POEMA

ADEUS


Fiquem em paz, meus amigos,
fiquem em paz
Eu vou partir
convosco no coração
e a minha luta na cabeça.
Fiquem em paz,
amigos meus,
fiquem em paz.
Não quero ver-vos na praia
alinhados como aves num postal.
Não quero os vossos lenços a acenar, não, isso não.
Vejo-me inteiro nos olhos dos meus amigos.
Ó meus amigos
meus irmãos de luta
meus companheiros de trabalho
adeus sem uma palavra.

As noites vão fechar o ferrolho da porta
Os anos vão criar teias de aranha nas janelas
e eu cantarei na prisão a minha canção de combate.
Tornaremos a ver-nos, amigos, tornaremos a ver-nos.

Juntos, sorrindo, olharemos o sol
bater-nos-emos lado a lado.
Ó meus amigos
meus irmãos de luta
meus companheiros de trabalho
Adeus.


Nazim Hikmet

4 comentários:

Graciete Rietsch disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Graciete Rietsch disse...

Companheiros presos ou mesmo mortos
são exemplos que não desaparecem.
Continuam na luta ao lado dos que não desistem.

Um beijo.

Maria disse...

Que adeus tão forte e tão cheio de... futuro!

Um beijo grande.

Justine disse...

As lições de coragem que todos precisamos!