POEMA

EXPULSO, E COM RAZÃO


Eu cresci como filho
de gente abastada. Os meus pais puseram-me
um colarinho ao pescoço e criaram-me
nos costumes de ser servido
e ensinaram-me a arte de mandar. Mas
quando já era crescido e olhei à minha roda,
não me agradou a gente da minha classe,
nem o mandar nem o ser servido.
E eu abandonei a minha classe e juntei-me
à gente pequena.

Assim
criaram eles um traidor, educaram-no
nas suas artes, e ele
atraiçoa-os ao inimigo.

Sim , eu divulgo segredos. Entre o povo
estou eu e explico
como eles enganam, e predigo o que vai vir, pois eu
estou iniciado nos seus planos.
O latim dos seus padres corruptos
traduzo-o palavra a palavra para a língua comum,
e então se descobre que é tudo pantomina.
A balança das sua justiça
tiro-a pra baixo e mostro os pesos falsos.
E os seus informadores vão dizer-lhes
que eu estou com os roubados que conjuram
a revolta.

Admoestaram-me e tiraram-me
o que ganhei com o meu trabalho. E quando eu não melhorei,
deram-me caça, porém
já só havia
escritos em minha casa, que descobriam
os seus conluios contra o povo. E assim
perseguiram-me com um mandato de captura
que me acusava de opiniões baixas, isto é:
de opiniões dos de baixo.

Aonde chego, fico marcado
pra todos os possidentes, mas os que nada têm
lêem o mandato e
dão-me abrigo.
«A ti» - ouço eu dizer -
«Expulsaram-te eles, e
com razão».



Brecht

5 comentários:

samuel disse...

Merecer a confiança o o abrigo da "gente pequena", vindo do outro lado, tem um preço...

Abraço.

Graciete Rietsch disse...

É o que acontece a quem adere à luta de classes do lado errado para a classe onde nasceu.

Um beijo.

svasconcelos disse...

Grande Brecht, um grande ao lado dos "pequenos", que na verdade são os gigantes da humanidade.
Obrigada por este poema! Hoje, mais do que outras vezes que o tenha lido, alentou-me de uma forma especial...
Um beijo,

Maria disse...

É ao lado da 'gente pequena' que se deve estar. Quem tem consciência!
Ou seja, é ao nosso lado que Brecht se encontra tão bem...

Um beijo grande.

Fernando Samuel disse...

samuel: há as traições execráveis e há as outras...
Um abraço.

Graciete Rietsch: mas do lado certo do processo histórico...
Um beijo.

svasconcelos: o Brecht tem a suprema vantagen de nos dizer sempre qualquer coisa nova...
Um beijo.

Maria: o nosso lugar é ao pé da «gente pequena»- e aí estamos.
Um beijo grande.