SE...

A televisão mostra imagens do povo em festa, na Praça Tahrir.
E diz, em rodapé:

«Mubarak demitiu-se - Obama falará às 18H30»

Querem apostar que o Obama vai apresentar-se como uma espécie de herói da libertação?...


De destacar, para já, é o facto de a vitória que foi demissão do ditador - que, durante 30 anos foi o homem de mão dos EUA no Egipto - exemplificar de forma clara a força imparável das massas em movimento.
A mostrar, também, que... mais, muito mais do que esta primeira vitória é possível. Se...


22 comentários:

Maria disse...

As massas em movimento. É isso. Certíssimo!
Até vou festejar :)

Um beijo grande.

O Puma disse...

O povo impôs a Obama

a demissão de Mubarak

samuel disse...

Para além de toda a carreira de criminoso, aquele vergonhoso e desavergonhado discurso de ontem, não merecia outro fim.

Abraço.

A Chispa ! disse...

Concordamos de novo consigo F.Samuel:

De facto o exemplo de combatividade do povo egipcio é enorme, só temos que aprender com ele e desmascarar os covardes e traidores da nossa praça politica.

"A mostrar,também, que... mais,muito mais do que esta vitória é possivel.Se..." em Portugal fizemos o mesmo.

Um belo recado para dentro,esperamos que os sectores operários o leiam e os seus camaradas mais próximos o compreendam.

Um Abraço
A Chispa!

José Rodrigues disse...

Na Tunísia e no Egipto ambos os partidos no governo eram da Internacional "Socialista".Foram expulsos dela, já no prolongamento da luta de massas...agora falta o se...


Abraço

svasconcelos disse...

De momento, estou felicíssima!:))

beijo,

Antuã disse...

Para já foi bom. Vamos ver se o povo consegue comandar o baile mandado.

Graciete Rietsch disse...

"Se o POVO quisesse
E o POVO vai querer"

Parafraseando Ávaro Feijó.

Um beijo

Anónimo disse...

Uma pequena vitória e associo-me às comemorações do povo egípcio e à forma como estão a festejar este feito na rua, distribuíndo fatias de bolo e comida.
Hoje, ouvi dizer na rádio que alguns soldados egipcios passaram para o lado do povo. Quando isto acontece, é porque algo de mesmo muito importante está a acontecer naquele país. Não, aquilo que os «pavões» da comunicação social falaram, no último programa do "Prós e Contras".
Escrevi pequena vitória, porque o Egito ainda tem Omar Suleiman no poder e o controlo dos E.U.A. e de Israel.
Também, uma pequena vitória, porque, afinal, uma verdadeira e significativa vitória será quando o mundo acordar sem Estados Unidos da América e Israel.
Não é nenhum absurdo pensar nisto. Julgo que se trata do sonho e da aspiração de muita, muita gente deste planeta.

(Eduardo)

Eduardo Miguel Pereira disse...

Essa do Obama aparecer como héroi, fez-me logo lembrar do "outro".
Um tal que, enquanto aqueles que construiram Abril andaram a bater com os ossos em Peniche, ele andou a roçar a sua balofa peida pelos corredores do poder em Paris, e que assim que lhe cheirou que o trabalho estava feito, se enfiou no tal de "comboio da liberdade", para aparecer em Lisboa como pai da revolução.
Tanto comboio que descarrila, e logo esse teve de chegar cá inteiro !

Mas deixando de falar nesse palhaço, que agora a hora é de celebrar a conquista do povo Egípcio, e eu espero que eles se reergam da triste autocracia a que estiveram submetidos.

Anónimo disse...

Santinhos...movimentos/"revoluções"destas não acontecem sem mais nem menos. Tem sempre forças poderosas por detrás.

E porque é que tentam logo "raptar" isto para a vossa ideologia? Quem vos disse que isto tem a ver com a vossa ideologia?

salvoconduto disse...

Obama fez questão de marcar bem cedo o terreno agora desminado. Notórios os "recados" para as forças armadas do Egipto.

Gildásio Maiato disse...

Camaradas,
Os egpcios apenas ganharam uma batalha, mas a nossa luta é aqui, no nosso Portugal, não me considerem um nacionalista, que sou, mas o nosso País, a nossa nação precisa, se não for de uma revolução, de um incentivo, de demonstaração que estamos ao lado do povo, porque nós somos o povo
A nossa luta tem que continuar, sem distracções, sem chispas!

Gildásio Maiato

GR disse...

E o Povo saiu à rua!
Quase seria perfeito, não fosse a constante imagem de Obama.
Sempre os americanos para estragarem tudo.

Bjs,

GR

Anónimo disse...

Voces vêem revoluções vermelhas e conspirações dos EUA em todo o lado. O que os Egipcios querem é coca-cola e TV satélite...no fundo no fundo voçes sabem-no bem mas faz parte de ser comuna viver em constante auto-decepção.

Bolota disse...

