SÁBIAS PALAVRAS

Em princípios de Dezembro, George W. Bush - o criminoso responsável pela prisão, pela tortura, pela morte de centenas e centenas de milhares de pessoas - visitou três países africanos: Zâmbia, Tanzânia e Etiópia, a pretexto não sei de que negócios em que estará interessado.
Na altura a Amnistia Internacional (AI) divulgou um comunicado - que passou quase despercebido nos média dominantes - no qual apelava aos países visitados para prenderem e investigarem Bush pelas suas responsabilidades em actos de tortura - actos dos quais a AI afirmava «ter provas suficientes, provenientes de autoridades norte-americanas e do próprio George W. Bush».

É claro que nenhum dos referidos três países teve coragem para prender, investigar e julgar a besta - nem sei mesmo se deram alguma resposta à AI ou se preferiram assobiar para o ar...
Registe-se, a propósito, que dois meses antes - quando de uma visita de Bush ao Canadá, e perante semelhante apelo feito pela AI - o governo canadiano, bem amestrado que está, respondeu acusando a AI de «falência moral» e de «degeneração e politização» - certamente fazendo tais acusações enquanto se olhava ao espelho...

Todos sabemos que nenhum país concretizará o apelo da AI.
Em todo o caso, não deixa de ser significativo que uma associação como a AI - insuspeita de quaisquer ligações suspeitas (com comunistas, etc...) - tome uma atitude como esta, a qual, na situação actual, é prova de grande coragem.
Tal como o são as sábias palavras contidas no alerta geral lançado por Matt Pollard, conselheiro jurídico da AI:

«Todos os países para os quais George W. Bush viaja têm a obrigação de o apresentar à justiça pelo seu papel em actos de tortura».

Posto isto, uma coisas é certa: um dia - não sei quando, mas um dia! - o facínora Bush - vivo ou morto - será apresentado à justiça, julgado e condenado pelos crimes que cometeu.

12 comentários:

O Puma disse...

Mais um que anda à solta

samuel disse...

Muito eu gostaria de viver para o ver!

Abraço.

salvoconduto disse...

O tribunal da opinião pública já o condenou, só falta metê-lo na prisão que é o lugar dele e digo isto porque sou contra a pena de morte...

Maria disse...

Que seja breve, para eu poder assistir à cena!

Um beijo grande.

Maria João Brito de Sousa disse...

OUTRO AMANHÃ QUE TAMBÉM CANTA



Não há ninguém que aponte um punho erguido
No sentido contrário ao da vitória
Porque esse punho aponta sempre à glória
De tudo quanto temos conseguido!

Nunca este sonho nosso foi vencido
- da derrota final não reza a História! –
E, trazendo a certeza da memória,
Nunca o nosso ideal será traído!

Já um novo cravo rubro se agiganta
E um novo grito irrompe da garganta
De cada um dos nossos companheiros

Pois quando o nosso punho se levanta
Nasce um outro amanhã que também canta
Porque fez dos algozes prisioneiros!

Maria João Brito de Sousa 16.01.2012

Não resisti... é um soneto mas ficou todo "torto" porque a caixinha dos comentários é estreita...
Abraço vermelho!

Olímpio disse...

Caros Senhores.
Cumprimentos.
Votei no Partido Comunista ,nas ultimas eleiçõs, comsidero-me um cidadaão do povo,também pelas minhas raízes sociais, verdadeiramente,do pé descalço,O 25 de Abril foi uma grande alegria e agora uma grande tristeza por tudo quanto de injusto estes vigários tem feito ao povo que pertenso.Mas sem hipocrias quero ser honesto com os vossos sentimentos de solidariedade para com a justiça que o povo merecia.Estive em Cuba eme Varader, o tempo suficiente para verificar que eu e os Senhores, temos melhores condições de vida, por exemplo, como o Dr Milagros e familia, em Matanzas.Claro que esse povo simpático e amavél tem o estupido embargo dos estupidos americanos, mas toda aquela pobreza que me fez sofrer e deixar grande parte das minhas roupas, não me motiva para termos uma organização social igual aos cubanos. A verdade é que apesar desta burla politica contra oa mais desfarocidos neste país, os comunistas e eu vivemos, sem duvida, com outras condições É para sentir a pobreza do meu semelhante, desgraçadamente já tenho a que temos por cá.Sim,sim, aproveitar e já o melhor que o comunismo tem...A saude e o ensino gratuito,mas cuidado meus caros amigos, porque isto de eu dizer o que penso no meu blogue, não o podia fazer em Cuba A melhor cordialidade. Olimpio fernandes. Figueira da Foz

