E LÁ CHEGARÁ

No Jornal de Notícias de hoje pode ler-se um artigo de «opinião», intitulado «Mourinho VS Deolinda».
A peça é assinada por uma senhora que dá pelo nome de Catarina Carvalho - Directora Executiva das revistas NM/NS» - e o seu conteúdo é igualzinho ao de muitas outras peças escritas por escribas seus colegas.
Peças que todos os dias preenchem o tempo e o espaço dos média dominantes e, aí, levam por diante a ofensiva ideológica com a qual - digo eu, resumindo - pretendem instalar e generalizar a ideia de que a exploração é uma coisa natural, necessária, inevitável.
Mais do que isso: que é, até, uma coisa extremamente vantajosa para quem é explorado pelos grandes grupos económicos e financeiros - que, por coincidência, são os proprietários dos média onde os adestrados escribas de serviço actuam...

Na peça referida, a escriba sublinha e sublima o exemplo do treinador de futebol Mourinho - o seu «sucesso», a sua «paixão pelo trabalho», a sua «ambição de chegar à perfeição».
Enfim, o exemplo a seguir - que ela contrapõe ao exemplo, a não seguir: o dos que só sabem «queixar-se, exigir, choramingar e outros verbos fracos que a geração celebrada pelos Deolinda adora»...

E é certamente a pensar em bons e maus exemplos que dá o seu próprio exemplo:
«Devo confessar - para minha grande vergonha adulta - que estive sentada na Avenida da Liberdade a protestar contra as propinas»...
É claro que a confissão pública desse crime grave que foi ter protestado contra as propinas, e o arrependimento por tão grave delito, eram desnecessários.
Isto porque, se a senhora é o que é - directora-executiva das tais revistas - é porque confessou - no sítio certo, na hora certa e no tom certo - o seu arrependimento...
E já agora, acrescente-se que a «grande vergonha» pelo que fez é bem menor do que a sem-vergonha com que renega o que fez.

Prosseguindo na exibição pública do seu arrependimento - isto é: mostrando inteira fidelidade à voz dos interesses do dono - a arrependida, escreve a dada altura, em jeito de quem decreta, que «o emprego é um dever, não um direito».

Pronto: com esta tirada - que é, aliás, um dos principais eixos da ofensiva ideológica acima referida, e que não há cão nem gato, entre os escribas de serviço, que não utilize - a escriba eleva o seu arrependimento às alturas necessárias... e mostra estar em condições de passar ao nível seguinte...
Porque, escrevendo o que escreve e sendo o que é, exibe de forma inequívoca, não apenas o seu «sucesso» e a sua «paixão pelo trabalho», mas também a sua «ambição de chegar à perfeição»...

E lá chegará.


17 comentários:

svasconcelos disse...

De onde é que saíu mais esta?! Olha que "eles andam (mesmo) aí!". E esta está a pôr-se mesmo a jeito de disfrutar em grande o bafejo das políticas que punem quem (de facto)trabalha mas premeia quem serve os seus amos...

beijo,

samuel disse...

Já morei numa rua onde vivia uma senhora com a mesma profissão que esta... vestia de forma bastante colorida, tinha um casaco de "leopardo" e vinham sempre uns senhores com grandes carros trazê-la a casa... só não sei se também tinha a mania de escrever.

Abraço.

Maria disse...

E dela será o reino dos céus. Amém.
Juntam-se todas lá...

Um beijo grande.

Anónimo disse...

Isto é um blog de esquerda ou uma ópera bufa?

Anónimo disse...

Bom texto, Fernando Samuel. Qualquer dia, ainda dizem que a exploração é uma necessidade, que a escravidão não faz mal e que a prostituição é uma forma de prazer.
Para o anónimo das 20:53 que faz parte dos chamados "idiotas profundos", a estupidez não tem limites, assim como o artigo da senhora Catarina Carvalho. Os dois ficam bem um para o outro.

(Jorge)

Anónimo disse...

Eu sou o idiota profundo e os apoiantes do revisionismo são os idiotas úteis do capitalismo.

José Rodrigues disse...

À entrada do campo de concentração nazi de Auschwitz estava uma placa que dizia:"o trabalho liberta".Por este andar a D.Fúfia Carvalho ainda a coloca à porta do serviço onde é lacaia...

Abraço

samuel disse...

Anónimo (22:38):

Pena foi terem acabado com o "revisionismo" nos autocarros e nos eléctricos... o barulhinho do alicate a fazer os furos nos bilhetes era tão giro... mais ou menos no tempo em que essas frases patetas estavam na moda...

O Puma disse...

Há casos que se repetem

GR disse...

Por mim esta fulana morre à fome, deixei de comprar pasquins e há muito o nojento JN.
Só não aceito que tenha um nome tão bonito e simbólico.
Com dotes tão altos na profissão e a ambição de chegar à perfeição, bem que se poderia chamar; Bruna Surfistinha ou Belle de Jour ou até Annie Sprinkle, assenta-lhe melhor!

Quem não respeita os trabalhadores e as Lutas, não pode ser respeitada.

Bjs,

GR

Antuã disse...

Esta Catarina do Carvalho ainda vai acabar como vidente como já aconteceu a vedetas da mediocridade.

do Zambujal disse...

A espuma suja dos/estes dias.
Mas, por debaixo dela, no que é profundo, há vida a mexer (e idiotas a virem ao de cima...).
Apanhaste a senhora directora executiva muito bem, então aquela confissão de ter contestado as propinas é mesmo assassina.

Um abraço amigo

Anónimo disse...

Mas sobre o milhão de euros que Mourinho "ganhou" com o anúncio do BCP à custa da agiotagem dos banqueiros, vcs não se pronunciam para não abrirem os olhos aos aficionados da cultura embrutecedora do futebol e que é um poderoso instrumento de alienação ao serviço do capital.
Porque será?

Anónimo disse...

eu apoio esta gaja. O emprego é um dever... para um estado de direito.
Por outras palavras temos o direito de exigir ao estado as condições para o pleno emprego.
Sobre as propinas: será que foi uma das pessoas que levou cacetadas da policia? ou será daquelas que estava lá só para se poder baldar?
Sobre a ambição de chegar à perfeição: cada macaco no seu galho. Se mourinho é bom naquilo que faz, tambem os deolinda o são.
A geração deolinda não é só feita de uma faixa etária, mas sim de várias. E se o conteudo não agrada a todos(mourinho tb não é consensual), temos pena...pois nada é universal.
Enfim, ele há com cada uma!!!
abraço de um vale a ver mourinho ao som de deolinda.

Anónimo disse...

Aqui está um canalha de joelhos perante o capitalismo que defende sem pudor a exploração do homem pelo homem. Marx dizia, com razão, que o operário ou é revolucionário ou não é nada. Este pequeno burguês onde não tem onde caír morto é um excremento que se esvai no esgoto cagado pela merda do Mourinho quando defeca as suas mal cheirosas fezes. Bom proveito. pela merda que come, a este comentador.

Anónimo disse...

Fernando
O coirão da jornalista já foi aqui corrida com todos os epítetos que eu também diria pelo que mais nada me apraz dizer a não ser que infelizmente não é só ela que vomita mer.. dessa e com mais visão pois estão na televisão.
Vitor sarilhos

Alzira disse...

Se pessoas como o Sr Mourinho que chegam a qualquer País e não discutem trabalho mas sim os milhões que irão engrossar a sua conta bancária,
Se pessoas como Sra executiva de revistas lhes faz tanto mal os demais comuns mortais reclamarem por emprego , estabilidade, justiça social, é porque a canção da Deolinda mexe.