Fernando,
Camaradas,

Os portugueses mais que ninguém, estão em condições para não embandeirar em arco a vitória do povo no Egipto.

Se agora não há cão nem gato que não festeje esta merecida vitória do povo Egípcio com champanhe, não se pode esquecer do mar de cravos que eram as ruas de Lisboa á passagem de qualquer manifestação pequena que fosse, nem tão pouco as internacionais Socialista e Imperialistas que conviveram durante 30 anos com os Mubarakes e afins.


E hoje??? Hoje estamos a pagar as nossas distracções da altura que nos tem conduzido até aqui. Já se deram conta que quem está no poder e tem mamado do poder não tem nada a ver com a nossa revolução??? Um exemplo: Cavaco Silva. Sem ter nada a ver com nada é o politico com mais anos de poder efectivo.

Povo Egípcio, ponham os olhos em Portugal e não cometam os mesmo erros que os Portugueses cometeram, não façam da vossa REVOLUÇÃO o mesmo que nós, incluindo eu, fizeram do 25 de Abril.


VIVA O POVO EGIPCIO


PS: Se calhar mais importante e para não nos distrair-mos mais, que tal discutirmos a…nem seu como lhe hei-de chamar, a intenção de moção de censura do BE???

Bolota disse...

Ainda voltei a trás

Chispa, és uma sarna dum corno.

A Chispa ! disse...

A Chispa!
Acabou de públicar o Comunicado de SOLIDARIEDADE INTERNACIONALISTA editado pela Central Sindical Grega, a PAME, que se identifica com as posições revolucionárias do KKE-PCGrego, que pelas suas posições politicas combativas e revolucionárias, contrastam fortemente com as posições politicas práticas dos burocratas que dirigem as centrais sindicais em Portugal.

Por esta mensagem vir ao encontro do comentário que a "A Chispa!" aqui deixou,com o qual a maioria dos visitantes do "cravo de abril" não quiz comentar ou insurgiram-se contra, ou até de forma patética como foi o caso do "comentarista" Vitor Sarilhos!?... convidamos o autor do "CravodeAbril" e todos os leitores a lêrem e a analisar este comunicado,e depois compara-lo com as posições politicas do sindicalismo reformista/colaborador da CGTP e das posições reaccionárias e pró-governamentais da UGT.

Um abraço
A Chispa!

João Henrique disse...

Para já, a ditadura caiu. Amanhã será outro dia!..
Novas lutas se iniciarão.

Um abraço.

Bolota disse...

João,

Nem eu disse o contrario, apenas desejo que não apanhem pela proa um qualquer Spinola, Cavacos e todos os revolucionario da treta que se seguiram...

albano ribeiro disse...

Ao ser entrevistado em Paris durante os festejos da demissão de Mubarak,um actor a trabalhar em França disse ;o povo tem que estar alerta com os americanos e a união europeia,daí poderia vir o perigo ,a imposição de regras na transição para as eleições e intromisão,ingerência nos destinos do povo egípcio.
Nem sempre passa,mas as vezes lá calha,passou na RTP1.(Telejornal).
Abraço

Fernando Samuel disse...

Maria: e são muitas as razões para festejarmos.
Um beijo grande.

O Puma: sem dúvida.
Um abraço.

samuel: um discurso muito bem «aplaudido»...
Um abraço.

José Rodrigues: falta o mais difícil...
Um abraço.

svasconcelos: e eu também - para já...
Um beijo.

Antuã: é isso mesmo.
Um abraço.

Graciete Rietsch: esperemos que assim seja...
Um beijo.

Eduardo: não só não é absurdo como um dia acontecerá - um dia que talvez esteja ainda longe, mas que chegará, inevitavelmente.
Um abraço.

Eduardo Miguel Pereira: e ao que parece também estão a chegar ao Egipto «comboios da liberdade», vindos, também, com criados dos EUA...
Um abraço.


salvoconduto: as forças armadas do Egipto que os EUA andam a comprar, há anos, por 1,3 milhões de dólares/ano...
Um abraço.

Gildásio Maiato: e a nossa luta continua e continuará até alcançarmos os nosso objectivos - que não são nada fáceis de alcançar...
Um abraço, camarada.

GR: o Obama está a preparar-se para meter a revolta no bolso...
Um beijo.

Bolota: é um facto que a Revolução de Abril foi liquidada e que quem está no poder são os que a liquidaram. Contudo não creio que isso se deva a erros nossos: é claro que cometemos erros - uns evitáveis, outros provavelmente inevitáveis - mas o que, essencialmente, levou à liquidação das grandes conquistas da Revolução foi a disparidade entre as forças dos nossos inimigos e as nossas. É bom não esquecer que os trabalhadores e o povo português travaram, nestas últimas três décadas, algumas das mais fortes lutas de toda a nossa história.
Um abraço, camarada.

João l.henrique: exactamente.
Um abraço.

Albano Ribeiro: e é um alerta muito, muito pertinente.
Um abraço.