NO EGIPTO, A LUTA CONTINUA

Dizem os jornais que «Barack Obama e Hillary Clinton estão desiludidos» com o rumo das coisas no Egipto.
E por que é que os patrões estão «desiludidos»?: porque confiavam em que Suleiman (o vice-presidente recém nomeado por Mubarak) «controlasse os manifestantes e pusesse termo à crise»... e afinal, apesar das promessas feitas por Suleiman - «de aumento dos salários e das reformas e de não perseguir ninguém» - as manifestações de massas (ou seja: «a crise», na visão Obama/Clinton) não só não param como aumentam de força e intensidade...

Com efeito, os manifestantes continuam a ocupar a Praça Tahrir, no Cairo, bem como outras praças noutras cidades (Alexandria, Suez, Ismailia e Port Said), e deram mesmo um significativo passo em frente: cercaram o Parlamento, na capital.
Para além disso, as greves sucedem-se por todo o país: «O Egipto está praticamente parado».
Acresce ainda que os manifestantes subiram a fasquia reivindicativa em relação a Mubarak: agora, não exigem apenas a demissão do ditador, e muito menos querem que ele saia do país: exigem que ele seja julgado, no Egipto, pelos crimes que cometeu e pelo dinheiro que roubou - que se calcula andar pelos 50 mil milhões de dólares (que é, mais ou menos, o correspondente à fortuna de Bill Gates...)
Tudo razões para que as «desilusões» de Obama/Hillary sejam cada vez maiores...

Na verdade, não há nada como a luta dos oprimidos para criar «desilusões» aos opressores.

13 comentários:

samuel disse...

Que pena... não falecerem de desilusão...

Abraço.

Anónimo disse...

Ao que parece, quem programou esta agitação, não tinha em conta a persistência do povo egípcio em estar na rua.
Israel continua a esconder bem o jogo por detrás desta mudança de poder.
Os «media» continuam sem explicar o papel de Israel na chamada revolução de jasmim e também na revolta egípcia, mas isso é porque o «lobbie» de Israel não autoriza a comunicação social a investigar sobre os propósitos israelitas. Que o diga o novo governo britânico, quase todo ele na mão do aparato israelita, incluíndo essa figura demoníaca que dá pelo nome de Tony Blair.

(Eduardo)

svasconcelos disse...

Que os manifestantes consigam! Força Egipto!

(como n haviam de estar decepcionados, se os seus interesses estão em risco?)

Um beijo,

Anónimo disse...

Devo ser surdo como uma porta, afinal o regozijo, que vcs revisionistas, festejam é o mesmo que está a festejar Obama e Durão Barroso. O Sr. Samuel qualquer coisa devia estudar um pouco mais Marx. leia,p.ex., A luta de Classes em França 1848-50. Pode ser que assim deixe de se interessar de forma tão entusiasta com os Deolinda e consortes...

A Chispa ! disse...

Estão a ver como a persistência da luta de massas e a sua radicalização compensa e trás vitórias às lutas dos povos contra a reacção.
Se as lutas em Portugal tivessem a mesma consequência e desenvolvimento, concerteza que os trabalhadores também obtinham vitórias com a sua luta e faziam recuar os vários governos capitalistas nas medidas anti-sociais que impõem ou até mesmo derrotá-los.

Que a valentia demonstrada nas lutas dos povos árabes, particularmente do Egipto e Tunisia, vos inspire e sirva de lição, para que vejam, até que ponto as lutas a CONTA GOTAS e DISPERSA,(com o objectivo claro de não provocar grandes ondas de contestação) a conciliação e a colaboração de classe, por parte dos dirigentes sindicais e partidários do PCP e BE, que não só têm servido perfeitamente os interesses do governo e da classe capitalista na aplicação das medidas de austeridade e anti-laborais,como aproveitam para radicalizar com novas medidas e aumentar o nivel das suas exigências de classe.

Portanto, a melhor forma de serem coerêntes e solidários com a luta destes povos,e dado que o governo se prepara para anunciar mais medidas anti-sociais e anti-laborais, dando cumprimento CANINO às ordens que lhes são impostas por Bruxelas/Merkel/Sarkozy, é, demonstrarem na prática, exigindo para que de imediato se convoquem várias manifestações para todas as principais cidades do País (no mesmo dia)durante várias semanas,como meio de mobilização para novas e superiores formas de luta.

Um abraço
A Chispa!

Antuã disse...

Força, Chispa. Lidera a luta e deixa-te de paleio.

Maria disse...

Pelos vistos vão ficar ainda mais desiludidos, pois a luta continua, e forte!

Um beijo grande.

Graciete Rietsch disse...

lutar também é saber votar.
Um beijo.

Anónimo disse...

Amigomeu!:) isto é de doidos! venho aqui, sempre, e passo pelos comentários. confesso, que ao deparar com palavra "chispa", já dou um salto para o comentário seguinte. acho que, deste grupinho, devo ter lido apenas 1 ou e "textos". percebi do que a "casa" gasta. as criaturas ainda não se aperceberam, ainda, da indelicadeza que é servirem-se do Cravo de Abril, para fazerem o seu blog? é com cada post!!! :)... tens cá uma paciência!!!...:)...
beijocassssss
vovómaria

Justine disse...

Que a força e a coragem não lhes falte! Que não sejam precisos mais mortos!

Anónimo disse...

Vovómaria
Estou consigo a 100% desde que vi o mêrepepe a votar pateta alegre.
Sabe que em portugal muita gente já perdeu a vergonha.
Vitor sarilhos

Anónimo disse...

Voces vermelhos são tão inocentes...lol

Criam logo fantasias do tipo "[inserir povo aqui] vs o IMPÉRIO"...voces devem julgar que o Império é controlado por pessoas que só comseguem estar 1 ou 2 passos á frente. lol

Leiam os livros e vejam os videos do Antony C. Sutton para se curarem da vossa inocencia. Começem com "Wall Street and FDR" "Wall Street and the Bolshevik Revolution" "Wall Street and the Rise of Hitler" "Best Enemies Money can Buy" e "America´s Secret Establishment".

O vosso querido comunismo é uma farsa criada por Wall Street e os banqueiros internacionais. Só o avô do Bush (Prescott Bush) teve um papel importante tanto na revolução russa como na manutenção desta. De 1917 and 1986, 95% da tecnologia da URSS era importada do ocidente...dois terços era americana.

Voces devem julgar que os senhores que comandam o "Império" são tão inteligentes como voces...hihihihi...

Fernando Samuel disse...

samuel:pois é, é pena, muiya pena...
Um abraço.

Eduardo: se assim foi, isso só confirma que às vezes as contas lhes saem furadas...
Um abraço.

svasconcelos: força Egipto!
Um beijo.

Antuã: um abraço.

Maria: que se desiludam muito, é o que lhes desejo...
Um beijo grande.

Graciete Rietsch: sim, para nós as batalhas eleitorais são parte integrante da luta de massas...
Um beijo.

vovómaria-amiga-minha: já somos dois a saltar em frente quando deparamos com aquelas coisas que, por razões de higiene, não convém pisar - e a paciência é... revolucionária...
Um beijo grande de amizade e de saudades.

Justine: e que se libertem totalmente.
Um beijo.

Vitor Sarilhos: um abraço.