vietname e Venezuela» -
e MAP comenta, com ironia fina: «tudo boa gente, justamente reputada por ser consumidora de direitos humanos» -
e MAP remata, esmagador: «de direitos humanos "made in China", naturalmente».

Ora, porque qualquer cidadão medianamente informado sabe que na imensa maioria daqueles 18 países, os «direitos humanos» em vigor são "made in USA», sou levado a pensar que MAP só pode ter escrito o que escreveu por distracção.
Ou por cegueira.
Ou por ignorância.
Ou por má-fé.
Ou por qualquer outra virose da mesma família.
Ele lá sabe...

8 comentários:

Maria disse...

Ele sabe. E muito bem!
E nós também sabemos...

Um beijo grande.

samuel disse...

O nome do vírus, de momento, não me ocorre... mas um dos sintomas mais visíveis é a canalhice.

Abraço.

O Puma disse...

Os MAPs deste país são todos independentes nos espelhos comprometidos
mas até na pose parecem gente
que sabe e que pensa
a tempo inteiro
acima de qualquer suspeita
parecem intelectuais impolutos
sem recibos verdes

Anónimo disse...

Se o vil metal é um vírus...

Rui Silva

Graciete Rietsch disse...

Eu sei que todas as razõs que indicaste se aplicam a MAP.Mas quanto à distracção não acredito muito, ele sabe muito bem o que faz. E tenho pena!!!!

Um beijo.

Manuel Rodrigues disse...

O MAP quer os direitos humanos
tanto e de tal maneira
que nem dá conta d'enganos,
de erros ou baboseira

João Valente Aguiar disse...

Há mta boa gente que gosta das crónicas do Manuel António Pina. Mas eu pergunto, se esse indivíduo procurasse beliscar ao mínimo o sistema capitalista por acaso teria uma crónica diária no JN? Evidentemente que não. Há algum progressista (nem sequer digo comunista) que tenha o espaço dado a esse MAP? Tb é evidente que não. Os MAP's deste mundo são uma das (várias) estirpes dos intelectuais orgânicos do capital: há os abertamente de direita e ultra-reaccionários; temos tb os próximos do PS e que são igualmente de direita e reaccionaríssimos; e depois esse pessoal aparentemente de esquerda e que depois convive agradavelmente com a burguesia nas suas soirées e nos seus espectáculos procurando retocar a imagem do sistema, dando-lhe uma pretensa imagem de pluralidade. Estes últimos são a "esquerda" bem-comportada e inócua. São a "esquerda" do capital, não a esquerda contra o capital, o que, parecendo uma questão de semântica, está mto longe de o ser. É uma questão (de posicionamento) de classe. E, nesse aspecto, o MAP sabe mto bem de onde lhe caem as migalhas que lhe confortam o ego. Tb nisto, o ego é uma questão de classe.

Um abraço grande

Fernando Samuel disse...

Maria: lá saber, sabe...
Um beijo grande.

samuel: pelo sintoma se chega ao vírus...
Um abraço.

O Puma: bem visto e bem generalizado...
Um abraço.

Rui Silva: se calhar, é...
Um abraço.

Graciete Rietsch: também tenho pena...
Um beijo.

Manuel Rodrigues: rima, rima bem e é verdade...
Um abraço.

João Valente Aguiar: de vez em quando, ele escreve umas crónicas interessantes, talvez por isso... e para isso...
Um abraço grande, camarada.