CONTO

DISCUSSÃO


- Desconfio que a democracia não resulta. Juntam-se astronautas, bodes, camponeses, galinhas, matemáticos e virgens loucas e dão-se a todos os mesmos direitos. Isso parece-me um erro cósmico. Desculpa.

Desculpei mas fiquei ofendido. Que a democracia era aquilo mesmo, e ainda com conversa fiada como brinde, isso sabia eu. Que mo viessem dizer, era outra coisa.
Fiquei ainda mais ofendido, até porque não gosto de erros cósmicos.
Acho um snobismo.

- Eu sou democrata - rugi entre dentes, como resposta - Tenho amigos no exílio, todos democráticos. Foram para lá por serem democráticos. É um sacrifício que poucos fazem, ir para o exílio e ser professor universitário exilado e democrático.
Eras capaz de fazer isso?

- Não sou democrático.

Não havia resposta a dar, nenhuma. Ele não era democrático, não sabia de democracia.
Eu sim, sou democrático, até já quis ir à América, que me afirmaram que lá é que é a democracia.

Recusaram-me o visto no passaporte, disseram que eu era comunista!
Viram isto?


Mário Henrique Leiria
(in Contos do Gin Tónico)

2 comentários:

Anónimo disse...

Comunistas no país das "liberdades"?!... Nem pensar!... A democra-cia não o permite.

Fernando Samuel disse...

antuã: o conceito de democra-cia é bem claro nessa, e noutras, matérias.
Abraço.