O Analfabeto Político

O Analfabeto Político
Bertolt Brecht


O pior analfabeto é o analfabeto político. Ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas.

O analfabeto político é tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política. Não sabe o imbecil que, da sua ignorância política, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que é o político vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.




3 comentários:

Anónimo disse...

A maioria dos patrões só quer ter ao seu serviço trabalhadores que não se interessem pela política.
Porque será?????
Será por serem democratas????
Porque gostam de marionetas????
Ou será que são exploradores????
José Manangão

Anónimo disse...

Nada que faça os trabalhadores questionarem a sua situação é bem visto, o preferível é o come e cala tão típico da realidade que se vive, quanto menos sentidos os trabalhadores utilizarem melhor, ser cego, surdo e mudo é o que está na berra, não vá o patrão ouvir qualquer coisa que não convém, pois é ele o responsável pelo pão que se põe na mesa, só o pão, porque o chouriço é muito caro e o dinheiro não chega para tudo. Está num pedestal e o melhor é não reivindicar, senão ele desce e corre tudo a cacete.
É a cultura do medo, o conformismo crescente, que faz dos explorados, as tais marionetas que referiste, José, e que os exploradores tanto adoram manipular. É uma vergonha os lucros que fazem com o trabalho alheio, e não chega, querem mais e mais, e as marionetas, cortam-se-lhes as cordas porque quando estão estáticas são tão bem comportadas, quiçá um prémio de mérito por este feito. Isto está mau, mas "só" para uma larga maioria, os tolos. A política não é demagogia quando devidamente fundamentada e quando assenta em valores bem enraizados, e a prova está nos 86 anos de luta pelos direitos dos trabalhadores. E sempre a rumar para o mesmo lado.
Ana Maria Teixeira

GR disse...

Bertolt Brecht é, o intelectual mais “completo” que li (até hoje)!
Um seu poema, ensaio, uma simples citação é, uma análise profunda da situação politica.
As suas palavras estão sempre actuais, mesmo 51 anos após o seu falecimento.

GR