Olímpio disse...

Verifiquei agora alguns êrros.O sono a esta hora deixa-me aturdido!
As minhas desculpas.

trepadeira disse...

Julgar essa e as outras bestas do mesmo calibre.

Um abraço,
mário

Olímpio disse...

caro Sr. Mário.
Cumprimentos
Fico sem saber se julgar essa besta e outras do mesmo calibre é comigo. Se for,pior para si porque julgou ofender.-me e perdeu o seu tempo. O amor que eu tenho pelo povo está além dessa sua penuria de sentimentos, pois ama quem pode...Porque não vai a Cuba? Para se certificar da pobreza que existe e dos presos politicos. Creia que será a ultima coisa que penso fazer.-lhe, isto é, ofender os seus ideais de solidadriedade e depois também não consigo ter a sua linguagem em contraditório. Aceite com amizade o meu abraço, pois temho bons amigos comunistas aqui na Figueira da Foz e muito nos respeitamos, mas o amigo pode fazer parte deste grupo, venha daí mas sem ódio. Olimpio Fernandes

Fernando Samuel disse...

O Puma: até ver...
Um abraço.

samuel: sabe-se lá...
Um abraço.

salvoconduto: eu também sou contra a pena de morte...
Um abraço.

maria: vai ser cá uma festa!...
Um beijo grande.

Maria João Brito de Sousa: e fizeste bem em não resistir. Excelente soneto. Parabéns.
Abraço vermelho.

Olímpio: caro senhor: obrigado pela visita e pela referência à importância do 25 de Abril e à ofensiva que contra ele está a ser levada a cabo.
(quanto a Cuba: que tem esse país maravilhoso a ver com o conteúdo deste post? ao começar a ler o seu comentário pensei que iria referir-se ao facto de o meu post falar de um indivíduo que conta, entre os muitos crimes que praticou, o do miserável embargo a Cuba, das guerras químicas que destroem colheitas e gado, dos actos de terrorismo que vitimam cidadãos cubanos, etc, etc.etc, - mas ao que parece isso não é questão que preocupe o meu amigo ou que entre na sua linha de apreciação da situação de Cuba...)
Volte sempre.
Cordialmente.

mário: julgar, por exemplo, todos os presidentes dos EUA...
Um abraço.

Olímpio disse...

Meu caro companheiro Mário.
Mas julga que alguma vez estou de acordo com a brutaliade do embargo a um povo que usa a comunicação e simpatia, por forma tão eloquente e humana. Mas julga que alguma apoio os crimes dos americanos, um pouco por todo o setio; claro que não me conhece, tão pouco sou importante Temos que dar a cara pelas nossas covicções sociais, pela justiça e contra qualquer tipo de violencia,quer seja neste pais, ou fora dele. Se clicar no meu blogue saberá que lado estou e quanto aos crimes que os americanos fazem em Cuba, como posso eu estar de acordo? Aceite a minha estima Olimpio Fernandes

Olímpio disse...

Já agora Sr.Mário.

Viu aquela foto dos soldados americanos a urinar em cima dos soldados mortos?
.A guerra seja onde for é miseravelmente criminosa. Sejamos pois homens de paz e contra todas as humilhações do próximo, onde queira que esteja um ser humano,está um nosso irmão. Não julge que este sentimento é moral de pacotilha, são sim os meus príncipios sociais e cristãos Olimpio Fernandes