UM POEMA

IRENE NO CÉU


Irene preta
Irene boa
Irene sempre de bom humor.

Imagino Irene entrando no céu:
- Licença, meu branco!
E São Pedro bonachão:
- Entra, Irene. Você não precisa pedir licença.


Manuel Bandeira

6 comentários:

samuel disse...

Reler esta pérola de Manuel Bandeira foi recompensa mais que suficiente por me ter deslocado à vossa casa para agradecer a visita que o Fernando-não-sei-quantos, Samuel?! (há cada nome...) fez à minha.
Ah, e ficarei cliente do vosso blog. Gostei e vou "cololocá-lo na lapela" do meu Cantigueiro.
Abraço.

Esquerda Comunista disse...

O Bloco de Esquerda admite in

http://www.esquerda.net/media/BE_Lx071031.pdf

o despedimento colectivo na CML que sempre jurou que não aconteceria...

Três semanas após se ter congratulado com "A importante conquista dos trabalhadores avençados da CML” segundo a qual nenhum nenhum trabalhador precário seria despedido mas, antes pelo contrário, admitido ao quadro de pessoal da CML por graça e obra da acção política do Zé e do grande acordo de coligação assinado com o PS para governarem a câmara a meias... O Bloco de Esquerda vem agora insurgir-se contra os despedimentos que efectivamente estão a decorrer!

Francisco Louçã JUROU num plenário de militantes do Bloco que não haveria despedimentos! Inclusivé foi ao cúmulo de acusar de má fé e de ignorância aqueles militantes do BE que defendiam a perspectiva de que o acordo de "restruturação financeira" da CML iria implicar ataques aos trabalhadores da autarquia e ao povo de Lisboa. Das duas uma: ou o Francisco Louçã mentiu com todos os dentes que tem mais alguns já careados ou não passa do "idiota útil" nas mãos do Costa e do PS.

Uma coisa é certa: nos últimos 2 meses o Bloco outra coisa não tem feito senão desmobilizar, confundir e iludir os trabalhadores precários da CML com promessas ocas e truques de propaganda rasteiros e agora vem "solidarizar-se" com eles...

Querem ser solidários? Rompam o acordo PS/BE!

O mesmo Bloco de Esquerda que acusou as estruturas sindicais de demagogia e de serem "correias de transmissão do PCP" vem agora, fingir-se de "virgem ofendida", exigir e protestar, contras as medidas da CML em cujo governo participa... como senão participasse nele!

Os dirigentes do Bloco de Esquerda que firmaram o acordo de coligação com o PS para governar Lisboa são cumplices morais, sócios menores, mas co-responsáveis por todos e cada um dos despedimentos de trabalhadores precários que já sucederam, estão a acontecer e que vão prosseguir.

É altura de romper o acordo, ou será que as ambições políticas de Sá Fernandes valem mais do que 1000 trabalahdores precários? Ao manterem a coligação PS/BE estão a caucionar politicamente uma vereação que ataca os trabalhadores da CML e o povo de Lisboa. Não julguem que ficarão impunes!

Rui Faustino
militante 2800 do BE
sócio 10511 do STML

trabalhador precário da CML há 7 anos e uma das possíveis vítimas da "maravilhosa" coligação PS/BE

Maria disse...

Acho que há muito tempo tinha passado por aqui.
Voltei agora, para agradecer a passagem do Fernando Samuel pelo meu canto, e fiquei agradavelmente surpreendida...
Vou linkar o Cravo de Abril....

Bom feriado, bom fim-de-semana comprido se for caso disso...

GR disse...

Lindíssimo!
Quem dera que todas as Irenes do mundo, fossem assim respeitadas pelo branco bonachão!

Este este excelente blog, reconforta!

GR

João Filipe Rodrigues disse...

Samuel,

O Cantigueiro acabou de fazer parte dos nossos cravos semeados.

Abraço fraterno.

Anónimo disse...

Na verdade este poema também pode ser lido de outra forma, mostrando um certo racismo. Veja que a expressão "negro de alma branca" cabe aqui. E isso é racismo!
porque somente Irene boa e sempre d ebom humor? para ser aceito temos que ser assim? bons e de bom humor? mas não é normal o ser humano ter os dois lados? somos bons e ruins! temos bom humor, mas também mau humor! vale a pena ler o poema de Marcio Barbosa... o que não dizia o poeminha de Manuel. Não estou querendo dizer que HÁ racismo no poema de Bandeira, mas que ele pode ser lido de duas formas bem diferentes... uma como homenagem e outra como submissão.
Susan Blum susanpessoa@yahoo.com.br