POEMA

PARA VÓS O MEU CANTO...


Para vós o meu canto, companheiros da vida!
Vós, que tendes os olhos profundos e abertos,
vós, para quem não existe batalha perdida,
nem desmedida amargura,
nem aridez nos desertos;
vós que modificais um leito dum rio;

- nos dias difíceis sem literatura,
penso em vós: e confio;
penso em mim e confio;

- para vós os meus versos, companheiros da vida!

Se canto os búzios, que falam dos clamores,
das pragas imensas lançadas ao mar
e da fome dos pescadores,
- penso em vós, companheiros,
que trazeis outros búzios para cantar...

Acuso as falas e os gestos inúteis;
aponto as ruas tristes da cidade
e crivo de bocejos as meninas fúteis...

Mas penso em vós e creio em vós, irmãos,
que trazeis ruas com outra claridade
e outro calor no apertar das mãos.

E vou convosco. - Definido e preciso,
erguido ao alto como um grito de guerra,
à espera do Dia do Juízo...

Que o Dia do Juízo
não é no céu... é na Terra!


Sidónio Muralha

5 comentários:

Graciete Rietsch disse...

Sobre este maravilhoso poema,ou não fosse de Sidónio Muralha,apenas sei dizer que também quero seguir sempre lado a lado com os corajosos lutadores pelo nosso ideal.A minha contribuição é pequena mas os ideais, esses trago-os profundamente entranhados no meu pensamento e no meu coração.

Um beijo.

Maria disse...

Um verdadeiro Hino!
Como eu gosto do Sidónio Muralha...

Um beijo grande.

samuel disse...

E esse dia chegará... "mas quando nos julgarem bem seguros, cercados de bastões e fortalezas..."

Abraço.

Justine disse...

O poeta é um sábio!

Fernando Samuel disse...

Graciete Rietsch: a contribuição de cada um de nós só é pequena se não contribuirmos de acordo com as nossas possibilidades em cada momento...
Um beijo.

Maria: eu também gosto dele há muito tempo.
Um beijo grande.

samuel: «e chegará o dia das surpresas»...
Um abraço.

Justine: um sábio solidário...
Um beijo.