COM JANELA OU SEM ELA

Faz hoje 370 anos, um grupo de 40 cidadãos dirigiu-se ao Paço da Ribeira, sede do governo da altura, e prendeu os governantes/ocupantes espanhóis - para o caso, a Duquesa de Mântua, regente do Rei de Espanha, e os seus assessores - pondo fim a seis décadas de ocupação espanhola.
Entre os assessores da Duquesa, havia um português, de seu nome Miguel de Vasconcelos, que cumpria as funções de secretário de Estado - e que, após porfiadas buscas, foi encontrado, com a coragem toda entornada no fundo das calças, dentro de um armário onde se escondera.
Há quem diga que os «40» o mataram e o atiraram pela janela. Há quem diga que o atiraram, vivo, da janela e que, depois, lá em baixo, os populares lhe trataram da saúde.
Por mim, aceito qualquer das versões, tendo em conta que ambas têm o justo e desejado fim feliz...

Hoje, 370 anos passados sobre a corrida em osso dos ocupantes, a prisão dos governantes, e a didática defenestração do traidor, Portugal está novamente ocupado.
Mas numa nova modalidade: os ocupantes não estão cá - dão ordens por e-mail; e os que cumprem as ordens - os governantes - são todos portugueses (melhor dizendo: nascidos em Portugal...)

Ora, como mais do que uma vez aqui escrevi, há nisto tudo uma grande injustiça.
Na verdade, o defenestrado Miguel de Vasconcelos, comparado com os seus seguidores de hoje, bem pode ser considerado um herói nacional.
Pelo que, de duas, uma: ou alguém se encarrega de dar aos traidores de hoje o justo tratamento dado no 1º de Dezembro de 1640 ao traidor de então; ou cumpra-se o elementar acto de justiça que é o da reabilitação patriótica do homem, com condecoração em qualquer 10 de Junho por qualquer Cavaco.
Por mim, inclino-me para a primeira hipótese.
Com janela ou sem ela, tanto faz - desde que vão todos para a pátria que os pariu.

14 comentários:

samuel disse...

E já irão tarde. Muito tarde, infelizmente!

Abraço.

Graciete Rietsch disse...

Os 40 fidalgos tiveram uma grande ajuda popular. É preciso que o Povo Português não deixe ficar mal os seus heróis que são eles mesmos.

Um beijo.

Maria disse...

Já disse por aí hoje que tenho várias janelas que podem ser utilizadas...
... para os mandar para a pátria que os pariu!

Um beijo grande

Unknown disse...

A não perder:
http://arestasdevento.podomatic.com/entry/2010-11-28T10_31_49-08_00

Unknown disse...

A propósito de Vasconcelos, julgo ter sido o Álvaro a denunciar, num dos seus trabalhos, que enquanto o povo sempre lutou contra a perda de independência e soberania, a burguesia sempre capitulou nesta matéria, desde que tal se mostrasse proveitoso para os seus negócios e para a obtenção do lucro.
Cambada de porcos!

Sérgio Ribeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
do Zambujal disse...

Muito boa essa da pátria que os pariu!

Defenestração vem de fenêtre? Estes francesismos,,,

Um abraço

A Chispa ! disse...

Caro Cravo de Abril
Concordo inteiramente com a sua opinião, pois deviamos dar o mesmo tratamento aos Miguéis de Vasconcelos de hoje.
Mas para "nosso" espanto o gabinete de imprensa do PCP,em 11 de Nov.2010 mandatado pelo CC, em vez de tomar o exemplo dos 40 cidadãos que mandaram o Miguel pela janela, sugere aos Miguéis que estão no Governo que vendam a divida soberana a paises que cobram menos juros.
Não acha que os militantes do P"C"P se deviam também juntar,como fizeram os 40 cidadãos e mandar os Miguéi de Vasconcelos que estão no CC do PCP pela janela?

Passem pela A Chispa! e conheçam a nossa opinião sobre a Greve Geral e a necessidade urgente de continuar a luta.

Saudações Comunistas
A Chispa!

samuel disse...

Há que tempos não via esta palermice de escrever PCP com aspas no C...
Decididamente, este bando que visita os blogs insultando quem está, para a seguir fazer convites a que se passe pela Chispa, a fim de conhecer as brilhantes posições e opiniões "chispantes" sobre isto e aquilo, despedindo-se a seguir com saudações,mostra...bahhh! Não vale a pena!!!

Anónimo disse...

É preciso correr com eles com chispas e tudo.

Anónimo disse...

Hoje foi um de vela. São precisos mais.

A Chispa ! disse...

Meus Caros
Achamos que têm todo o direito de ter as vossas opiniões sobre aquilo que a A Chispa! escreve mas respondam ás questões que ela levanta, ou será que já não estão contra os Miguéis de Vasconcelos?

A Chispa!

Antuã disse...

Isto anda mesmo a precisar de dar chispa. Estamos fartos de fascistoides e dos seus aliados esquerdistas que qualquer dia estão no PS,PSD ou até CDS.

Antuã

Unknown disse...

A chispa veio chispar
sua ignorância boçal
confunde alhos e bugalhos
em conivência frugal

são assim os esquerdalhos
no vozear panfletário
lutam no café da esquina
com ademanes de operário

Volvidos anos, sabemos
da chispa a grande conquista
lamber o rabo aos senhores
com fúria anticomunista

Por isso grande Samuel
no teu basta ajuizado
ganhaste em horas de sono
o que perdi com o gado