A VOZ DOS QUE NÃO TÊM VOZ

Quem quiser escrever - com seriedade e rigor - a história das quase cinco décadas de fascismo em Portugal, não pode fazê-lo sem consultar o Avante!.
Por razões óbvias, no órgão central do PCP é possível encontrar uma imensidade de notícias e informações indispensáveis para o conhecimento desse tempo e que em nenhum outro jornal existem - já que todos os restantes jornais estavam totalmente controlados pela censura fascista.
Do Avante! - porta-voz dos anseios e das aspirações dos trabalhadores e do povo e divulgador das suas lutas - se dizia, muito justamente, que era «a voz dos que não têm voz».

E tudo o que acima se disse é igualmente verdadeiro se nos reportarmos ao período posterior ao derrubamento do fascismo: quer o período revolucionário, quer o período da contra-revolução.
É certo que hoje não existe já aquela censura do célebre lápis azul que riscava tudo o que minimamente fosse desfavorável (ou não fosse suficientemente favorável) ao regime.
Mas existe uma outra censura e não menos implacável: a censura que decorre do facto de a imensa maioria dos média serem propriedade do grande capital e de, por isso, terem como tarefa prioritária defender os interesses dos seus patrões - interesses que, como se sabe, estão no extremo oposto dos interesses dos trabalhadores e do povo...

Quer isto dizer que o Avante! continua a ser, hoje, o único jornal porta-voz dos anseios e das aspirações dos trabalhadores e do povo e divulgador das suas lutas - que os outros jornais silenciam, deturpam, menorizam, amesquinham.

Vem tudo isto a propósito da Greve Geral de 24 de Novembro, da forma como ela foi (mal)tratada pelos média dominantes, e deste facto incontestável e incontornável: só quem leu o Avante! teve conhecimento do que foi, na realidade, aquela histórica jornada de luta dos trabalhadores portugueses.

Por isso, do Avante! se deve dizer hoje, com a mesma justeza de outros tempos, que ele é a voz dos que não têm voz.

5 comentários:

samuel disse...

...e que está à altura da sua impressionante História!

(sem net em casa... é uma carga de trabalhos!)

Abraço,

Graciete Rietsch disse...

Totalmente de acordo.
Um beijo.

Olinda disse...

É o unico jornal que nao engana ninguém.Está lá bem escarrapachado:Orgao oficial do Partido comunista Português.
Todos os outros também defendem uma classe,mas contrária.

GR disse...

E se cada um de nós que leu este post e sentiu orgulho por ler/distribuir e vender o AVANTE! ao ler estas palavras, conseguisse um novo leitor? Vamos fazer um esforço!

GD BJ,

GR

Pata Negra disse...

Jornais com pele de cordeiro! Seria bom que assumissem às claras os que servem, da mesma forma que o Avante, limpo e claro assume do lado de quem está. Mas o pior é que enganam subtilmente, dando sempre muito mais peso ao cravo que à ferradura. E assim se toma a informação, o conhecimento como se consome a Casa dos Segredos, O Anjo Meu ou o anúncio do MEO.

Um abraço do seio de uma grande greve