O QUE É E PARA QUE SERVE O TPI

O Tribunal Penal Internacional (TPI) concluíu que «existem fundamentos razoáveis para acusar Kadhafi por crimes contra a humanidade» - e passou o respectivo mandado de captura.
Trata-se de uma conclusão da qual podemos dizer, como se diz da pescada, que antes de ser já o era...
Estou certo de que ninguém, no planeta, esperava outra coisa, sabendo-se o que é e para que serve o TPI e o que são e para que servem os «juízes» que o compõem, a começar pelo seu procurador-geral, Luís Moreno-Ocampo.

A conclusão do TPI foi saudada pelos «rebeldes» que - cada vez mais mercenários - «a festejaram em Bengazi, disparando para o ar», todos satisfeitos.
Resta saber, agora, «quem executa o mandado de captura» - isto é, quem prende o Kadhafi e o entrega aos «juízes»do TPI - também eles cada vez mais mercenários.

Esse parece ser, aliás, o grande problema que se coloca.
Senão vejamos: infelizmente para o TPI, os «rebeldes» dizem não ter condições para executar a tarefa: festejar com disparos para o ar, sim senhor, nisso são bons;
disparar para o ar e festejar as bombas com que a NATO «protege os civis», matando-os, sim, senhor, isso também é com eles;
festejar, com disparos para o ar, as declarações do Obama sobre a necessidade de mais e mais bombas, isso então nem se fala;
- mas prender Kadhafi é um pouco mais complicado... é coisa que não se consegue com aquilo que é a especialidade dos «rebeldes»: festejar, disparando para o ar...

Por seu lado, os especialistas, comentadores & analistas - obviamente mercenários - dizem que assim não vamos lá...
Com isso querem dizer que as bombas de urânio empobrecido e o impedimento da entrada de víveres e medicamentos, por muitos civis que matem - esfacelados, à fome ou por falta de tratamento - não são suficientes para que o mandado de captura seja executado.
Resta então, dizem, a solução final: a invasão da Líbia: cidade a cidade, aldeia a aldeia, rua a rua, casa a casa... até chegarem à casa de Kadhafi.
Aí chegados, entregam-lhe em mão própria o mandado e entregam-no aos gulosos «juízes» do TPI - que o julgarão e condenarão a uma pena que foi decidida no dia em que Obama decidiu que Kadhafi deveria ser preso por crimes contra a humanidade, entregue ao Tribunal Penal Internacional, julgado e condenado.

Isto é o que está previsto - e como se vê está tudo previsto...
O futuro dirá se o previsto se confirma.
Ou não.

11 comentários:

Anónimo disse...

A isto se chama uma análise sustentada no saber empírico e com a ingenuidade ou a estupidez que é própria de quem tem apenas o conhecimento adquirido nos manuais da escola revisionista.
Comentar um "magister dixit" deste tipo é, de facto, uma perda de tempo.
Miguel U. Rodrigues, e outros da brigada do reumático revisionista diriam o mesmo.

Graciete Rietsch disse...

Obama decidiu, está decidido! Os acontecimentos assim o têm demonstrado.

Um beijo.

Maria disse...

Mais um excelente post, desmontando as 'fragilidades' dos fortes 'rebeldes' obamianos que só sabem festejar disparando para o ar...
Vamos ver se o futuro próximo confirma o que está previsto.

Um beio grande.

José Rodrigues disse...

O anónimo das 17:54 deve ser um revolucionário do catano. Cheira-me a reMOSSADo...continuo a não entender para quê e quem serve a ONU.São crimes sem desculpa.A matilha de cá NATObalmente bate palmas!Cumpra-se a CRP!

Abraço

Anónimo disse...

A primeira mensagem só pode vir de dois lados: Ou António M. P. do Blog medíocre "Cuidado: Contém palavras"; ou do maluco e cromo da «Chispa!»
Sobre o primeiro, posso dizer que aceita o ataque à Líbia e é defensor de Obama (como também ataca Cuba no seu blog).
Em relação ao segundo caso, já o conhecemos.

samuel disse...

Estes casos de cobardia atrevida como a deste anónimo das 17:54, são doentios... deviam ser matéria de (ainda mais) estudo. :-)))

samuel disse...

O império inventa sempre uns "aliados" que têm tudo o que é preciso para, em minutos, serem transformados em bandidos.
No meio de tudo isto, entre a insanidade de Kadafi e a agressão do império... vai pagando o povo líbio.

Abraço.

Antuã disse...

É o tribunal do Santo Ofício.

Eduardo Miguel Pereira disse...

Última hora :

O TPI ordenou a captura do anónimo das 17:54, alegando para o efeito que o mesmo cometeu graves atropelos à inteligência bloguística que costuma povoar o "cravodeabril".

Parece, no entanto, que a dificuldade do paradeiro não se põe, uma vez que, apesar de não se saber qual a sua morada, o mesmo é visto todas as noites a pavonear-se pela zona do Conde Redondo.

Anónimo disse...

Cheira-me ao camarada Durão Barroso, o anónimo das 17:34.O néscio nunca deve ter lido o Miguel Urbano rodrigues,uma pessoa altamente consciente do que é a Humanidade e do seu lugar no mundo.
Anónimo obtuso,um ganda abraço ao dias loureiro,ao gajo da Maçonaria do BPN,oops!SLN,ao oliveira costa,aos isaltinos,e outros gandas democratas do c*2#$%&/.
Anónimo,não há anónimos na internet...

Fernando Samuel disse...

Graciete Rietsch: ele é o CHEFE!...
Um beijo.

Maria: a tendência parece ser a de tudo se agravar no futuro imediato.
Um beijo grande.

José Rodrigues:a ONU, hoje, é um pau mandado dos EUA.
Um abraço.

samuel: essa é que é essa.
Um abraço.

Antuã: lá semelhanças tem..
Um abraço.

Eduardo Miguel Pereira: um abraço!